+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Tecnologia em logística: confira as principais

Modificado em: agosto 7, 2024

Tecnologia em logística é um assunto em alta nos dias de hoje. Afinal, o uso de inúmeras ferramentas no setor tem proporcionado uma transformação significativa nas operações das empresas, independentemente de seu tamanho ou área de atuação.

Hoje, gerir entregas ou armazéns sem o auxílio de algum sistema específico, ou solução tecnológica adequada, é simplesmente abrir mão das necessidades que o mercado impõe.

Em outras palavras, o setor logístico moderno requer, quase que obrigatoriamente, a implementação de diferentes tecnologias para atender às demandas dos consumidores, que, por sua vez, estão mais exigentes e antenados.

Portanto, se você quer saber mais sobre o tema “tecnologia em logística” e, claro, conhecer de perto algumas dessas ferramentas indispensáveis hoje, fique conosco até o final e tome nota das dicas que separamos a seguir. Boa leitura!

Qual a importância da tecnologia na logística?

De acordo com um estudo da McKinsey, a aplicação de ferramentas tecnológicas no setor de logística pode reduzir significativamente os custos operacionais. Para se ter uma ideia, essa redução pode chegar a 15% nos custos gerais com logística, 65% nos serviços e 35% na manutenção de estoque.

Esses números ressaltam a importância da tecnologia na logística e ilustram como ela pode impactar positivamente a rentabilidade e a eficiência de suas operações.

Para exemplificar melhor, vamos mostrar alguns fatores indiscutíveis a esse respeito.

Processos mais ágeis

Sistemas automatizados têm a capacidade de realizar tarefas complexas que, de outra maneira, exigiriam um esforço manual significativo. Exemplos disso incluem o rastreamento de estoque, a roteirização de entregas e a gestão de inventário.

Hoje, todas essas e muitas outras etapas de uma cadeia de suprimentos eficiente podem ser facilmente otimizadas a partir de diferentes tipos de tecnologia em logística.

Planejamento mais estratégico

Softwares de gestão também têm transformado o planejamento logístico em um processo mais estratégico e baseado em dados. Essas ferramentas permitem, por exemplo, que as empresas analisem grandes volumes de dados em tempo real, identifiquem padrões e tendências e tomem decisões fundamentadas.

Diminuição do custo operacional

A aplicação de tecnologia em logística também pode ser bem significativa na redução dos custos operacionais. Afinal, com a automatização de processos e otimização de recursos, as empresas podem reduzir desperdícios, minimizar erros e cortar gastos desnecessários.

É o caso, por exemplo, de sistemas de gestão de estoque, como WMS (Warehouse Management System), que possibilitam otimizar toda a cadeia de suprimentos de ponta a ponta, com o auxílio de ferramentas como coletores de dados, código de barras ou RFID.

Com isso, etapas que costumam gerar erros e gargalos quando feitas manualmente, como separação de pedidos (picking), controles de estoque (ex: por validade, número de lote, nome do fabricante etc.), entre outras, agora podem ser completamente automatizadas.

Redução de atrasos e gargalos nas entregas

Aproveitando o gancho acima, a tecnologia em logística também contribui para a redução de falhas e erros humanos, que podem impactar negativamente as operações logísticas. Como bem destacamos, alguns sistemas automatizados são menos propensos a erros, o que melhora a confiabilidade e a segurança das operações.

E isso vai muito além do que citamos no tópico anterior, podendo também influenciar outros fatores fundamentais na logística, como:

  • redução de atrasos nas entregas,
  • melhoria da confiabilidade do cliente, com operações mais ágeis;
  • mais qualidade no atendimento, desde entregas mais precisas até a possibilidade de rastreamento completo da operação.

Diferenciais competitivos

Já foi o tempo em que a logística era considerada um setor exclusivamente operacional dentro das empresas. Hoje, quando bem integrada a outras estratégias, ela pode se tornar um fator diferencial para o negócio e, inclusive, proporciona experiências únicas aos clientes. E claro, muitas vezes isso depende da implementação de novas tecnologias e da otimização de alguns processos.

Dessa forma, temos diversos exemplos já trabalhados atualmente no mercado, que antes parecia ser algo improvável de se colocar em prática, como serviços de same-day delivery, dropshipping e até mesmo entregas com drones.

Segurança

A segurança é outro aspecto a ser considerado em qualquer operação logística, e a tecnologia tem contribuído significativamente para garantir a integridade dos processos e a proteção dos envolvidos.

Por exemplo, com ferramentas tecnológicas específicas, é possível monitorar entregas de ponta a ponta, bloquear caminhões que “fujam” da rota original, controlar consumo de combustível por meio de dispositivos etc.

Uso de Inteligência Artificial

Assim como em outras áreas, a Inteligência Artificial (IA) também se tornou uma ferramenta indispensável no setor de logística. Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa da IBM, 41% das empresas brasileiras já utilizam algum tipo de IA. No contexto da logística, a IA é aplicada de várias maneiras:

  • planejamento de rotas;
  • comunicação automatizada com clientes por meio de chatbots (com previsão de entrega e atualização de status, por exemplo);
  • sugestão de packing no armazém (montagem de kits para entregas).

Blockchain

O blockchain é outro exemplo de aplicação de tecnologia em logística, que tem não só transformado alguns processos do cotidiano das empresas, mas também possibilitado novas frentes de negócios.

