+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

5 dicas de economia no transporte de cargas

Modificado em: junho 6, 2024

Quem deseja melhorar de vida e manter-se na profissão de transportador de cargas deve passar por todo um processo de aperfeiçoamento e amadurecimento. Essa exigência tem acontecido por diversos motivos, desde a concorrência mais acirrada até o desenvolvimento de novas tecnologias.

Entretanto, o principal motivo está em realizar uma economia no transporte de cargas, para que você possa se manter competitivo no mercado e consiga conquistar uma boa rentabilidade.

Quer otimizar os seus resultados em um setor onde os desafios imperam? Confira agora o nosso conteúdo!

Conheça os principais custos envolvidos no transporte das cargas

Antes que você saiba quais são as melhores dicas para economizar no transporte de cargas, é necessário que nós contextualizemos os maiores custos relacionados ao dia a dia dessa profissão. Colocando em pauta tais informações, fica mais fácil arranjar alternativas que viabilizem a economia e a diminuição dessas despesas. Confira!

Gasto com combustível

Esse é, sem sombra de dúvidas, o custo mais elevado de todos, pois perpassa por consecutivas altas no preço do diesel. Mesmo após o corte realizado pelo Governo Federal em função da greve dos caminhoneiros, esse combustível subiu para um valor maior do que inflação em 2018. Mas você pode reduzir esse gasto com algumas dicas que traremos ainda neste texto.

Preço do pedágio

O custo do pedágio é outra despesa que acaba pesando bastante no orçamento dos transportadores de carga. Você deve ter em mente que um caminhão é cobrado por cada eixo toda vez que passa por um ponto de cobrança.

Manutenção do caminhão

Toda máquina necessita de manutenção, e o caminhão não foge à regra. Assim, é importante manter uma constante atenção, para que ele não se desgaste ou venha a trazer prejuízos em função da troca de peças. Portanto, essa é uma despesa que não deve ser menosprezada, mas que pode ser reduzida por meio dos cuidados básicos com o seu veículo.

Despesas com o veículo

Os gastos com IPVA, DPVAT, licenciamento e seguro total são despesas indispensáveis e indissociáveis à profissão de transportador de cargas. Por esse motivo, elas são difíceis de reduzir, necessitando que sejam pagas à vista, para obter descontos. Além disso, é possível buscar por seguros que saiam mais em conta.

Gastos na estrada

Para realizar a sua jornada normalmente, o caminhoneiro precisa de coisas básicas, como alimentação, higiene pessoal e hospedagem. Os gastos com essas necessidades também apresentam um peso relativo nas despesas do transportador.

Aprenda as 5 melhores dicas para economia no transporte de cargas

Após conhecer todas as despesas que envolvem o dia a dia de quem trabalha com transporte de cargas, chegou o momento de ficar por dentro de todas as dicas para economizar durante a sua rotina como caminhoneiro. Preparamos um guia especialmente para você, acompanhe!

1. Economize gastos com combustível

Já abordamos como as despesas com o diesel são as mais pesadas para o bolso do transportador. Por esse motivo, é necessário que haja uma economia considerável em relação a esse ponto. A diferença pode parecer mínima, mas após analisar ao longo prazo, você verá as vantagens dessa redução de custos.

Existem algumas regras básicas para diminuir os gastos com o combustível. A primeira delas se refere a um consumo moderado, que significa basicamente não desperdiçar diesel. Manter o seu veículo sempre com a revisão em dia também ajuda a gastar menos. Outra prática que devemos destacar é a adoção de uma condução suave, sem acelerações forçadas ou freadas repentinas.

Outra maneira de economizar dinheiro com combustível é abastecer em lugas onde o valor do litro saia mais em conta. Saiba que é possível utilizar aplicativos de celular que conseguem informar onde é localizado o posto com os melhores preços perto de você.

A última forma de reduzir os custos com o diesel é planejar corretamente as rotas mais eficientes para o transporte. Você pode pesquisar por trajetos antes de sair em viagem, evitando locais com trânsito ou vias acidentadas.

2. Evite pedágios

Caminhões de grande porte e com muitos eixos podem chegar a pagar centenas de reais em uma viagem muito longa, o que representa uma despesa extremamente elevada para o transportador — sem contar o caminho de volta que ele terá que fazer. Entretanto, você pode reduzir expressivamente essa despesa, por exemplo, realizando transportes para empresas que reembolsam os valores do pedágio.

Essa é a maneira ideal de economizar dinheiro no transporte de cargas, pois os custos são transferidos do caminhoneiro para a empresa contratante. Dessa maneira, é possível retirá-los de vez do seu orçamento.

3. Faça a manutenção do caminhão

Realizar a manutenção do veículo é extremamente indicado como economia de despesas, pois os custos desse serviço são compensados após a revisão evitar prejuízos com peças desgastadas. Quando um componente do sistema mecânico fica prejudicado, as outras peças também acabam forçadas e danificadas.

Nesse embalo, as contas da oficina só aumentam e você acaba não resolvendo o seu problema. No pior das situações, o seu caminhão ficará incapacitado de rodar e você, impossibilitado de trabalhar. Sem contar que toda essa situação pode acontecer durante a viagem, ocasionando atrasos, transtornos e, consequentemente, mais despesas.

4. Realize o rodízio dos pneus

Ter o devido cuidado com os pneus do seu caminhão é uma maneira eficaz de economizar dinheiro, pois, obviamente, eles são caros demais. Todo caminhoneiro sabe que, quando uma troca é necessário, os gastos são enormes. Assim, faça com que os seus pneus durem o máximo possível.

Tenha o hábito de deixá-los sempre bem calibrados, além de realizar o rodízio com regularidade. Dessa maneira, é possível aumentar significativamente a vida útil dos pneus.

5. Busque pelo melhor seguro

O valor cobrado por seguradoras de caminhões, apesar de variar, costuma ser alto. Afinal de contas, a cobertura realizada por eles também é ampla, para que seja capaz de suprir qualquer eventualidade. Sendo assim, o caminhoneiro necessita estar atento quanto às cotações dos serviços prestados por diversas seguradoras, pois a diferença entre elas é grande. Lembre-se de contar sempre com um corretor de seguros.

transporte de cargas

Você acabou de conferir as 5 maiores dicas para realizar uma boa economia no transporte de cargas. Aproveite para ter um planejamento financeiro mais eficiente e, assim, conseguir colocar em prática tudo o que aprendeu!

Gostou deste texto? Compartilhe-o nas redes sociais e divida esse conhecimento com outras pessoas!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    vinilona_cinza_20_2_1

    Materiais Gratuitos