Voltar para a página inicial

O que é agricultura de precisão e quais são os seus benefícios?

Modificado em: maio 31, 2023

Os agricultores que buscam produzir cada vez mais, certamente, já tiveram dúvidas sobre o quanto precisam investir em tecnologia em seu negócio. E é importante que fique claro que não estamos falando somente de máquinas, mas de todo o negócio agrícola. Nesse sentido, surge uma alternativa muito viável: a agricultura de precisão.

Saber o que é e implementar a agricultura de precisão na propriedade é imprescindível para colher excelentes resultados em uma área tão competitiva como a do agronegócio. Essa é uma técnica que tem sido cada dia mais implementada e que não é restrita apenas a grandes fazendas. Até mesmo os pequenos produtores podem usar a agricultura de precisão.

Agora você deve estar se perguntando: o que é essa tal agricultura de precisão e quais os benefícios que eu posso ter na minha propriedade ao adotá-la? É sobre isso que vamos falar agora. Continue acompanhando e confira!

O que é agricultura de precisão e quando chegou ao Brasil?

Embora a transformação digital do mundo pareça ser algo bem novo, podemos afirmar que a agricultura de precisão teve seu primeiro aparecimento na década de 90. Nos anos 2000, bem no começo, as pessoas já podiam contar com equipamentos nacionais e consultorias para aplicar doses variáveis de insumos, baseadas em mapas.

Além disso, vale ressaltar que já são mais de 17 anos de produção de conteúdo científico a respeito desse tema, lembrando que o primeiro Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão (ConBAP) aconteceu em 2004.

Foi aí que novos negócios começaram a surgir, com o objetivo de prestar consultoria e serviços para o uso das tecnologias e, também, de fornecer essas tecnologias no mercado. A agricultura ganhou novos tipos de profissionais e de insumos, que, hoje em dia, passam a ser cada vez mais importantes. Atualmente, é muito forte o uso das mais variadas ferramentas que vieram da agricultura de precisão, sendo uma tendência que só cresce no país.

Podemos definir a agricultura de precisão como sendo uma diferenciada forma de manejo nas lavouras. Ela busca entender as necessidades da área de plantação, estudá-la e explorá-la, a fim de ter um retorno sustentável e financeiro bem maior. O foco é totalmente no uso da tecnologia para monitorar as atividades agrícolas.

Portanto, esse é um sistema que possibilita fazer um controle bem mais eficiente e melhor da produção agrícola. Afinal, os produtores podem coletar e analisar as informações do campo pelos sensores. Assim, as decisões são tomadas e aplicadas de forma automática, sempre com objetivo de garantir maior qualidade e produtividade na produção.

A tecnologia no campo tem ficado cada vez mais acessível para os agricultores. Por isso, entender as inovações e mudanças acaba sendo um ponto muito fundamental nesse momento de transição para o digital.

Quais são os principais benefícios da agricultura de precisão?

Há muitas vantagens em aderir à agricultura de precisão. Isso porque essa é uma tecnologia que chegou para agregar mais informação e valor para as atividades. Veja, a seguir, algumas das vantagens que selecionamos!

Aumenta a produtividade

Uma das maiores vantagens é ser capaz de identificar cada espaço e, com isso, aumentar consideravelmente a produtividade. Ou seja, por meio da possibilidade de uma interpretação mais assertiva, você consegue saber o que cada local necessita e, com isso, prever as ações que precisam ser feitas para alcançar os resultados desejados. Dessa forma, é possível trabalhar as áreas que estão mais precisando de melhorias.

Evita o desperdício

Com a ajuda de sistemas especializados, consegue-se outra grande vantagem: é possível evitar o desperdício. Isso porque o produto passa a ter um controle bem maior dos insumos e, com isso, evita gastos altos com fertilizantes e com irrigação. Utilizando as técnicas corretas, é totalmente possível usar somente o que precisa para determinadas situações no campo.

Gera menores danos ao meio ambiente

Outro grande benefício que podemos citar da agricultura de precisão é que ela ajuda na redução dos danos ao meio ambiente e ao solo. Da mesma forma que evitam o uso excessivo de produtos e de água, as atividades acabam reduzindo os riscos de danificação ao solo. Afinal de contas, a contaminação ambiental é reduzida, por meio de operações que fazem a distribuição dos produtos de modo dosado.

Não para por aí. Há ainda muitas outras vantagens, como: redução de custos; economia de insumos; melhora da tomada de decisões; visualização da propriedade; melhora da qualidade do produto e das operações; e muito mais.

Quais são as principais ferramentas utilizadas na agricultura de precisão e por que são necessárias?

A agricultura de precisão conta com inúmeras tecnologias de monitoramento que realizam a mensuração exata dos insumos necessários e adequa o manejo conforme os resultados adquiridos nas estatísticas. Só se consegue tudo isso devido às ferramentas que estão disponíveis para a agricultura de precisão. Veja, a seguir, algumas delas!

  • Sensores: o uso dessa ferramenta acaba contribuindo de diversas maneiras, fornecendo dados que ajudam os produtores a monitorar a lavoura. As principais tecnologias de sensoriamento são eletroquímicos, mecânicos, ópticos e capacitivos.
  • Piloto automático: ele é usado para diminuir os erros na operação das máquinas, pois garante uma uniformidade maior da atividade por causa da velocidade constante.
  • Drones: são ferramentas que facilitam o levantamento dos dados, fornecendo informações bastante estratégicas para os fazendeiros. A aplicação dos drones na área agrícola tem sido favorecida pela redução dos custos de softwares e equipamentos e pelo avanço da tecnologia.
  • Controle de aplicação de insumos: é uma tecnologia que evita gastos e otimiza o processo, uma vez que permite que o insumo seja aplicado apenas no local indicado e quando necessário.
  • Adubação de precisão: é outra ferramenta que evita perdas, pois garante uma adubação direcionada para a área que está realmente precisando.
  • Barras de luz: é um dispositivo que apresenta vários benefícios à distribuição de adubos e de sementes, definindo os espaçamentos com uma precisão bem maior.

Bom, todos os dias, surgem novas tecnologias, sensores e plataformas que acabam ajudando na coleta, análise e aplicação adequada dos insumos. Por meio das ferramentas certas, os agricultores entendem as variações da sua propriedade, aplicando os insumos onde é necessário e evitando custos desnecessários.

Bom, neste texto, apresentamos a você o que é a agricultura de precisão, quais são suas vantagens, as ferramentas necessárias e o quanto ela cresceu no Brasil, usando tecnologias que simplificam a coleta e aplicação de dados e que permitem usar os recursos com uma eficácia muito melhor.

Enfim, a agricultura de precisão conta com inúmeras ferramentas que permitem que os agricultores façam a gestão da sua propriedade, com o uso dos insumos no lugar adequado, na hora correta e na quantidade certa. É claro que isso promove a sustentabilidade da lavoura, a economia de recursos financeiros e o aumento da produtividade.

E aí, gostou do texto e quer aprender mais com os nossos conteúdos? Então aproveite a visita em nosso blog e acesse também o Guia completo para uma gestão rural eficiente e acertada!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos