Voltar para a página inicial

Dia do Motorista: conheça a importância desse profissional para a sociedade

Modificado em: maio 31, 2023

A profissão de motorista é uma das mais importantes no nosso Brasil. Responsáveis pela maior parte da escoação de bens e insumos por todo o território nacional, esses profissionais estão sempre dedicando seus dias para movimentar a economia com segurança, proatividade e competência. Por isso, homenagens como o Dia do Motorista são sempre muito bem-vindas!

Por se tratar de uma atividade corriqueira para muitos, o ato de dirigir profissionalmente é algo que não é tão valorizado quanto deveria. Mas a verdade é que toda a nossa sociedade depende desse trabalho dedicado e, muitas vezes, exaustivo. Quer saber mais sobre esse assunto? Então, fique atento para não perder nenhum detalhe!

Quando se comemora o Dia do Motorista?

Lá em 1986, o dia 30 de junho foi eleito como o Dia do Caminhoneiro. A data chegou a ser decretada por lei e até hoje é usada para homenagear os profissionais que trabalham diariamente com o transporte de cargas Brasil afora.

Além disso, no dia 25 de julho, é comemorado o chamado Dia do Motorista e de São Cristóvão, um padroeiro dos motoristas. De acordo com as Igrejas Cristãs, São Cristóvão evangelizava as pessoas enquanto as carregava de um lado a outro de um rio.

Antes disso, São Cristóvão, que se chamava Reprobus antes de ser santificado, teve a oportunidade de atravessar o rio com ninguém menos do que o menino Jesus em suas costas. Conta a história que, à medida que ele ia caminhando e o peso ia aumentando, ele comentava com Jesus: “Parece que estou carregando o mundo nas costas”.

Foi aí que Jesus respondeu: “Tivestes as costas muito mais do que o mundo inteiro. Transportaste o Criador de todas as coisas. Sou Jesus, aquele a quem serves”.

Foi assim que Reprobus virou São Cristóvão, “aquele que carrega Cristo”. Desse modo, a data tem relação com essa servidão às pessoas.

Porém, o 25 de Julho não é direcionado apenas aos motoristas profissionais de caminhões. Ele também serve para homenagear taxistas, motoristas de ônibus e pequenos entregadores. Ainda existe outra data importante, em 16 de setembro, em que foi decretada mais uma homenagem aos caminhoneiros em todo o Brasil.

No entanto, por estar entre as demais, o dia 25 de julho é um dos mais importantes para quem se dedica profissionalmente à atividade.

Qual é a origem dessa data?

Originalmente, a homenagem do dia 25 de julho era destinada exclusivamente aos caminhoneiros, os grandes responsáveis pelo transporte de cargas no país. Aqui, mais da metade das movimentações de cargas acontece por meios rodoviários, diferentemente do que ocorre em outros países.

Além disso, não é difícil entender a importância dessa atividade e desses profissionais para a economia. Uma greve, como a que aconteceu em 2018, conseguiu paralisar significativamente inúmeras outras atividades. Estragaram alimentos, faltou combustível, a indústria desacelerou, e as vendas caíram. Todo o PIB foi afetado e mais de R$ 16 bilhões foram perdidos ali.

Com tudo isso, é inegável a importância de reconhecermos os esforços e homenagearmos quem se dedica diariamente a fazer com que os bens e insumos circulem pelo nosso país.

Quem são os motoristas brasileiros?

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) fez um levantamento para descobrir as principais informações acerca do perfil do motorista caminhoneiro no Brasil. Entre os principais resultados identificados, está um perfil predominantemente masculino, com homens de 44 anos, em média, e uma renda mensal de cerca de R$ 4.600,00. Grande parte desses trabalhadores já está na profissão há mais de 18 anos.

Os motoristas apresentam uma rotina de trabalho de mais de 11 horas diárias, rodando mais de 9 mil quilômetros todos os meses. Além de tudo isso, enfrentam condições de perigo e insegurança, desgaste físico e comprometimento das relações familiares. Apesar dos pontos negativos, os caminhoneiros também se sentem satisfeitos pela oportunidade de:

  • conhecer diferentes cidades e países;
  • estar em contato com pessoas diferentes;
  • possuir um horário de trabalho mais flexível.

Por que o motorista é tão importante para a nossa sociedade?

Como você viu, tratando-se de motoristas caminhoneiros, a importância da atividade que eles desempenham é inegável. Entender essa relevância é muito simples: imagine todas as formas pelas quais nossa economia seria afetada se as suas atividades parassem.

Possivelmente, muitos empreendimentos reduziriam o ritmo ou parariam junto. Os produtos que estão dentro da sua casa, o alimento na sua mesa até os eletrônicos que você utiliza, talvez, não chegariam até a sua cidade, nem poderiam ser adquiridos por você.

Isso porque a infraestrutura de escoamento de produtos no Brasil foi pensada principalmente com base no transporte rodoviário. Sem ele, os trens, os navios e, até mesmo, os aviões, por exemplo, não dariam conta de toda demanda sozinhos.

Além disso, precisamos considerar todos os motoristas envolvidos com transporte de cargas leves, entregadores, motoristas de transporte de passageiros, e assim por diante. Todas essas pessoas participam todos os dias com a função de fazer com que outros indivíduos, objetos e mercadorias circulem por aí.

Por isso, esses profissionais merecem todo o respeito possível, incluindo a homenagem proposta pelo dia 25 de julho, que também é uma ótima oportunidade para que esses profissionais possam reivindicar seus direitos e lutar por condições de trabalho mais justas.

De qualquer maneira, além de movimentar a economia, o motorista profissional também precisa ser responsável o tempo inteiro pela sua vida e pelos demais, garantindo a segurança nas estradas. Portanto, sempre que tiver a oportunidade de reconhecer os esforços desse profissional pela sua família e pelas demais, agradeça.

Como você viu, a participação do motorista é indispensável na infraestrutura logística que o Brasil utiliza hoje. Por isso, é fundamental proporcionar condições dignas de trabalho, bem como valorizar os esforços de quem vive nas estradas. Isso diz respeito desde a disponibilidade de EPIs para motorista até uma remuneração adequada pelos serviços prestados.

Sem os motoristas, a escoação de bens para ou, pelo menos, diminui significativamente. Os insumos para área da saúde, para as indústrias e até para o varejo demoram mais tempo para chegar aos seus destinos e a custos muito maiores. Então, valorizar os esforços do profissional motorista, como eleger o Dia do Motorista, é uma obrigação de todos nós.

Se você gostou de saber mais sobre essa data comemorativa, não deixe de nos seguir no Facebook e ficar por dentro de outras curiosidades!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    vinilona_cinza_20_2_1

    Materiais Gratuitos