+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Não perca 7 dicas para aumentar a vida útil da embreagem do caminhão

Modificado em: junho 6, 2024

Você sabia que por meio de atitudes simples é possível aumentar a vida útil da embreagem do caminhão? Ter um veículo bem cuidado e com manutenções em dia é essencial para trabalhar com segurança, elevar o desempenho e evitar transtornos.

Nesse sentido, cuidar da embreagem é indispensável, pois ela desempenha uma função importante para o funcionamento do caminhão. Além disso, adotar cuidados com o sistema de embreagem contribui para evitar gastos desnecessários e ter um alívio no orçamento.

Se você deseja saber como alcançar a durabilidade da embreagem do seu veículo, nós vamos ajudar! Continue a leitura deste post e veja 7 dicas valiosas para aumentar a vida útil da embreagem e conservar o seu caminhão em ótimas condições!

Importância de conservar a embreagem

A substituição de peças da embreagem é um processo inevitável em algum momento, entretanto, alguns hábitos podem acelerar essa troca. Sendo assim, o esforço excessivo e a troca brusca de marcha são fatores que podem acelerar os danos e comprometer o sistema. Em vista disso, buscar alternativas para preservar a embreagem do caminhão e evitar maus hábitos é imprescindível para trabalhar com tranquilidade. Além de evitar ter problemas nas estradas e atrasar o frete, o que provoca prejuízos consideráveis.

Assim, cuidar da embreagem respeitando os prazos corretos de manutenção preventiva e conduzindo com suavidade é a melhor alternativa para seu bolso — sobretudo, garante que o seu caminhão se mantenha pronto para a rotina de trabalho livre de riscos mecânicos.

7 dicas para aumentar a vida útil da embreagem

Embora o conjunto de peças que compõem o sistema de embreagem se desgastam de forma natural ao longo do tempo, por meio de alguns hábitos diários, é possível garantir maior durabilidade aos componentes da embreagem e evitar trocas consecutivas em pouco espaço de tempo.

Em outras palavras, conduzir o veículo de forma inconsciente e sem cuidados vai acelerar o desgaste das peças, não apenas da embreagem. Por isso, para evitar transtornos e de ficar na mão durante um transporte, a melhor saída sempre será a prevenção.

Sendo assim, veja nos próximos tópicos o que você pode fazer para aumentar a vida útil da embreagem do seu caminhão e rodar com segurança!

1. Evite trocar a marcha rispidamente

A troca de marchas de forma brusca e fora do tempo adequado, considerando a velocidade, é um dos principais fatores que danificam a embreagem. Por isso, tenha atenção especial para trocar marchas de forma suave, pisando no pedal com leveza e sem movimentos ríspidos.

2. Não use o pedal como apoio

Um hábito muito comum entre os motoristas — principalmente nas estradas — e extremamente nocivo para a embreagem é apoiar o pé no pedal. O peso da perna acaba forçando o sistema, portanto, evite tocar no pedal da embreagem e deixe-o livre.

3. Evite as arrancadas

Soltar a embreagem de forma irregular causa arrancadas excessivas e que provocam um atrito forte nos componentes do sistema. Sendo assim, para evitar desgastes prematuros, sempre arranque o caminhão com suavidade, aumentando a velocidade de forma gradativa.

4. Sincronize o acelerador e a embreagem

A troca de marcha gradativa é fundamental para evitar desgastes, pois a aceleração e a embreagem estarão sincronizados. É uma excelente prática para preservar toda a mecânica do caminhão, pois evita que os esforços excessivos acelerem os desgastes nas peças.

5. Evite levar muito peso

O sobrepeso na carga do caminhão, ou seja, carregar acima da capacidade é uma prática perigosa e que coloca toda a mecânica e a segurança do trânsito em risco. Sendo assim, nunca coloque uma carga que ultrapassa a capacidade do veículo, pois vai desgastar todas as peças do sistema de embreagem.

6. Faça a manutenção preventiva

Outra dica importante para preservar o seu caminhão é fazer as manutenções preventivas no tempo correto. Assim, você vai garantir que o sistema de embreagem trabalhe sempre em boas condições, evitando que o desgaste comprometa peças boas e cause ainda mais gastos.

7. Tenha o dobro da atenção em rampas

As estradas e as rodovias brasileiras são conhecidas pela grande quantidade de aclives e declives, que merecem atenção especial do motorista. Assim, tenha cuidado ao trocar de marcha em rampas e evite ficar parado nessas situações, pois o esforço é intenso e pode acelerar o desgaste das peças.

Como saber o momento de trocar a embreagem

O sistema mecânico de um veículo apresenta sinais quando algo não funciona bem. Por esse motivo, todo motorista deve ter atenção e saber interpretar esses sintomas, para levar a um especialista e providenciar os reparos — antes de o problema evoluir para situações de risco.

Quando se trata da embreagem não é diferente e o sistema também demonstra ao condutor que algo está desgastado. No entanto, em muitas situações, esses sinais são leves e passam despercebidos. Assim, no momento que o motorista sente, os problemas podem estar em estágios avançados.

Nesse contexto, uma embreagem que pode estar no momento de trocar peças pode apresentar os seguintes sinais:

  • falta de força nas arrancadas;
  • trepidações no pedal;
  • dificuldade de engatar marchas;
  • ruídos ao pisar no pedal;
  • pedal endurecido;
  • pequenos estalos ao pisar na embreagem.

Embora sejam sinais claros, geralmente iniciam de forma leve e vão se intensificando com o tempo. Por isso, é muito importante notá-los nos momentos iniciais e procurar um mecânico para avaliar o sistema e identificar as peças que precisam ser substituídas.

Sobretudo, identificar os problemas da embreagem nos estágios iniciais vai contribuir para reduzir o custo com a manutenção. Afinal, quando uma peça está extremamente desgastada, pode afetar todo o sistema e exigir uma troca completa, o que vai gerar um valor considerável.

Como você pôde ver, adotar hábitos preventivos e conduzir com atenção é muito importante para aumentar a vida útil da embreagem. Portanto, não deixe de seguir as dicas para alcançar a durabilidade e manter seu caminhão em boas condições, além de economizar.

Gostou do post? Agora, o que acha de ler outro conteúdo e aperfeiçoar seus conhecimentos? Não perca tempo e leia agora mesmo sobre a depreciação de caminhão!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    vinilona_cinza_20_2_1

    Materiais Gratuitos