+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Descubra os principais eventos de piscicultura e aquanegócio!

Modificado em: junho 14, 2024

O aquanegócio não para de surpreender e apresenta ótimo parâmetro de crescimento para os próximos anos. Portanto, ficar atento aos eventos de piscicultura em 2024 será crucial para se atualizar sobre os elos da cadeia produtiva de pescados.

Neste post, abordaremos os principais pontos sobre piscicultura, aquicultura e a tamanha importância para o setor no nosso país. Além disso, traremos os principais eventos do ano para que você não fique de fora de nenhuma tendência.

Saiba o que é piscicultura e aquicultura

A piscicultura está relacionada com o cultivo de peixes, especialmente, em água doce. É uma atividade milenar, com registros datados há mais de 4.000 anos, quando os egípcios já criavam a tilápia-do-nilo.

Um dos principais benefícios dessa cultura é o fato de ela ser simples e barata, por proporcionar pouca mão de obra e favorecer o desenvolvimento de outras atividades, como agricultura e pecuária, oferecendo maior lucro para o produtor rural. Algumas espécies se destacam, como a tilápia, pelo seu fácil manejo e baixo custo, além de ser uma carne muito apreciada por todo o mundo.

Já a aquicultura está relacionada com a criação de organismos aquáticos nas regiões costeiras, como moluscos, peixes, algas, crustáceos e, até mesmo, tartarugas e jacarés. Para que sua implementação seja um sucesso, é preciso planejamento minucioso, controle de iluminação e temperatura da água.

Essa atividade pode ocorrer tanto em água doce quanto salgada. A criação de peixes também é o principal foco, devido à alta rentabilidade. Isso porque ela se encontra em expansão desde os anos 1990, com taxa de crescimento de 27,4% no setor de aquicultura e pesca no PIB (Produto Interno Bruto) agropecuário, em 2021.

Entenda a importância do setor de piscicultura no Brasil

Além de grandes projeções de crescimento nessa década, investir em piscicultura é um verdadeiro mar de oportunidades. Afinal, a produção nacional ainda se encontra insuficiente, indicando espaço para novos investimentos e desenvolvimento nos negócios, além de maior sustentabilidade.

Inclusive, não podemos nos esquecer dos reflexos positivos na economia brasileira — segundo os dados fornecidos pelo Anuário Peixe BR 2021, só na pandemia, em 2020, o cultivo de peixes no país apresentou crescimento de 5,93, saltando de 758.006 toneladas, em 2019, para 802.930, no ano seguinte.

Veja projeções da piscicultura e da aquicultura

Uma das principais diferenças que podemos abordar sobre piscicultura e aquicultura é que o produtor que realiza apenas criação de peixes é piscicultor. Já quem tem criações de outras espécies, como algas marinhas, crustáceos e moluscos, é o aquicultor.

Ficar atualizado sobre os eventos da piscicultura é imprescindível para acompanhar as principais tendências do mercado. Afinal, esses setores apresentam ótimas projeções de crescimento. Para ter uma ideia, a maior produtora do Brasil é a região Sul, com 31,1% da produção geral, em 2021.

Mas e para o futuro? A verdade é que o seu consumo continua em constante crescimento, com projeção que passará de 20,5 kg/hab/ano para 21,5 kg/hab/ano, em 2030! Portanto, esse é o momento para o empreendedorismo na área e ficar atualizado dos eventos de piscicultura!

Conheça a relação entre empreendedorismo e as tendências do setor

O empreendedor que desejar atuar no setor entrará em uma área de grande abrangência, que vai muito além da criação de peixes e, até mesmo, de espécies ornamentais. Contudo, antes de qualquer decisão ou investimento, é fundamental conhecer as normas regulamentadoras e atender a todos os critérios exigidos pelos órgãos do meio ambiente.

Para consultar a lista completa, basta conferir no site do Sebrae. Três pontos são indispensáveis para que você tenha sucesso na piscicultura. São eles:

  • mercado — no Brasil, essa é a maior vantagem devido ao seu extenso território e disposição de água doce, além da grande aceitação popular;
  • exigências legais — além de avaliar os critérios, o produtor deverá ter o alvará de licença sanitária;
  • capital — esse ponto requer um bom planejamento, visto que, a depender da região do Brasil, os valores tendem a variar. Faça uma pesquisa dos equipamentos básicos e leve em conta a necessidade de investimentos na área administrativa e no estoque inicial.

