Cadastre-se e receba novidades  
Selecione o assunto de seu interesse:
Enviando sua inscrição  
Loading...
Vida de Caminhoneiro

Saiba como proteger carga de caminhão e evitar prejuízos

proteger carga de caminhão
banner-blog-vinilona-superfacilPowered by Rock Convert

Proteger carga de caminhão é uma obrigação cotidiana do trabalho do caminhoneiro, independentemente do trajeto ou do que é levado no volume. Em jogo, estão alguns pontos importantes, como a segurança na direção e a conservação da própria carga.

Mais do que simplesmente ter boas práticas no volante, é preciso pensar em um modelo de proteção que possa ser aplicado sobre a carga. A movimentação do veículo, as condições do tempo e uma série de outros detalhes podem influenciar no volume. Da origem até o destino, muita coisa pode acontecer, mas cabe ao caminhoneiro fazer a sua parte na hora de proteger o que ele transporta.

Neste post, falaremos sobre a proteção de carga do caminhão! Saiba porque ela deve ser feita, como funciona e quais são os acessórios usados para isso.

Por que é essencial proteger carga do caminhão?

Proteger carga de caminhão é, antes de tudo, uma obrigação. Fretes têm seguros que garantem cobertura caso algo aconteça com o volume, no entanto, esse valor só pode ser recuperado se há condições mínimas de proteção comprovadas. Diante disso, contratantes de frete só fecham negócio com caminhoneiros que garantem essa proteção.

Além da questão burocrática, a proteção é o que garante que o material transportado chegará com segurança até o destino. Há alguns fatores que podem impactar negativamente o volume carregado, gerando a perda de parte da carga ou, até mesmo, a danificando. A seguir, veja as principais razões que fazem a proteção de carga ser essencial.

Roubo

Só na apuração do ano de 2018, foram registrados 22 mil roubos de cargas em todo o Brasil. O número assustador e intimidador deve ser um alerta para quem está nas estradas. A proteção de carga é também uma forma, ainda que primária, de tentar dificultar a ação de criminosos.

Mais especificamente, quando são utilizados recursos como a lona de cobertura de carga, os furtos podem ser evitados. Essas situações podem acontecer em momentos de parada para abastecimento, descanso e alimentação do caminhoneiro. A segurança da carga também passa por evitar brechas para roubos.

Condições climáticas

Passar por diferentes regiões do Brasil expõe o caminhoneiro a todo tipo de condição climática possível. Fortes chuvas, sol intenso e frio têm diferentes impactos sobre a carga, mas todos eles perigosos, especialmente quando em excesso. Proteger a carga da ação do tempo é algo corriqueiro e fundamental para qualquer caminhoneiro.

O uso das lonas dá mais tranquilidade para que as viagens não tenham que ser interrompidas quando, por exemplo, a chuva começa a cair em determinado trecho. Lonas impermeáveis cumprem bem esse papel, especialmente em cargas a granel e outras mais vulneráveis.

Como proteger a carga do caminhão?

Proteger carga de caminhão não é algo difícil quando o caminhoneiro está atento e por dentro do que é necessário para evitar riscos. Desde práticas seguras até o entendimento do que é carregado, alguns detalhes fazem a diferença nessa questão. Confira o manual básico de pontos que precisam ser considerados para garantir a segurança dos volumes.

Estacione em locais seguros

Por vezes, o cansaço ou a falta de paradas mais bem estruturadas fazem com que o motorista estacione em qualquer lugar. Áreas pouco iluminadas, sem comércio local e desertas podem ser convidativas a criminosos. O ideal é evitar esses lugares e optar sempre por paradas seguras e movimentadas.

Guia completo para ter segurança das estradasPowered by Rock Convert

Evite comentar sobre o conteúdo transportado

Nas paradas, há também momentos em que caminhoneiros se reúnem para conversar sobre a vida na estrada ou, simplesmente, socializar. No entanto, nem todo são conhecidos, o que deve ser motivo de precaução. Evitar falar sobre o conteúdo da carga é uma forma de se proteger contra ações criminosas em conjunto, já que não se pode confiar em qualquer pessoa.

Entenda as necessidades da carga

Quando o caminhoneiro entende o que carrega e as necessidades do produto, facilmente, ele pode agir para conservar aquele volume. No caso de cargas que precisam respirar, como hortifrutis, não é recomendada a proteção com lonas sintéticas, por exemplo. Ter esse conhecimento vai ajudar a contar com os recursos de proteção mais adequados.

Tenha uma boa lona de proteção

A lona de proteção é o principal recurso para evitar que cargas estejam em contato com a variação do clima ou facilmente acessíveis por pessoas não autorizadas. Mais do que simplesmente ter a lona, é preciso contar com um produto qualificado, adequado às características do volume e construído com materiais resistentes.

Qual é a importância da qualidade da lona para a proteção da carga?

A qualidade da lona faz toda diferença na hora de proteger carga de caminhão. No mercado, é possível encontrar o produto de diferentes preços, mas a busca deve ser por uma relação custo-benefício concreta.

Isso representa um produto de qualidade por um preço justo. Uma boa lona traz proteção para diferentes tipos de cargas e suas exigências. Bons materiais também são desenvolvidos com parâmetros únicos para entregar a melhor qualidade possível.

Materiais adequados

Uma lona superior é produzida para suprir as necessidades que as cargas têm, considerando a exposição durante as viagens. As mudanças de temperatura, a ação do vento em diferentes regiões e outros fatores climáticos podem ser prejudiciais, se a lona utilizada não oferecer proteção total para o tipo de volume que é transportado.

Excelência de produção

As melhores marcas do mercado desenvolvem seus produtos por meio de padrões de qualidade que são realmente necessários. A produção é conduzida em um alto nível de excelência, o que garante ao consumidor a compra da lona ideal.

Como escolher uma lona de qualidade?

O primeiro ponto é a escolha de um fabricante renomado e com vasta experiência no mercado, como a Sansuy. Ela oferece produtos que servem realmente para proteger a carga de caminhão, desenvolvidos atendendo às exigências dese tipo de mercado.

Para transporte, por exemplo, a lona ideal é a Vilinilona, que consegue aliar flexibilidade e resistência no mesmo material. Além disso, ela tem outra característica que não dá para abrir mão: a impermeabilidade. É um produto que vai durar muitos anos e que aguenta a batida do ritmo intenso da vida nas estradas.

Proteger carga de caminhão com qualidade e precisão é completamente possível. Uma lona de qualidade é a ferramenta fundamental nessa escolha, sempre pensando em resistência, impermeabilidade, acabamento de qualidade e flexibilidade.

Visite a loja on-line da Sansuy e confira nossa seleção de lona para caminhões!

E-book: Caminhoneiro - saiba o passo a passo para se tornar um microempreendedor individualPowered by Rock Convert