Voltar para a página inicial

Alta do diesel: saiba como impacta nos principais setores da indústria

Modificado em: maio 31, 2023

São muitos os fatores que impactam a indústria. Entre eles, podemos citar a falta de um bom planejamento estratégico — direcionada sobre o foco das demandas e das atividades prioritárias —, a economia do país e internacional, bem como a inflação e o preço do dólar.

O preço do dólar, inclusive, vai afetar não apenas a indústria, como a sociedade de modo geral. Quando isso ocorre, por exemplo, observamos uma alta do diesel, e os preços dos produtos acabam aumentando.

Mas, afinal, quais são os impactos da alta do diesel para os setores da indústria? Pensando em responder a essa dúvida comum entre gestores, caminhoneiros e demais profissionais que são impactados por esse aumento, elaboramos este material. Nele, vamos explicar os motivos que levam a essa alta. Acompanhe!

Por que o diesel está caro?

Primeiro, é interessante entendermos os motivos que levam a um preço mais elevado do diesel. Nos últimos meses, vimos contínuos acréscimos no preço do álcool e da gasolina nos postos de combustíveis.

Esse aumento ocorreu mesmo com o preço do petróleo cru permanecendo estável, o que gera o questionamento das pessoas de modo geral.

A seguir, procuramos explicar alguns dos motivos.

Defasagem em relação ao preço do petróleo importado

O primeiro ponto que justifica a alta do diesel está relacionado à defasagem em relação ao preço do petróleo importado. Normalmente, a Petrobras realiza esses reajustes com o objetivo de atender ao preço de paridade de importação — também conhecido como PPI.

Como o dólar está alto, a importação — consequentemente — também está mais cara. Inclusive, mesmo com os contínuos reajustes realizados, o valor ainda está abaixo da referência internacional. Nesse sentido, podemos entender que quanto maior for o preço do dólar, maior será o preço do diesel.

Redução da oferta

Quando buscamos entender o aumento de qualquer preço, precisamos analisar a lei de oferta e procura. Desde pequenos, aprendemos que quanto maior a oferta, menor será o valor do produto, certo?

No caso do diesel, houve uma redução dessa oferta nos últimos anos, uma vez que o mercado global perdeu capacidade de produção com a pandemia.

A falta de clareza em relação ao futuro da demanda por combustíveis foi um dos principais fatores que contribuíram para chegarmos a esse cenário.

Guerra entre Rússia e Ucrânia

Qualquer guerra de grande porte afeta o mercado global como um todo. O conflito entre Rússia e Ucrânia, em específico, trouxe reflexos para o preço do diesel.

Como houve sanções aos russos, os países que naturalmente importavam diesel deles tiveram mais uma redução de oferta.

Como a alta do diesel impacta a indústria?

Agora que você já sabe alguns dos principais motivos que levam à alta do diesel, chegou o momento de entender como esse acréscimo impacta a indústria como um todo. Na verdade, todos os setores são afetados, uma vez que o preço da gasolina, consequentemente, aumenta — o que encarece a produção de forma geral.

Com o aumento do preço dos combustíveis, todo o processo é encarecido naturalmente. Quando analisamos o cenário brasileiro, a situação é ainda mais crítica, uma vez que a nossa indústria está fortemente ligada ao agro: o aumento dos preços começa no campo, e esse acréscimo vai se sobrepondo em todas as etapas de forma sequencial.

Como parte da nossa matéria-prima depende especialmente do petróleo, todas as etapas sofrerão reajustes, pesando no bolso tanto dos produtores quanto dos donos de indústrias e do consumidor final.

Sendo assim, podemos entender que o impacto imediato é na alta das bombas de combustíveis. Em seguida, vemos os impactos indiretos, uma vez que será preciso gastar mais para produzir a mesma quantidade de materiais que antes. Logo, tudo é encarecido.

Quais são as perspectivas para o futuro?

Não há perspectivas de melhora para os próximos meses — pelo contrário. Porém, o desafio para a indústria, agora, é o de entender o comportamento de mercado com todos esses constantes acréscimos.

Ou seja, como ele vai reagir com o crescimento de preço? Continuará havendo uma demanda para produtos dos mais diferentes nichos de atuação e segmentos?

Dessa forma, é preciso repensar as estratégias, até que possamos entender o quanto a indústria — de forma geral — é capaz de sustentar essa alta (e se vai haver, em algum momento, destruição da demanda).

Nesse sentido, muito mais do que apenas identificar quais são os próximos reajustes, é importante considerar a economia de forma geral e avaliar como é possível se adaptar a diferentes contextos.

Como economizar em períodos de alta do diesel?

Existem estratégias que podem ser adotadas para reduzir o consumo em épocas nas quais o custo do diesel está mais elevado.

Realize treinamentos contínuos com os colaboradores de sua empresa

Oriente, por exemplo, sobre as boas práticas de uso das máquinas, assim como maneiras de economizar combustível durante a viagem, entre outros pontos relevantes.

Tenha um bom planejamento de rotas

O planejamento de rotas contribui para que os melhores trajetos sejam selecionados, de modo que o destino final seja percorrido nas melhores estradas e em um espaço de tempo mais curto.

Faça a manutenção constante dos equipamentos

Sabemos que veículos mais velhos e máquinas com problemas gastam mais diesel e combustível. Por essa razão, o ideal é que haja uma manutenção preventiva, reduzindo os riscos de acidentes e de problemas com a entrega das cargas.

Entenda sobre os pneus de uma frota

Os pneus afetam o consumo de combustível diretamente. Nesse sentido, é importante que a sua avaliação seja feita de forma contínua, paralela à manutenção dos equipamentos e veículos.

Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre como a alta do diesel impacta a indústria de forma geral.

Como observamos, todos os setores sofrem reflexos desse aumento de preço. Por essa razão, o ideal é entender como é possível reduzir custos, economizar e contribuir para que as metas definidas sejam alcançadas com mais facilidade — mesmo em um cenário de incertezas.

Se você deseja entender como uma lona de qualidade pode trazer ganhos para o dia a dia do caminhoneiro, continue no blog e acompanhe outro material que produzimos sobre o tema!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    vinilona_cinza_20_2_1

    Materiais Gratuitos