Voltar para a página inicial

Transporte de carga pesada: desafios e dicas para ter sucesso!

Modificado em: maio 31, 2023

Para que o transporte seja feito de maneira adequada e segura, é importante ter atenção às especificidades de cada tipo de carga. No caso da carga pesada, os cuidados devem ser redobrados — afinal, as mercadorias geralmente são valiosas e pesam mais do que o convencional. Portanto, há diversos riscos associados ao trabalho.

Apesar de existirem inúmeros desafios relacionados ao transporte de carga pesada, a boa notícia é que há uma série de boas práticas a serem seguidas para garantir o sucesso dessa atividade. Dessa forma, você poderá chegar ao local de destino com segurança e com os produtos intactos, evitando acidentes, atrasos e outros problemas.

Ao longo deste artigo, você vai entender quais são os critérios para identificar um carregamento como carga pesada. Além disso, vai conhecer os desafios de realizar esse tipo de transporte e as melhores dicas de como efetuar um transporte dessa categoria com sucesso. Continue a leitura para conferir!

O que é carga pesada?

É aquela que compreende todo material que exige grande esforço para ser transportado, sendo mais complexo e apresentando grandezas maiores de peso e dimensão do que outros tipos de transporte, como de açúcar e medicamentos. Em geral, as cargas pesadas têm entre 10 e 14 toneladas e comprimento máximo de 14 metros.

Alguns exemplos de carga pesada incluem transformadores, guindastes, equipamentos elétricos, motores (de aeronaves, industriais ou marítimos), máquinas (industriais, agrícolas ou de construção civil), vagões, veículos, aeronaves, embarcações, entre outros.

Principais desafios em realizar o transporte de carga pesada

Como mencionamos anteriormente, há diversos desafios associados ao transporte de carga pesada. Acompanhe a seguir os principais.

Preços elevados

Entre os custos presentes no dia a dia de quem atua com transporte, nenhum é tão grande quanto o preço do combustível. Para se ter uma ideia, o diesel foi o combustível que mais subiu no Brasil em 2021. Mas as despesas com o transporte de carga pesada vão além do combustível.

Isso porque, como as cargas são extremamente grandes e pesadas, os veículos tendem a se desgastar mais rapidamente. Logo, gastos com manutenção e reposição de peças se tornam mais frequentes. Os valores de pedágio também são maiores para essa categoria e, caso haja algum problema pelo caminho, será necessário investir valores mais altos para lidar com o incidente.

Falta de infraestrutura

Se os carros de passeio já sofrem com a má condição das estradas brasileiras, imagine só os caminhões pesados transportando cargas enormes. Para se ter uma ideia, em uma pesquisa feita pela Confederação Nacional do Transporte, 59% dos trechos do país avaliados apresentaram problemas. Isso traz grande perigo ao transporte, gera atrasos e ainda coloca a vida dos motoristas em risco.

Falta de segurança

É impossível falar em desafios do setor de transporte de carga pesada sem citar o tema segurança. Afinal, como estamos falando de cargas, na maior parte, bastante valiosas, casos de roubos, furtos e depredação são comuns. Em grande parte do país, há pouca ou nenhuma segurança durante a execução das atividades, o que facilita a atuação de criminosos e vândalos.

Burocracia legislativa

Não é novidade saber que a burocracia é um empecilho para muitos empreendedores no Brasil. Pois saiba que o mesmo acontece no transporte de carga pesada, pois a atuação no segmento requer seguir legislações específicas. Também há uma grande imprevisibilidade em relação às taxas e restrições de tráfego para veículos com excesso de peso, que podem mudar a qualquer momento.

5 dicas de como realizar o transporte de carga pesada com sucesso

Para otimizar o transporte de carga pesada e enfrentar os desafios que listamos, é preciso repensar a sua gestão e adotar boas práticas no dia a dia. A seguir, listamos as 5 principais dicas.

1. Defina qual o modal necessário para realizar o transporte

Para que a movimentação de cargas pesadas seja feita de maneira eficaz e com segurança, a escolha do modal de transporte mais adequado é essencial. Para isso, é importante levar alguns aspectos em consideração, como a necessidade de urgência, o tempo de entrega, o trajeto a ser percorrido e se o veículo vai garantir a integridade do material transportado até o seu destino final.

2. Verifique a situação da frota

Caso um trabalho surja em um futuro próximo, a frota de veículos da sua empresa estará pronta para realizar o transporte de carga pesada? Se a resposta for não, é importante ter mais atenção aos veículos. Isso porque é muito importante que seu negócio tenha veículos adequados para lidar com esse tipo de carga e fazer o transporte com agilidade.

3. Mantenha o veículo em condições adequadas

Assim como é importante ter atenção à gestão da frota como um todo, é crucial cuidar dos veículos e mantê-los sempre nas melhores condições. Como estamos falando de cargas pesadas e de grandes proporções, isso é ainda mais importante, pois caso você não dê a atenção necessária à frota, os riscos de acidentes serão maiores.

Para isso, entram em cena as manutenções preventivas. Você deve levar os veículos para a oficina com frequência para que eles sejam revisados e estejam sempre em condições adequadas, caso precisem ser acionados para um trajeto.

4. Cumpra com as legislações

Lembra quando falamos que a burocracia é um dos principais desafios do transporte de carga pesada? Infelizmente, é impossível fugir dela. Para evitar riscos de problemas com a lei, busque se informar sobre todos os fatores relacionados a esse tipo de transporte, como os pesos permitidos e as dimensões máximas.

5. Realize o rastreamento da carga

Essa medida é imprescindível para garantir a segurança dos motoristas da frota e da carga transportada. Ao rastrear a movimentação das mercadorias, sua empresa terá um controle preciso do trabalho e saberá exatamente a localização de cada veículo, o que ajuda a prevenir riscos, cumprir os prazos e evitar situações perigosas.

Como você conferiu, o transporte de carga pesada envolve uma grande gama de desafios. No entanto, eles podem ser superados graças a uma gestão eficiente e cuidadosa, que esteja sempre atenta à situação dos veículos e da frota como um todo, cumpra a legislação e utilize a tecnologia dos rastreadores a seu favor.

Quer aprofundar ainda mais o seu conhecimento sobre este assunto? Então, leia agora sobre o Manifesto de Carga e quem deve emitir!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    vinilona_cinza_20_2_1

    Materiais Gratuitos