A armazenagem logística é um processo importante para as empresas, visando garantir a otimização da rotina, aumento da produtividade e eficiência operacional. Nesse sentido, é importante considerar os tipos existentes, suas etapas e como implementá-los para aproveitar todos os benefícios que ela proporciona.
Pensando nisso, elaboramos este material para que você compreenda do que se trata a armazenagem logística, quais são seus diferenciais e como é o processo de implantação. Continue a leitura para entender tudo sobre esse tema!
O que é armazenagem logística?
Em um processo logístico, existe a necessidade de contar com diferentes etapas para que haja uma gestão adequada de recebimento e entrega de produtos.
Quando nos referimos ao processo de distribuição, estamos falando de uma das etapas mais importantes, pois ela garante que os produtos sejam entregues dentro do prazo adequado e disponibiliza os itens sempre que demandados, mesmo em períodos sazonais em que as vendas aumentam repentinamente.
Outro ponto que se destaca na armazenagem logística é a maior organização dos setores. Com isso, há um aumento na produtividade de toda a área, permitindo que os produtos sejam encontrados rapidamente em diferentes etapas do processo, o que contribui para evitar perdas e desperdícios.
No setor, alguns produtos podem deixar de ser vendidos simplesmente porque não são localizados, o que impacta não apenas as vendas, mas também gera desperdício.
Qual é a importância da logística e armazenagem?
Ao explicar sobre o que é a armazenagem logística, mencionamos brevemente alguns dos diferenciais de usufruir deste tópico. A seguir, explicamos em mais detalhes a respeito da importância que ela traz para o setor e para a empresa como um todo. Confira!
Maximiza o espaço
O ideal é contar com profissionais capacitados em uma área como essa, pois isso proporciona a oportunidade de identificar os pontos de melhoria e os aspectos positivos que podem ser maximizados a partir da armazenagem em logística.
Dessa forma, é possível otimizar o espaço, tornando-o mais funcional. Ou seja, a mesma área poderá abranger um volume maior de produtos, pois será utilizada de forma mais consciente.
Acesso mais fácil aos produtos
Mencionamos o acesso facilitado às mercadorias. Essa estratégia impacta ainda na otimização do tempo e na motivação dos colaboradores. O tempo gasto em tarefas muito manuais e repetitivas tende a ser maior, o que permite que os funcionários se tornem mais estratégicos e compreendam melhor seu papel nos resultados da empresa. Naturalmente, essa situação contribui para a redução da rotatividade na equipe.
Suporte à tomada de decisão
Para otimizar processos, existe a necessidade de contar com ferramentas que naturalmente ofereçam dados e informações relevantes a respeito da empresa. Consequentemente, você terá mais suporte para tomar decisões mais embasadas e conseguir resultados realmente efetivos a partir das estratégias empregadas pela empresa.
Esse tipo de tática impacta até mesmo a conquista de novos investimentos, pois você terá argumentos embasados no momento de justificar as necessidades do time.
Tipos de armazenagem logística
Existem diferentes tipos de armazenagem logística. Na sequência, explicaremos quais são eles. Veja!
Por tamanho, peso e tipo
Como o próprio nome indica, a armazenagem logística por tamanho, peso e tipo ocorre quando os produtos são alocados de acordo com suas dimensões. Dessa forma, sempre que houver a necessidade de buscar um material, a pessoa que conhece bem os itens em estoque consegue identificá-lo rapidamente, pois tudo será separado em categorias bem definidas.
Esse tipo de estratégia garante um uso mais adequado do espaço. Por exemplo, itens de grandes dimensões podem ser colocados em gôndolas, enquanto produtos menores podem ser armazenados em prateleiras ou caixas.
Lote
Trata-se de um tipo de armazenagem logística muito comum na indústria alimentícia. Ao adquirir grandes quantidades de produtos, é fundamental respeitar o período de validade para atender às normas sanitárias, garantir a segurança dos clientes e evitar perdas financeiras para o negócio.
Sendo assim, produtos que foram comprados há mais tempo serão facilmente identificados, permitindo que a gestão desenvolva estratégias altamente funcionais para sua venda e garanta a saída dentro do prazo necessário.
Frequência
Esse tipo de armazenagem tem como principal intuito garantir mais facilidade para a entrega dos itens em uma empresa. Dessa forma, aqueles que têm mais demanda são identificados pelos profissionais de forma muito rápida, garantindo eficiência no momento de realizar a entrega.
Agrupamento
É comum que as pessoas confundam o tipo de armazenagem por agrupamento com o tipo de armazenagem por lotes, mas se tratam de assuntos distintos.
