Voltar para a página inicial

Aprenda agora como superar os desafios da armazenagem logística

Modificado em: maio 31, 2023

A armazenagem logística é tão importante quanto desafiadora. Afinal de contas, a manutenção de mercadorias em locais capazes de garantir sua preservação em bom estado representa uma das principais preocupações de quem trabalha no segmento.

Não é à toa: as operações corporativas dependem diretamente de um serviço de estoque de alto nível, afetando muito a lucratividade do negócio a curto, médio e longo prazo. A equipe de vendas precisa ter acesso fácil ao setor de armazenagem, pois a agilidade na entrega conta bastante a favor da marca sob a ótica do cliente.

Fazer com que os itens cheguem nas condições desejadas ao destino também é tarefa da área de armazenamento, por exemplo. Tantas questões relevantes dentro do assunto são os elementos responsáveis por decidirmos criar este texto, com dicas para superar os obstáculos rotineiros da armazenagem logística. Continue conosco e boa leitura!

Quais são os principais desafios da armazenagem logística?

Antes de qualquer coisa, vamos passar a limpo as pautas mais comuns nesse setor durante o dia a dia, que demandam conhecimento e experiência para evitar problemas. Confira a seguir.

Conservação dos itens

Prezar pelo bom estado dos produtos, conforme salientamos anteriormente, é peça-chave nas operações de armazenamento. Independentemente do tipo de mercadoria, ela deve estar sempre íntegra e bem-conservada. A equipe responsável precisa prestar bastante atenção nas datas de validade de coisas perecíveis, se for o caso, considerando sempre as especificidades de cada produto. O lema é evitar danos, contaminações ou qualquer problema capaz de desvalorizá-lo.

Controle de estoque

Organização é palavra-chave quando falamos de armazenamento logístico. Essa qualidade desempenha papel vital para toda empresa, facilitando a administração como um todo e otimizando processos em diversos setores.

Para planejar as compras da maneira mais assertivas possível, reduzindo o risco de exageros ou de falta de estoque, o espaço é muito importante. Ao dispor de uma área satisfatória e compatível às necessidades da corporação, uma quantidade maior de mercadorias consegue ser alocada em segurança.

Separação dos produtos

Se não há organização e planejamento das operações de entrada, saída e localização dos itens, os chamados retrabalhados começam a ficar muito mais frequentes do que deveriam. E isso causa problemas em efeito dominó para o setor de estoque. Ao separar mercadorias, portanto, a equipe de armazenagem logística pode usar ferramentas modernas para minimizar enganos. De quebra, caem gastos desnecessários com devoluções e repetição de entregas, elevando a eficiência e, por consequência, o lucro.

Redução de gastos

O quarto e último desafio de armazenamento listado por aqui é um resultado direto dos outros três. Afinal de contas, ao manter a preservação dos produtos, controlar o estoque e separar tudo adequadamente, os custos diminuem. A operação não apenas fica mais barata, mas também ganha qualidade e estimula a lucratividade dos processos organizacionais em geral. Aplicando metodologias comprovadamente eficazes com um time capacitado, a marca só tem a ganhar.

Como superá-los e ganhar eficiência?

Obstáculos existem para serem superados. Por isso, continue a leitura e veja as dicas que separamos, visando à otimização de todas as operações logísticas.

Treine a equipe

A tecnologia tem disponibilizado uma gama cada vez maior de alternativas de automação no universo corporativo. Mesmo assim, uma equipe qualificada é insubstituível e precisa estar devidamente adaptada aos processos. Ofertando treinamentos periódicos aos membros responsáveis pela armazenagem, a empresa garante eficiência a partir da atualização de ideias e práticas.

Otimize os espaços

Visando à preservação dos itens estocados, o setor de armazenamento deve abrir o olho com relação a alguns fatores bem relevantes a respeito do tema. Dentro do ambiente onde as mercadorias estão, é fundamental verificar constantemente exposição solar, temperatura, inflamabilidade, toxicidade e perecibilidade, por exemplo.

Promovendo checagens frequentes, a equipe consegue otimizar o espaço para evitar que os produtos fiquem mal localizados, expostos a perigos, como os já citados. Iluminação adicional, equipamentos, segurança e layout também exigem muita atenção no ambiente.

Documente cada processo

Quando abordamos os principais desafios da armazenagem logística, o controle de estoque figurava na lista. Pois então: para evitar desperdícios e manter tudo em ordem, incluindo entradas, saídas e transferências, a documentação de registros é essencial.

Ao adicionar esse hábito, o setor de armazenamento identifica rapidamente motivos de possíveis falhas, reduzindo as chances de que ocorram novamente. Um inventário de estoque, dando luz a perdas ou danos conhecidos ou de motivo ainda não descoberto, representa outra medida interessante.

Vale a pena investir no desenvolvimento de um mapa, esclarecendo cada uma das etapas pelas quais uma mercadoria passa durante o processo de estoque. Essa padronização é outra ação capaz de adicionar eficiência e velocidade à logística.

Forme parcerias estratégias

Nem tudo está sob o controle da empresa, infelizmente. É por isso que, antes de firmar parcerias de negócio com fornecedores, a análise criteriosa dos métodos da marca candidata deve figurar no topo da lista de prioridades.

Para eliminar riscos de atraso na entrega e danificação de itens, a comunicação consiste em uma das palavras-chave desde o início das conversas. Os objetivos da companhia precisam ser colocados de maneira clara diante do parceiro, esclarecendo o máximo possível a respeito da cadeia logística.

A valorização do fornecedor também é muito relevante. Daí a necessidade de buscar formas de incrementar o elo de parceria. Zelar pela manutenção da cordialidade nos negócios ajuda os dois lados a se entenderem, qualificando os serviços e gerando lucros.

Use a tecnologia

Hoje em dia, há uma série de plataformas modernas capazes de auxiliar bastante no controle de recursos logísticos. Realizando esse investimento, que também demanda uma boa pesquisa antes da escolha da opção adequada, a empresa agiliza processos e facilita o trabalho da equipe.

A identificação de erros e gargalos entra em cena novamente. Afinal de contas, a minimização de falhas sempre faz parte dos principais desafios da armazenagem logística. O gerenciamento de protocolos com a ajuda da tecnologia entrega ótimos resultados quando é bem instaurado na rotina corporativa.

Vale lembrar-se — outra vez, é verdade — da função do treinamento da equipe nesse aspecto. Essa é mais uma prova de que todas as nossas sugestões do post estão interligadas, exemplificando o caráter coletivo do trabalho de armazenamento em uma organização.

Não dar o devido valor a boas práticas de armazenagem logístico pode causar sérios riscos ao funcionamento de empresas que dependem desse setor. Existem problemas bem comuns originados por essa falha, como atraso em entregas, insatisfação de clientes, rombos financeiros pela perda de itens, falta de insumos destinados à própria produção etc.

É fundamental, portanto, buscar as alternativas certas para mitigar contratempos e seguir na direção do sucesso. Procure por empresas confiáveis e experientes no mercado, pois conferimos no post que cada passo da armazenagem logística merece cuidados específicos objetivando o bem maior.

Quer continuar consumindo informações úteis sobre o assunto? Então aproveite a visita ao blog e entenda como galpões de lona auxiliam na armazenagem e logística!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    vinilona_cinza_20_2_1

    Materiais Gratuitos