+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Por que a armazenagem é essencial no setor de logística?

Modificado em: maio 31, 2023

Para atender aos diversos tipos de demanda, as empresas precisam de um sistema eficiente de armazenagem. Não à toa, uma série de estratégias tem ganhado força nos últimos anos, justamente com a intenção de acrescentar otimizações e reparos ao processo.

Quem trabalha com o setor de logística sabe da necessidade de desenvolver operações qualificadas. Afinal de contas, o resultado aparece a médio e longo prazo, em um caminho no qual se encontram desafios relacionados a questões como disponibilidade e isolamento de itens.

Os benefícios da armazenagem adequada, além de dicas e motivos para investir nela, formam o assunto principal do texto a seguir. Continue conosco por aqui e confira o post na íntegra. Boa leitura!

Otimização dos processos logísticos

Tratar todas as etapas com a máxima atenção garante eficiência no serviço em geral. Portanto, cada processo logístico passa a acontecer em menos tempo quando existem investimentos em armazenagem no setor de logística.

A separação de pedidos, prática também chamada de picking, exige bastante cuidado dos funcionários responsáveis. Isso se explica, na verdade, por uma razão bem simples: o manuseio adequado dos itens reduz de forma considerável o risco de prejuízos, além de manter as características originais.

Na sequência da separação de produtos, costuma figurar a expedição deles. Trata-se, como você sabe, de medidas de preparação, pesagem e direcionamento dos materiais à etapa de transporte. Nesse aspecto, é fundamental moldar-se às peculiaridades do local de entrega, e as inúmeras alternativas disponíveis devem ser analisadas para identificar a melhor.

A armazenagem correta, então, permite, no final desse trabalho em passos, a definição eficaz de mecanismos de carga e descarga, incluindo o modal ideal para o transporte. Prazos de entrega consistem em outra questão importante, sobretudo com o objetivo de evitar a criação de gastos adicionais às operações de logística.

Aumento da produtividade

Diminuindo a frequência de imprevistos e retrabalhos, a produtividade da equipe cresce, o que assegura um rendimento satisfatório sob o ponto de vista geral da marca. Organizando os setores corporativos, para que cada um desempenhe certa função, em especial dentro dos protocolos de armazenagem, o processo recebe um acréscimo de eficiência.

Desde o despacho de mercadorias, para que permaneçam como estoque no setor de armazenamento, até a entrega ao consumidor final, existem diferentes práticas que variam de empresa para empresa.

Daí a necessidade de se estabelecer ações padronizadas, encontrando opções práticas que elevem a produtividade a partir de uma armazenagem bem-organizada, da primeira até a última etapa. Mesmo no caso hipotético de atraso de fornecedores, um estoque de qualidade permite cumprir todas as demandas de consumidores dentro do prazo.

Redução de perdas

Mais produtividade quer dizer mais foco e, em um efeito dominó, menos prejuízos. Um bom controle de entrada representa a primeira parte, mas também é importante prestar bastante atenção a temas como checagem dos pedidos e posterior envio de mercadorias.

Se há um sistema competente de gerenciamento de armazenagem, as perdas tendem a cair consideravelmente em todos os aspectos. Afinal de contas, muitos transtornos deixam de acontecer, desde retornos de itens até o reenvio necessário nessas situações.

Em meio a tantos processos de estoque e transporte, também vale a pena abrir o olho com relação às diversas movimentações que acontecem. É durante o transporte que muitas avarias são registradas, e daí surge a crescente demanda por segurança, evitando-se o excesso de carga, por exemplo.

Agilidade

Qualquer empresa que se preze e trilhe o caminho do sucesso trata o cliente como foco. Então, ela jamais deve deixar de considerá-lo o principal motivo pelo qual todos os processos são feitos com cuidado.

O investimento em armazenagem, entre outras coisas, ainda garante agilidade aos protocolos. Isso vai desde a organização dos dados até a separação dos produtos, passando pela localização, pelo recebimento, envio e transporte deles.

No fim das contas, o maior beneficiado acaba sendo justamente o cliente — e, por que não, a própria marca? Uma entrega rápida e bem-feita ajuda no processo de fidelização de consumidores, criando uma corrente positiva que gera o chamado marketing boca a boca, quando as pessoas comentam entre si sobre determinada marca.

Lembre-se, portanto, de que um sistema de armazenamento eficaz, a partir de sua agilidade, gera valor ao cliente.

Melhora da experiência do cliente

Este é um tópico diretamente ligado ao anterior. Mencionamos a satisfação do consumidor. O que se chama de experiência do cliente com uma marca passa por cada detalhe que ele percebe ao efetuar uma compra ou, até mesmo, ao apenas entrar em contato com a empresa.

Você consegue identificar como a sequência do post é formada por um benefício que leva a outro? Otimização dos processos, produtividade, redução de perdas, agilidade: tudo isso proporciona uma experiência provavelmente valiosa e positiva para quem está do lado de lá do negócio.

Controle eficiente das informações

Ao fim de cada dia, semana, mês, trimestre, semestre ou ano, seja lá como sua empresa organiza as definições, é fundamental analisar em retrospectiva para entender o que aconteceu e como buscar novas otimizações para a marca.

Com um armazenamento correto, o controle desses dados ganha muita eficácia. Afinal, se, desde a chegada do produto ao estoque até a entrega dele ao consumidor, existem protocolos rígidos e organizados, é simples avaliar uma série de aspectos.

Informações claras e precisas ainda atuam a favor da produtividade e da redução de perdas. Isso sem falar no tempo ganho, resultado da criação de processos fáceis de gerenciamento e observação.

Acréscimo de qualidade

Para arrebatar o post, o último motivo pelo qual você deve investir em um sistema otimizado de armazenamento é: o ganho de qualidade para toda a empresa.

Com a tranquilidade de que os produtos estão bem guardados e disponíveis para entregas sem atrasos, outros setores da companhia também trabalham melhor.

Conforme conferimos ao longo do texto, a armazenagem é capaz de entregar várias vantagens a qualquer corporação. A gestão adequada dos itens estocados ajuda a otimizar uma série de ações internas, o que resulta em um serviço de muito mais qualidade e, posteriormente, na satisfação do cliente.

Se você deseja elevar o nível das suas operações logísticas, aproveite a visita ao blog e entenda o papel dos galpões de lona na armazenagem!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    vinilona_cinza_20_2_1

    Materiais Gratuitos