O primeiro se refere ao período de fabricação, conforme abordamos. Já no tipo por agrupamento, os itens serão alocados como uma espécie de cluster. Isto é, produtos parecidos ou da “mesma família” ficarão no mesmo espaço, o que impacta de forma positiva principalmente aqueles locais que realizam vendas cruzadas ou fazem combos de itens similares com desconto.
Quais os desafios da armazenagem logística e como superá-los?
É importante ainda ter o conhecimento dos desafios da armazenagem e logística com o intuito de traçar medidas práticas para superá-los. A seguir, a gente explica quais são eles. Confira!
Falta de espaço físico
O primeiro desafio é a falta de espaço físico para os produtos. Como vimos ao longo deste material, existem diversos tipos de armazenagem logística. No entanto, para que esses métodos sejam aplicados de forma eficiente, é necessário contar com um galpão que consiga armazenar todos os itens vendidos por uma empresa.
Esse problema normalmente ocorre quando a demanda aumenta de forma contínua, resultando na necessidade de adquirir mais insumos e produtos, o que demanda mais espaço. Existem algumas soluções nesse sentido, como a aquisição de galpões ou de espaços exclusivamente para o seu estoque.
Pouca mão de obra qualificada
Mão de obra qualificada não é um desafio apenas da armazenagem logística, como de qualquer área de uma empresa. Afinal, é preciso contar com profissionais qualificados para que as demandas sejam atendidas com eficácia e possibilitem o alcance de metas estratégicas por parte da empresa.
Ter uma boa gestão também deve ser uma prioridade. É ela que vai guiar o time para executar as atividades da forma correta, além de ser uma ponte entre profissionais de diferentes setores e a diretoria.
Falta de padronização
A padronização dos espaços é fundamental ao optar por um tipo específico de armazenagem logística. Se a empresa escolher, por exemplo, a armazenagem por lote, o ideal é que apenas esse método seja utilizado. Caso contrário, os colaboradores enfrentarão as mesmas dificuldades para localizar os produtos, o que significa que todos os benefícios apresentados ao longo deste material não serão aproveitados.
Outros desafios
Outros desafios que são identificados em um processo de armazenagem logística são:
- integração entre sistemas que não ocorre de forma adequada, o que impede a comunicação entre as áreas sobre os produtos e sobre o processo logístico;
- pouco controle sobre a segurança dos produtos armazenados;
- falta de flexibilidade para atender a demanda de clientes de diferentes setores;
- dificuldade de contratar ferramentas para otimizar os processos, entre outros.
Como é o processo de armazenagem logística?
A armazenagem logística funciona com algumas etapas pré-estabelecidas. Entenda quais são elas:
- entradas: independentemente de qual seja a área de atuação de uma empresa, o recebimento de mercadorias em diferentes transportes será a primeira das etapas. Caso haja fabricação própria, as mercadorias serão para que o time possa colocar a “mão na massa” e, caso seja de revenda, ela será imediatamente armazenada para ficar no espaço até que seja entregue para o cliente final quando a compra for feita;
- estoque: assim que a mercadoria chega, é preciso armazenar os produtos em condições adequadas e de fácil identificação. Porém, o estoque não é apenas o processo de armazenamento, incluindo também a garantia de que as informações de nota dos materiais estejam corretas;
- identificação: qualquer empresa deve conter um sistema para a gestão de estoque. É ele que vai garantir o entendimento sobre a quantidade de itens que tenha na empresa e sempre que houver a contratação desses materiais, eles possam ser facilmente identificados pelos colaboradores;
- fracionamento: trata-se de uma das etapas mais trabalhosas, pois ocorre quando as mercadorias precisam ser fracionadas em quantidades menores para revenda em diferentes quantidades.
Como usar a tecnologia na armazenagem logística?
A tecnologia na armazenagem logística tem o intuito principal de melhorar ainda mais os processos e de garantir a redução de erros. Com isso, de acordo com o tipo escolhido, entenda quais são as ferramentas existentes no mercado que melhor atendam às suas necessidades e que contam com funcionalidades que realmente farão sentido para o seu negócio. Além, claro, de capacitar profissionais para o seu uso.
E então, o que achou de entender mais detalhes sobre a armazenagem logística, seus usos e diferenciais? Como vimos ao longo deste material, esse é um dos itens indispensáveis no processo, pois impacta na durabilidade dos produtos e na eficiência do trabalho de sua equipe. Assim, as chances de alcançar os resultados pré-estabelecidos aumentam consideravelmente.
Quer continuar consumindo informações úteis sobre o assunto? Então aproveite a visita ao nosso blog e entenda como galpões de lona auxiliam na armazenagem e logística para ampliar os resultados da sua empresa.