É o caso, por exemplo, das modernas plataformas de compartilhamento de fretes, nas quais diferentes empresas conseguem aproveitar o mesmo veículo para suas entregas, graças a um compartilhamento de dados e informações online.

Também podemos destacar outras tecnologias de blockchain na logística que já fazem parte da rotina de muitos clientes e fornecedores, como o uso de QR Code para acessar informações do produto ou até mesmo para validar um recebimento, sem precisar assinar um recibo.

Quais são as principais tecnologias que auxiliam na logística?

É até difícil mensurar e listar exemplos de tecnologia em logística hoje, visto a imensa variedade de soluções específicas que foram agregadas ao setor nos últimos anos. No entanto, podemos falar melhor sobre aquelas consideradas indispensáveis hoje para qualquer empresa do setor.

ERP (Enterprise Resource Planning)

O ERP é um sistema integrado de gestão empresarial que conecta todas as funções e processos da empresa em uma única plataforma. Na logística, o ERP oferece uma visão unificada e em tempo real dos processos, facilitando a coordenação e o controle das operações.

Funcionalidades do ERP na logística:

  • gestão de inventário: controle das quantidades de produtos, evitando excesso ou falta de estoque.
  • planejamento de demanda: ferramentas para prever a demanda e ajustar a produção e os estoques.
  • integração de dados: consolidação de dados financeiros, de vendas e de logística para uma visão completa da operação.

Sistema TMS (Transportation Management System)

Os Sistemas de Gerenciamento de Transporte (TMS) são projetados para otimizar o planejamento e a execução do transporte de mercadorias. Eles ajudam a gerenciar todo o fluxo de trabalho relacionado ao transporte e a melhorar a eficiência das operações logísticas, desde o momento da expedição até a entrega ao destino final.

Além da parte operacional da distribuição, o sistema TMS ainda pode contribuir no controle administrativo do setor logístico de uma empresa, como gestão de custos inerentes ao transporte (gastos, regulamentações, multas, pedágios etc.), manutenção dos veículos, mão de obra, entre outros.

Sistema WMS (Warehouse Management System)

Os Sistemas de Gestão de Armazém (WMS) são fundamentais para o gerenciamento eficiente dos estoques e das operações dentro do armazém hoje. Afinal, eles permitem um controle mais preciso dos processos de armazenamento e movimentação de mercadorias dentro do armazém.

E quando falamos isso, nos referimos, literalmente, a todas as etapas de um supply chain. Ou seja, o WMS otimiza processos desde a chegada da mercadoria nas docas até o momento da expedição.

Fora isso, vale destacar algumas vantagens exclusivas dessa tecnologia em logística, como, por exemplo, a possibilidade de implementação modular do sistema oferecida por alguns desenvolvedores.

Ou seja, isso proporciona soluções mais direcionadas às necessidades de sua empresa e, claro, redução de custos na contratação de um parceiro.

Sistema de rastreamento de cargas

Os sistemas de rastreamento de cargas também são exemplos de tecnologia em logística imprescindíveis para monitorar a localização e o status das mercadorias durante o transporte.

Entre as principais vantagens, podemos destacar:

  • visibilidade em tempo real: monitoramento da localização das cargas e previsão de chegada do caminhão;
  • redução de riscos: identificação precoce de problemas, como desvios de rota ou atrasos, para uma rápida resolução;
  • melhoria da comunicação: atualizações constantes para clientes e partes interessadas sobre o status das entregas.

IoT (Internet das Coisas)

Se você atua no setor da logística há mais de uma década, certamente já percebeu a evolução de determinados dispositivos e sensores “inteligentes” atrelado às operações do setor, seja no transporte ou na gestão de armazéns.

Exemplos práticos dessa tecnologia em logística são:

  • sensores de controle de temperatura e umidade em caminhões ou estoques;
  • equipamentos automatizados, como esteiras, elevadores de cargas, empilhadeiras etc.;
  • picking e packing automáticos, com separação de produtos e a montagem de kits para entregas sem a intervenção humana.

Como implementar essas tecnologias na área de logística de sua empresa?

Apesar da disponibilidade de inúmeras tecnologias em logística disponíveis no mercado hoje, é preciso entender, de fato, quais seriam as mais importantes para o seu negócio.

Para isso, recomendamos avaliar sempre alguns pontos antes de qualquer implementação, como:

  • mapear as reais necessidades das suas operações;
  • procurar entender as melhorias possíveis com a implementação dessas tecnologias;
  • consultar a possibilidade de instalações modulares e específicas para os seus problemas e gargalos;
  • avaliar cada diferencial dos seus potenciais fornecedores;
  • realizar testes práticos e trabalhar em cima de KPIs para mensurar as melhorias.

Enfim, esses são alguns exemplos de tecnologia em logística que, sem sombra de dúvidas, vêm revolucionando o setor, as operações e, de certa forma, a experiência do cliente final.

Assim como qualquer outro investimento ou implementação de solução em sua empresa, busque entender mais profundamente essas ferramentas, consulte diferentes prestadores e preze por parcerias de confiança e com renome no mercado.

Gostou? Quer mais dicas sobre o tema e outros assuntos relacionados à tecnologia e logística? Então, acesse nosso blog e leia outros conteúdos!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter
Selecione o assunto do seu interesse

    Materiais Gratuitos