Entenda a importância da participação de eventos de piscicultura em 2024

Participar de feiras e eventos é fundamental para o crescimento e desenvolvimento de conhecimento na área. Entre os pontos principais que podemos destacar, ressaltamos especialmente:

  • ter a oportunidade de se encontrar com referências da área, o que contribui para trocas de experiências, entendimento das tendências, além de ficar por dentro das expectativas que a pessoa tem para os próximos períodos;
  • conseguir entender e ficar por dentro dos principais fornecedores do setor, além de verificar quais são as perspectivas que essas empresas têm para o segmento e as novidades que elas pretendem lançar nos próximos meses;
  • ter contato com clientes em potencial, o que contribui para que, de forma orgânica, mais pessoas conheçam você, o seu trabalho e possam se conectar em um futuro próximo;
  • possibilitar a distribuição de seu contato para fornecedores, parceiros e possíveis clientes, sendo essa uma maneira de expandir o seu nome para outras regiões e também divulgue qual é o seu foco na área da piscicultura;
  • fechar bons negócios, o que é uma consequência de todos os pontos que trouxemos até aqui.

Para aproveitar o evento ao máximo, algumas dicas são recomendadas. A primeira delas é entender o objetivo e o propósito do evento, uma vez que vai contribuir para que você verifique quais são as oportunidades relacionadas à sua realidade que podem ser levadas em consideração durante a participação.

Além disso, entenda como são as exposições, os horários, faça uma avaliação de quais são as palestras que vão acontecer ao longo dos dias e, se possível, faça uma pesquisa prévia sobre as pessoas que vão ministrar esses momentos.

Durante o evento, modere o uso do celular, principalmente nas ocasiões em que pessoas estiverem propagando seus conhecimentos a respeito da área. Além de ser uma forma respeitosa, é uma oportunidade para que você realmente se conecte com todo o conhecimento transmitido.

E, claro, para aproveitar o networking, não deixe de interagir com os participantes e foque naqueles que realmente farão sentido para os seus objetivos e para o que você planeja para o próximo período. É uma oportunidade única de fazer contatos interessantes na área!

Planeje-se para os eventos de piscicultura e aquicultura programados para 2024

Além desses tópicos abordados, outro detalhe que não pode passar despercebido são os eventos de piscicultura programados.

O ano de 2024 promete grandes encontros para você colocar na agenda. Confira as datas e os principais, agora mesmo:

  • 13° AQUISHOW 2024 — a Aquishow é considerado um dos principais eventos de piscicultura do Brasil e tem como objetivo reunir soluções para todos os tipos de cultura, sendo reconhecido como um dos locais onde são abordadas as principais tendências do mercado. A versão de 2024 acontecerá entre 21 e 23 de maio, com o dia 24 de maio sendo uma visita técnica fora da feira;
  • VI IFC 2024 — ocorrerá nos dias 24, 25 e 26 de setembro, em Foz de Iguaçu, no Paraná. Contará com inovações, palestras e debates sobre projeções da piscicultura no Brasil e no mundo e acontecerá no Maestra Grand Convention Center;
  • XX FENACAM — a FENACAM, que entrará em sua vigésima edição, ainda não conta com uma data previamente firmada para acontecer em 2024. Porém, quem se interessa pelo assunto de carcinicultura já pode se preparar para a ocasião, que normalmente ocorre no último trimestre do ano;
  • Aquaculture America 2024 — ocorrerá entre os dias 18 e 21 de fevereiro de 2024 em San Antônio, no Texas. Abordará as inovações científicas e tecnológicas em âmbito internacional. Com mais de 200 estandes, é uma oportunidade única para que profissionais do setor conheçam as principais tendências e novidades da área;
  • Festival Internacional de Tambaqui — o Festival entra em sua quinta edição. Organizado pelo Governo de Rondônia, conta com palestras, eventos e demais atividades voltadas especificamente para essa espécie. No ano de 2024, terá uma novidade: a capital paulista vai fazer parte da programação, implementando atrações e também um roteiro de bares que vão oferecer pratos que tenham como base o Tambaqui;
  • Show Rural Coopavel — em 2024, o evento acontecerá entre os dias 5 e 9 de fevereiro. Virá com um propósito de ser mais uma ocasião para se discutir e difundir conhecimento e oportunidades para diferentes cadeias do agronegócio. Será a sua edição de número 36 e pretende repetir o êxito de 2023, momento em que alcançou quase 400 mil visitantes, de acordo com o próprio site.

Esses serão os eventos de piscicultura mais importantes para 2024. Se você é produtor ou está começando a empreender, será de grande valia participar dos congressos, simpósios, feiras e palestras. Afinal, favorecerá o conhecimento sobre as inovações dessa década.

Que tal se aprofundar melhor sobre aquicultura e piscicultura para melhor planejamento do seu negócio? Confira os principais pontos sobre esses temas e tire todas as suas dúvidas!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos