+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Quais são as diferenças entre galpão de lona e alvenaria? Veja aqui!

Modificado em: maio 31, 2023

As soluções adequadas de armazenagem demandam uma série de ações a serem tomadas pelos responsáveis do setor. Afinal de contas, é necessário colocar questões como segurança operacional, proteção dos itens, eficiência de processos e otimização de custos acima de tudo.

Nesse cenário, um dos pontos mais comuns diz respeito ao galpão de lona e alvenaria. É muito importante entender quais elementos distinguem o espaço de estoque de cada material, buscando cumprir as exigências dos procedimentos da empresa. Galpões, todos sabemos, são estruturas confiáveis e úteis.

Se você nutre interesse pelo assunto e precisa compreender, de uma vez por todas, as diferenças entre galpão de lona e alvenaria, continue conosco. Ao longo do post, esclarecemos as principais dúvidas. Faça uma boa leitura!

A importância do galpão na armazenagem

O constante crescimento do volume de matéria-prima, aliado a um consumo que também não para de desenhar uma curva crescente e à necessidade de ser sustentável, tem obrigado as empresas a tomarem medidas de qualificação dos seus procedimentos internos.

A partir daí, o universo corporativo passou a enxergar a armazenagem com a devida relevância. Nesse cenário, os galpões já figuram entre as soluções de maior eficiência. Galpões, vale ressaltar, são espaços planejados que visam à garantia de operações otimizadas, além das convencionais.

Eles têm pé direito de, no mínimo, 12 metros e piso nivelado, reduzindo o impacto que causa desgaste em diferentes modelos de maquinário. Geralmente, os galpões são construídos em locais estratégicos, de preferência, próximos a importantes lugares de escoamento da produção, por exemplo.

Um sistema organizado de estoque no galpão permite, além de outros benefícios, os seguintes:

  • diminuição da quantidade de perdas e prejuízos — a padronização dos serviços internos minimiza avarias, já que existe um monitoramento constante do manuseio de materiais;
  • acréscimo de praticidade à integração de itens e suprimentos — os segmentos de estoque e compras das empresas são bastante íntimos, pois o intercâmbio de dados entre eles esclarece o que e quanto é necessário como reposição, e o trabalho de armazenagem, no galpão, resulta em cálculos mais rápidos e assertivos;
  • ganho de segurança — as condições adequadas de luminosidade, temperatura e ventilação ficam muito mais próximas de serem alcançadas quando o espaço de estoque (o galpão) é o ideal. Assim, todos os materiais armazenados recebem conservação de acordo com as próprias peculiaridades.

Galpão de lona

Vamos começar, neste conteúdo sobre galpão de lona e alvenaria, falando um pouco mais a respeito do primeiro tipo. A principal vantagem desse modelo está na praticidade, sobretudo porque o processo de instalação é totalmente desburocratizado, acrescentando flexibilidade às operações.

De maneira objetiva, os grandes benefícios do galpão de lona são:

  • a facilidade nos processos de montagem e desmontagem;
  • a flexibilidade para, de acordo com a necessidade da empresa, ampliar ou reduzir o espaço da estrutura sem causar transtornos;
  • a isenção de impostos comuns a ambientes edificados;
  • a presença de material resistente e impermeável;
  • a instalação em qualquer terreno, desde que nivelado, dentro da planta do cliente, tornando bem mais tranquilo o processo de logística;
  • a não obrigatoriedade da apresentação de projetos junto à Prefeitura e aos órgãos responsáveis antes da instalação;
  • a ausência da necessidade de fundações de concreto e sondagens de solo.

Galpão de alvenaria

A opção de usar um galpão de alvenaria pode até ser a mais adequada em determinados casos, mas, em geral, ela acrescenta etapas burocráticas não muito flexíveis ao andamento dos trabalhos.

O galpão de alvenaria, hoje em dia, caracteriza-se por fatores como:

  • exigência de criação de novo CNPJ, no caso da locação da estrutura;
  • maior quantidade de emissão de notas fiscais;
  • consequentemente, necessidade de se manter em dia com os impostos oriundos de operações de traslado, matérias-primas e itens prontos;
  • despesas extras relacionadas a frete e seguros de manutenção envolvidos nos traslados;
  • mais gastos ligados à segurança privada, por exemplo, durante os trajetos.

A melhor alternativa entre galpão de lona e alvenaria

Atualmente, considerando o impacto de poder realizar operações com flexibilidade e fugindo de processos burocráticos, o galpão de lona certamente é a alternativa mais eficiente.

Existe uma série de fatores para embasar a escolha, conforme você já deve ter percebido. De qualquer maneira, a seguir, passamos a limpo os elementos em que a opção em lona leva vantagem:

  • estrutura — a lona, segundo observamos anteriormente, é impermeável e tem alta resistência;
  • tempo de montagem — enquanto o galpão de alvenaria exige tempo de construção e, no caso da locação, um transporte burocrático, a instalação de uma estrutura de lona é muito rápida e simples, proporcionando um ganho considerável de tempo;
  • custos — o galpão de lona não recebe a incidência de impostos e tem manutenção mais barata, ou seja, aqui figura outro benefício muito importante;
  • burocracia — menos papelada para se preocupar também significa a possibilidade de concentrar esforços em ações mais produtivas para a empresa durante o período;
  • aplicações — o galpão em lona entrega maior flexibilidade, em especial a partir do caráter maleável para montagem e desmontagem, podendo fazer adequações mais rápidas, visando à otimização da aplicação da estrutura.

Garantindo operações mais enxutas e ágeis, o galpão de lona pode ter, por exemplo, seu tamanho reduzido ou expandido de acordo com as demandas corporativas, sempre buscando o ganho constante de eficiência nos processos de armazenagem. Além disso, a alternativa em lona costuma aparecer disponível em diversos tamanhos e com distintas características. Existe a opção de lona piramidal, em duas águas e inflável.

Conforme a gente conferiu do começo do post até aqui, entre galpão de lona e alvenaria, a primeira escolha entrega muito mais vantagens. É claro que você deve contextualizar todos os elementos dentro do seu universo e das suas necessidades de estoque, mas, hoje em dia, os benefícios assegurados pela estrutura de lona são difíceis de abrir mão no universo corporativo.

O post foi útil para você? Se quer continuar conferindo informações relevantes a respeito de opções de armazenamento e estoque de itens, então aproveite a visita ao blog. Saiba, também, qual é a melhor alternativa entre comprar ou alugar galpão!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    vinilona_cinza_20_2_1

    Materiais Gratuitos