Voltar para a página inicial

Não sabe como reduzir custos de armazenagem? Conheça 9 formas!

Modificado em: maio 31, 2023

Os custos de armazenagem estão entre os maiores gastos de uma empresa, independentemente do porte e do segmento de atuação no mercado. É um custo que merece atenção e deve ser considerado no planejamento e na gestão financeira de um negócio.

Nesse sentido, todo empreendedor ou gestor que deseja aperfeiçoar os resultados da empresa precisa considerar os custos de armazenagem — além de definir métodos e estratégias para reduzir os gastos sem comprometer a qualidade dos produtos e serviços.

Por ser um assunto extremamente importante para a saúde financeira e a receita da empresa, saber mais sobre ele é indispensável. Pensando nisso, neste post, confira 9 dicas incríveis para reduzir os custos de armazenagem no seu negócio com eficiência e contribuir para os resultados.

Composição e tipos de custo de armazenagem

Os custos de armazenagem compreendem todos os gastos para a estocagem de produtos até a saída para o cliente final. Ou seja, não apenas o custo para o estoque, mas também para movimentação, recebimento e expedição, de uma forma mais abrangente.

Sendo assim, são os custos relacionados com tarefas e setores imprescindíveis para um negócio, seja de pequeno, médio ou grande porte. Além de ter influência direta na gestão interna, no planejamento estratégico e na experiência dos clientes da empresa.

Basicamente, os custos de armazenagem são compostos pelos seguintes fatores:

Nesse contexto, as atividades e os processos que geram os custos de armazenagem devem ser bem gerenciadas, otimizando os gastos. Principalmente, para manter a eficiência e contribuir para preservar o planejamento financeiro, evitando prejuízos que comprometem o crescimento do negócio.

9 dicas para reduzir os custos de armazenagem

Como você pôde notar, os custos de armazenagem são abrangentes e não se limitam apenas às atividades de estoque. Dessa forma, para ter maior controle e atividades enxutas, é essencial priorizar esses setores, pois fazem grande diferença nos resultados financeiros.

Veja dicas para melhorar a sua gestão e reduzir os custos de armazenagem!

1. Diminua o tempo dos processos

A gestão do tempo é importante para qualquer processo e pode influenciar de forma intensa os custos operacionais de determinado setor. Por isso, faça um mapeamento das atividades e procure meios para reduzir o tempo gasto, evidentemente, sem comprometer a qualidade.

2. Revise o layout do armazém

A falta de organização do espaço físico do armazém é um dos fatores que comprometem o fluxo de trabalho, geram custos e perda de tempo. Sendo assim, organize móveis, prateleiras e outros fatores de forma estratégica e que favoreça operações ágeis.

3. Evite acumular itens desnecessários

Os itens acumulados no armazém ou no estoque causam sérios transtornos, comprometem os trabalhos e dificultam processos. É imprescindível fazer inventários e dar destino para os itens que não são necessários, para ter espaços mais organizados e livres de perdas.

4. Preveja a demanda

Outro fator relevante para o negócio é a previsão de demandas, que tem o objetivo de analisar dados e prever situações futuras para embasar decisões. Para isso, avalie o histórico de cada período, influências externas e planeje como serão as demandas, para se antecipar e evitar gastos desnecessários.

5. Reduza os níveis de estoque

Uma gestão de estoque eficiente mantém o mínimo possível de produtos, promovendo o equilíbrio entre a produção e o tempo de entrega ao cliente. Portanto, tenha atenção a esse fator e mantenha o estoque sempre enxuto, para evitar perdas e o aumento dos custos de armazenagem.

6. Acompanhe indicadores de desempenho

Ter decisões baseadas em dados é imprescindível para eliminar possibilidades de erros, além de facilitar a identificação e o aproveitamento de oportunidades. Para isso, acompanhar os indicadores de desempenho é essencial, pois eles auxiliam a reduzir os custos de forma precisa e eficaz.

7. Automatize os processos

A automatização de processos é uma estratégia inteligente para agilizar as tarefas, evitar erros humanos e reduzir significativamente os custos. Portanto, avalie alternativas para ter processos automatizados, bem controlados, livres de perda de tempo e recursos.

8. Conte com a tecnologia

A tecnologia proporciona benefícios importantes para as atividades profissionais e se tornou uma necessidade para o crescimento. Sendo assim, é uma grande aliada para reduzir os custos de armazenagem e promover tarefas precisas, seja em processos gerenciais ou operacionais.

9. Aposte em um galpão de lona

Uma das formas mais importantes para reduzir os custos de armazenagem é investir em estruturas inteligentes e modernas. Para tanto, o galpão de lona é a alternativa ideal, sendo aplicável em todos os tipos de negócios, oferecendo resistência e proteção para os produtos.

Ao usar um galpão de lona, você tem as seguintes possibilidades:

  • reduzir custos com a construção de galpões;
  • reduzir custos com reformas e adaptações;
  • reduzir o tempo para ter armazéns adequados;
  • eficiência e versatilidade;
  • adaptável em qualquer espaço;
  • ideal para armazenamento temporário e fixo;
  • possibilidade de personalizar o estoque.

Erros que devem ser evitados ao reduzir esses custos

Agora que entendeu como é possível reduzir os custos logísticos e ter tarefas mais eficientes, também é importante ter cuidado e evitar erros. Em outras palavras, é essencial focar em melhorias de uma maneira completa, para reduzir os gastos sem criar outros problemas.

Sendo assim, ao planejar as suas ações para melhorar as atividades e reduzir custos, tenha atenção e evite os seguintes erros:

  • volume excessivo e falta de controle do estoque;
  • falta de inventários periódicos;
  • espaços desorganizados e sujos;
  • uso inadequado de equipamentos;
  • falta de capacitação dos profissionais;
  • falta de procedimentos definidos;
  • falta de controle no uso de insumos;
  • má gestão do tempo.

Nesse sentido, a redução de custos de armazenagem é uma tarefa que exige um planejamento específico e a participação de todos os gestores. Pois, interfere em todas as atividades da empresa e a falta de uma gestão eficiente compromete desde tarefas internas, relação com fornecedores e até a satisfação dos clientes.

Como você pôde perceber, reduzir os custos de armazenagem é imprescindível para o crescimento sólido do negócio, em um mercado cada vez mais competitivo. Portanto, considere as dicas, reúna sua equipe e comece um planejamento para melhorar as tarefas e impulsionar os seus resultados.

Gostou do post? Se você deseja ler informações relevantes de um jeito agradável e intuitivo, curta a página da Sansuy no Facebook! Veja todas as novidades sobre diversos assuntos importantes para a sua vida profissional!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    vinilona_cinza_20_2_1

    Materiais Gratuitos