Novas tecnologias surgem com o tempo, o que contribui para que diferentes setores possam crescer e se desenvolver. A logística 4.0, por exemplo, se refere a uma expressão que representa justamente uma nova fase da logística, mais conectada, com maior efetividade em suas operações e com oportunidades para que as pessoas sejam mais produtivas.
O termo surgiu como um reflexo direto da quarta revolução industrial, período que também alavancou a era dos dados. Independentemente do setor, a empresa que não usa informações concretas sobre a realidade de seu negócio para as decisões, certamente fica para trás. Nesse sentido, tecnologias como Big Data e IoT ganham destaque.
Neste material, a gente explica do que se trata a logística 4.0, quais são os seus diferenciais e como se preparar para esse momento. Confira!
O que é logística 4.0?
Ao longo dos anos, a logística acompanhou o crescimento e o desenvolvimento da indústria. Na primeira revolução industrial, por exemplo, foram introduzidas nas fábricas a máquina a vapor, o que contribuiu para dar início ao processo de industrialização como um todo. Na segunda revolução, houve uma mecanização mais efetiva, com o avanço da indústria do aço, na elétrica, na química, além dos meios de comunicação.
Na terceira revolução industrial podemos perceber os primeiros sinais de que a Internet transformaria o setor, com o início de ideias sobre robótica e demais inovações que, de fato, transformariam rotinas e demandas. Foi justamente nesse período que foram desenvolvidos sistemas que tinham como intuito gerenciar atividades logísticas, de modo que algumas das principais etapas fossem automatizadas.
Já a quarta revolução industrial está relacionada a mudanças mais significativas do mercado. A logística, assim como nas revoluções anteriores, também é impactada pelas mudanças. Exemplo: antes, era comum que as empresas e os demais negócios mantivessem grandes estoques em seus armazéns, o que correria risco de perdas devido ao prazo de validade. Hoje, por meio de dados, há a oportunidade de realizar a previsão da demanda, o que contribui para que a gestão como um todo seja mais inteligente.
Quais são as tecnologias envolvidas na logística 4.0?
Entre as tecnologias envolvidas na logística 4.0 que merecem destaque, podemos mencionar:
- IoT, Internet das Cosias — esse tipo de tecnologia tem como objetivo viabilizar as trocas de informações em tempo real;
- fábrica inteligente — na logística 4.0, há a oportunidade de integrar demandas e levar aos negócios a flexibilidade para respostas rápidas;
- Big Data — como afirmamos, existe a necessidade de fazer uma análise de dados eficiente para as tomadas de decisão. Contudo, muitas vezes, esse volume é muito alto, o que torna necessário contar com ferramentas que façam a coleta e o tratamento desses dados;
- automação — logística 4.0 também se refere à automação de processos, que contribui para trazer mais competitividade ao negócio e para que as pessoas de uma empresa possam exercer trabalhos menos manuais e mais estratégicos.
Quais os benefícios da logística 4.0?
A seguir, selecionamos alguns dos principais benefícios que a logística 4.0 trouxe para o mercado de forma geral. Entenda!
Análise de dados mais efetiva
Novamente, mencionamos a análise de dados para estratégias mais efetivas. Esse é um dos principais ganhos da logística 4.0, uma vez que contribuiu para que as empresas de diferentes segmentos pudessem usar de mais ciência e de menos achismos em suas decisões.
No que diz respeito à logística em si, há a possibilidade de controlar o estoque com menos perdas, de entender o tempo de carregamento e distribuição de cargas, de analisar qual é a modalidade de transporte mais efetiva, entre outras atividades que impactam diretamente o resultado como um todo.
Contudo, os ganhos só serão observados se houver, de fato, uma análise dessas informações. Caso contrário, você terá apenas um diagnóstico sobre a produção, sem alterar em nada os ponteiros que refletem os resultados.
Queda nos custos
Reduzir custos, sem que isso afete a qualidade dos produtos oferecidos, é um dos grandes desafios. Como a logística 4.0 contribui para a análise de dados nas decisões, elas serão cada vez mais efetivas e certeiras, de modo que haja redução de erros no negócio e, consequentemente, menos retrabalho e perdas.
Além disso, a possibilidade de automatizar diferentes processos contribui para que as demandas sejam concluídas em um tempo menor, o que permite as pessoas focarem em informações e atividades que, de fato, fazem a diferença na empresa.
Visão amplificada da cadeia logística
Há, ainda, a visão amplificada da cadeia logística, desde as operações de intralogística até as entregas dos produtos ao consumidor final. Esse é um diferencial que possibilita a análise de como os processos ocorrem e como é possível implementar melhorias, visando sempre os bons resultados de sua propriedade.
Como se preparar para a logística 4.0?
Agora que você já sabe do que se trata a logística 4.0 e seus diferenciais, chegou o momento de sabermos como é possível se preparar para esse momento. Para isso, alguns cuidados podem ser implementados:
- mapeie e revise seus processos de trabalho, de modo a identificar quais são as principais etapas que necessitam de melhorias;
- invista na comunicação em diferentes setores da logística, de modo que haja mais facilidade para informar sobre qualquer pendência ou ocorrência;
- implemente ferramentas que sejam direcionadas especificamente para a logística no agronegócio;
- use a mobilidade como um diferencial para a sua empresa, entre outros.
Contar com um bom planejamento e entender quais são as particularidades de seu negócio é um ótimo início para implementar a logística 4.0. Assim, há a oportunidade de usufruir de todos os diferenciais apresentados.
Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre o que é a logística 4.0, seus diferenciais e dicas para implementar. Para que tudo isso ocorra da forma mais efetiva, também é indicado que a gestão sempre busque por capacitação, contribuindo para conhecer as tendências do mercado e, consequentemente, aplicando aquelas que mais se adéquam à realidade do negócio.
O uso de produtos certos também influencia bastante nessa implementação, especialmente quando se trata da logística no agronegócio. Se você deseja conhecer alguns deles, continue no canal e conheça a O site Agro Sansuy!