+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Conheça os principais tipos de tecnologia em caminhões!

Modificado em: outubro 5, 2023

Dirigir um caminhão nunca mais será como antes. Hoje, com os avanços tecnológicos conquistados, o motorista conta com muito mais comodidade, segurança e eficiência operacional enquanto está na estrada. A tecnologia em caminhões vem revolucionando o modo como o setor rodoviário opera.

Se você quer saber mais sobre o assunto, entender quais são as principais inovações no segmento e o que esperar para o futuro dessa área, é melhor ficar ligado nas informações que vêm a seguir. Então, aproveite a leitura e prepare-se para o futuro nas estradas!

Quais são as principais tecnologias desenvolvidas para caminhões?

A seguir, elencamos alguns dos principais tipos de tecnologia em caminhões desenvolvidas ao longo dos últimos anos para facilitar a vida de quem trabalha com esses veículos. Fique de olho e acompanhe para saber mais sobre elas!

Direção autônoma

A direção autônoma é um recurso já disponível para veículos de grande porte, como os caminhões. Porém, ela ainda pode ser mal compreendida — ao contrário do que muitos pensam, seu objetivo não é substituir o motorista, mas, sim, otimizar o seu trabalho, especialmente nos trajetos mais estáveis e entediantes.

Com os recursos tecnológicos à disposição integral do motorista, o próprio caminhão pode usar as câmeras, os sensores e os radares como um meio de manter a direção autônoma sempre segura e dentro dos parâmetros estabelecidos para cada trecho.

Quando o motorista está conduzindo, as máquinas estão captando dados sobre os seus padrões de comportamento. Quando a direção autônoma está ativada, todos os dados coletados servem como referência para tornar a viagem mais tranquila, econômica e menos arriscada.

Computador de bordo

O computador de bordo é a ferramenta responsável por captar, arquivar e disponibilizar as principais informações sobre a condução do profissional e as condições do veículo. Ele funciona como uma espécie de painel de controle, em que o motorista tem acesso a vários dados, como a quilometragem parcial e total do veículo, sua velocidade atual, o consumo de diesel, o status do óleo do motor, a temperatura do veículo e assim por diante.

Esse simples mecanismo pode contribuir significativamente com a manutenção eficiente do caminhão, criando alertas sempre que algo não vai conforme o esperado. Além disso, pode acabar evitando perdas em função do eventual defeito em peças específicas.

Softwares de gerenciamento de frota

Os softwares de gerenciamento de frota são um sistema capaz de reunir todas as informações relevantes para monitorar e controlar os veículos de forma totalmente digital. São uma maneira de sintetizar dados obtidos de equipamentos, como o computador de bordo, e ainda simplificar a administração de todas essas entradas.

Com eles, as operações manuais podem se tornar virtuais, sem abrir mão da segurança dos dados e ainda otimizando os custos relacionados às atividades. Também é possível criar relatórios dinâmicos, correlacionando informações importantes e levantando dados estatísticos sobre o desempenho da frota.

Sistema de roteirização

Os mapas virtuais se tornaram bem importantes para motoristas convencionais, mas são ainda mais relevantes para os profissionais. Eles permitem projetar trajetos e procurar as melhores rotas, evitando trânsito pesado, desviando de acidentes e calculando o melhor tempo de percurso.

Também é possível recorrer a outros recursos valiosos proporcionados pelo sistema de roteirização, como:

  • desvio de rotas com muitos pedágios;
  • estratégias de deslocamento que economizam combustível;
  • trajetos com melhor estrutura para prevenir danos no caminhão.

Motores elétricos

Outra tecnologia em caminhões que não pode passar em branco são os motores elétricos, capazes de tornar todo o sistema de cargas mais eficiente e sustentável. Além de economizarem nos custos com combustível, eles também reduzem as emissões de gases de efeito estufa e, consequentemente, ajudam a construir um sistema rodoviário menos degradante.

Isso tudo não agrega apenas à conservação ambiental, mas também à imagem da empresa enquanto uma organização que se preocupa com o futuro do meio ambiente e das pessoas que o ocupam.

Controle eletrônico de estabilidade

Por fim, temos o controle de estabilidade, que é uma das tecnologias mais importantes hoje. Ele serve, basicamente, para evitar que os caminhões derrapem e, consequentemente, acabem capotando nas estradas. Isso é garantido de duas maneiras diferentes:

  • pela estabilidade dinâmica — que ajuda a equilibrar o veículo em trajetos molhados, quando é identificada a baixa tração para manobras;
  • pela prevenção de tombamento — que diminui as chances do caminhão tombar em trechos secos, em que é preciso frear rapidamente.

Quais são os benefícios da tecnologia no caminhão?

Obviamente, todas essas tecnologias contribuem para diversos benefícios, seja para o caminhão, seja para a gestão de transportes como um todo. A seguir, listamos as principais vantagens percebidas. Confira!

Planejamento de cargas

O planejamento manual de cargas pode ser um processo lento e complexo. Por isso, nada melhor do que contar com recursos tecnológicos que aumentem a eficiência desse processo, seja pela sua simples digitalização, seja até mesmo pelo uso de ferramentas como a inteligência artificial.

Facilidade na definição de rotas

Escolher as melhores rotas nunca foi tão fácil: com informações atualizadas em tempo real sobre cada trecho, o motorista pode contar com uma sugestão automática dos caminhos mais seguros e mais rápidos entre os quais escolher. O resultado você já sabe — mais economia de tempo e, consequentemente, de dinheiro.

Aumento da economia

A finalidade da tecnologia é aumentar a eficiência das coisas, o que significa que será possível fazer mais ou melhor com os mesmos recursos. Consequentemente, isso resulta em uma série de economias, a maior parte delas proveniente da redução de desperdícios e de problemas estruturais, mecânicos ou elétricos com o veículo.

Garantia de mais segurança

Como você viu, já existem muitos recursos tecnológicos capazes de reduzir os riscos na estrada, principalmente em função do ganho de eficiência do caminhão em situações emergenciais, como em uma derrapagem ou em freadas bruscas. Isso aumenta a segurança do motorista e também da carga, que pode acabar sendo extraviada em acidentes.

Maior conforto

O maior conforto é proporcionado pela facilidade com que o condutor passa a dirigir o caminhão. Otimizando o maior dos seus trajetos, com o uso de mapas virtuais, de projeções de rotas ou de qualquer outro tipo de tecnologia, é possível permitir que a jornada do motorista se torne menos cansativa e desafiadora.

Quais são as principais tendências de tecnologia para caminhão?

Daqui para frente, muitas outras inovações e tendências tecnológicas podem ser esperadas. Entre elas, elegemos algumas para que você conheça melhor e nas quais possa se aprofundar, caso tenha interesse:

  • monitoramento por drones — que permite monitorar a carga com imagem, de forma remota, em tempo integral e com atualização constante;
  • telas de bloqueio — que possibilita bloquear a carga em casos de roubo, explosão e acidentes, evitando que criminosos venham a levá-la;
  • smart truck — que oferece ao condutor um copiloto programado com inteligência artificial, seja para sugerir decisões mais estratégicas, seja para fornecer informações sobre o funcionamento do veículo.

Como você deve ter percebido, a tecnologia em caminhões vem não só para facilitar a vida dos condutores, mas também para oferecer condições de trabalho mais seguras, confortáveis e intuitivas. Desse modo, as empresas de transporte de cargas poderão proporcionar jornadas mais satisfatórias, enquanto otimizam o seu deslocamento de carga e economizam recursos.

Se você gostou deste conteúdo, aproveite e compartilhe nas redes sociais!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    Materiais Gratuitos