Voltar para a página inicial

Descubra os principais eventos de piscicultura e aquanegócio!

Modificado em: junho 14, 2023

O aquanegócio não para de surpreender e apresenta ótimo parâmetro de crescimento para os próximos anos. Portanto, ficar atento aos eventos de piscicultura em 2023 será crucial para se atualizar sobre os elos da cadeia produtiva de pescados.

Neste post, abordaremos os principais pontos sobre piscicultura, aquicultura e a sua tamanha importância para o setor no nosso país. Além disso, traremos os principais eventos do ano para que você não fique de fora de nenhuma tendência. Vamos lá?

Saiba o que é piscicultura e aquicultura

A piscicultura está relacionada com o cultivo de peixes, especialmente, em água doce. É uma atividade milenar, com registros datados há mais de 4.000 anos, quando os egípcios já criavam a tilápia-do-nilo.

Um dos principais benefícios dessa cultura é o fato de ela ser simples e barata, por proporcionar pouca mão de obra e favorecer o desenvolvimento de outras atividades, como agricultura e pecuária, oferecendo maior lucro para o produtor rural. Algumas espécies se destacam, como a tilápia, pelo seu fácil manejo, baixo custo, além de ser uma carne muito apreciada por todo o mundo.

Já a aquicultura está relacionada com a criação de organismos aquáticos nas regiões costeiras, como moluscos, peixes, algas, crustáceos e, até mesmo, tartarugas e jacarés. Para que sua implementação seja um sucesso, é preciso planejamento minucioso, controle de iluminação e temperatura da água.

Essa atividade pode ocorrer tanto em água doce quanto salgada. A criação de peixes também é o principal foco, devido à alta rentabilidade. Isso porque ela se encontra em expansão desde os anos 90, com taxa de crescimento de 27,4% no setor de aquicultura e pesca no PIB agropecuário, em 2021.

Entenda a importância do setor de piscicultura no Brasil

Além de grandes projeções de crescimento nessa década, investir em piscicultura é um verdadeiro mar de oportunidades. Afinal, a produção nacional ainda se encontra insuficiente, indicando espaço para novos investimentos e desenvolvimento nos negócios, além de maior sustentabilidade.

Inclusive, não podemos nos esquecer dos reflexos positivos na economia brasileira — segundo os dados fornecidos pelo Anuário Peixe BR 2021, só na pandemia, em 2020, o cultivo de peixes no país apresentou crescimento de 5,93, saltando de 758.006 toneladas, em 2019, para 802.930, no ano seguinte.

Veja projeções da piscicultura e da aquicultura

Uma das principais diferenças que podemos abordar sobre piscicultura e aquicultura é que o produtor que realiza apenas criação de peixes é piscicultor. Já quem tem criações de outras espécies, como algas marinhas, crustáceos e moluscos, é o aquicultor.

Ficar atualizado sobre os eventos da piscicultura é imprescindível para acompanhar as principais tendências do mercado. Afinal, esses setores apresentam ótimas projeções de crescimento. Para se ter uma ideia, a maior produtora do Brasil é a região Sul, com 31,1% da produção geral, em 2021.

Mas e para o futuro? A verdade é que o seu consumo continua em constante crescimento, com projeção que passará de 20,5 kg/hab/ano para 21,5 kg/hab/ano, em 2030! Portanto, esse é o momento para o empreendedorismo na área e ficar atualizado dos eventos de piscicultura!

Conheça a relação entre empreendedorismo e as tendências do setor

O empreendedor que desejar atuar no setor entrará em uma área de grande abrangência, que vai muito além da criação de peixes e, até mesmo, de espécies ornamentais. Contudo, antes de qualquer decisão ou investimento, é fundamental conhecer as normas regulamentadoras e atender a todos os critérios exigidos pelos órgãos do meio ambiente.

Para consultar a lista completa, basta conferir no site do Sebrae. Três pontos são indispensáveis para que você tenha sucesso na piscicultura. São eles:

  • mercado — no Brasil, essa é a maior vantagem devido ao seu extenso território e disposição de água doce, além da grande aceitação popular;
  • exigências legais — além de avaliar os critérios, o produtor deverá ter o alvará de licença sanitária;
  • capital — esse ponto requer um bom planejamento, visto que a depender da região do Brasil, os valores tendem a variar. Faça uma pesquisa dos equipamentos básicos e leve em conta a necessidade de investimentos na área administrativa e no estoque inicial.

Planeje-se para os eventos de piscicultura e aquicultura programados para 2023

Além desses tópicos abordados, outro detalhe que não pode passar despercebido são os eventos de piscicultura programados. O ano de 2023 promete grandes encontros para você colocar na agenda. Confira as datas e os principais, agora mesmo:

  • Aquaciência — esse é o famoso Congresso Brasileiro de Aquicultura e Biologia Aquática, que ocorrerá de 10 a 14 de abril e será presencial. Ele ocorrerá na cidade de Florianópolis (SC) e terá como grande novidade a Mostra de Inovação, Tecnologias e Negócios na Aquicultura;
  •  LACQUA 2023 — acontecerá entre os dias 18 e 23 de abril, no Panamá, e abordará as novidades tecnológicas da piscicultura da América Latina;
    • 12° AQUISHOW 2023 — será um evento brasileiro que acontecerá de 22 a 27 de maio, no Centro Avançado de Pesquisa Continental do Instituto de Pesca, em São José do Rio Preto (SP). Uma grande oportunidade para acompanhar as tendências brasileiras desenvolvidas por órgãos como a Embrapa;
  • V IFC 2023 — ocorrerá nos dias 19, 20 e 21 de setembro, em Foz de Iguaçu, no Paraná. Contará com inovações, palestras e debates sobre projeções da piscicultura no Brasil e no mundo;
  • XIX FENACAM — acontecerá entre os dias 14 e 17 de novembro, no Nordeste, mais precisamente, no Centro de Convenções de Natal (RN). Será a Feira Nacional do Camarão e o XIX Simpósio Internacional de Carcinicultura;
  • Aquaculture America 2023 — ocorrerá entre os dias 23 e 26 de novembro, no Marriott New Orleans, na região de Louisiana, EUA. Abordará as inovações científicas e tecnológicas em âmbito internacional;

Esses serão os eventos de piscicultura mais importantes para 2023. Se você é produtor ou está começando a empreender, será de grande valia participar dos congressos, simpósios, feiras e palestras. Afinal, favorecerá o conhecimento sobre as inovações dessa década.

Que tal se aprofundar melhor sobre aquicultura e piscicultura para melhor planejamento do seu negócio? Confira os principais pontos sobre esses temas e tire todas as suas dúvidas!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    Materiais Gratuitos