+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Saiba quais são as principais características da truticultura

Modificado em: maio 31, 2023

Produtores rurais preocupados com o tipo de peixe mais adequado para criar na região onde estão inseridos devem ficar por dentro das principais características da truticultura.

Essa pode ser a grande oportunidade que piscicultores como você estavam esperando para obter os maiores benefícios de uma criação arrojada. Neste artigo, vamos mostrar como essa prática funciona no Brasil e os melhores lugares para que ela aconteça da melhor maneira possível.

Não perca tempo e confira agora as principais características dessa cultura de peixes!

O que é truticultura e como essa prática está inserida no Brasil?

Truticultura é criação de trutas — um tipo de cultura que está em ascensão no Brasil. No geral, o cultivo de peixes no nosso país nunca foi um negócio tão proveitoso.

Apenas no ano de 2018, o crescimento da produção de pescados girou em torno dos 4,5%, graças a alta demanda. Fique sabendo que a truta é dos principais tipos de produto desse ramo, exatamente pelo baixo teor de gordura e a sua carne saborosa.

Uma espécie bastante adaptável às águas com temperaturas mais frias é a truta arco-íris, que foi inserida no país pela Serra da Bocaina, localizada entre São Paulo e Rio de Janeiro, durante a década de 1950. O estado de Santa Catariana também se destaca com um número elevado de criadores dessa espécie, onde são extraídas cerca de 700 toneladas de proteína por ano, o que representa 44% de toda a produção nacional.

A truticultura exercida na Serra Catarinense também marca presença na produção do estado com uma produção anual de aproximadamente 400 toneladas — grande parte resultante de produtores inseridos na agricultura familiar. Essas criações retiram cerca de 35 quilos de pescados por metro quadrado, sendo a respectiva cultura realizada por meio de tanques de alvenaria, onde a água é renovada constantemente.

Campos do Jordão também marca uma forte presença na truticultura brasileira. A sua produção é realizada com um grande rigor técnico, o que garante a qualidade do produto final. Em 1974, os produtores dessa região inauguraram a primeiro comércio oficial de trutas do Brasil, abrindo as portas para esse tipo de mercado e demonstrando o grande valor econômico que o peixe tem para o país.

É importante saber que essa espécie de peixe proporciona bons índices de rentabilidade, pois atingem o peso ideal para o abate de 300 g em cerca de 10 meses, após iniciado o cultivo. Garantimos que você não vai querer ficar fora dessa oportunidade.

Quais são as principais características da truticultura?

Agora que você sabe o que é truticultura e o seu cenário em território brasileiro, fique por dentro das principais características dessa prática.

Qual é a temperatura ideal para a reprodução das trutas?

É certo que as trutas apenas se reproduzem em temperaturas abaixo de 12 ºC e em tanques que sejam capazes de reproduzir um ambiente natural dos peixes, onde eles sobem a correnteza.

Por esse motivo, a reprodução dessa espécie começa por meio dos machos com as fêmeas. A maturidade sexual desse peixe inicia-se no segundo ano, mas apenas se as condições ambientais estão propícias e a nutrição, adequada.

É importante que esses estímulos ambientais sejam realizados, para que os animais possam se reproduzir naturalmente. Caso contrário, será necessária uma intervenção artificial para que eles possam desovar. Esse processo consiste em um tipo de massagem no abdômen dos peixes, para que eles possam extrusar os óvulos.

Como é realizada a fertilização das trutas?

A fertilização das trutas, quando realizada em viveiros artificiais, não acontece de maneira natural, sendo necessário que o produtor rural interfira no processo. Sendo assim, para que a inseminação artificial aconteça, torna-se necessário o recolhimento dos óvulos da fêmea e o sêmen do macho, que, como citamos, é realizado por meio da compressão abdominal do animal.

Após esse procedimento, é muito importante que o período de incubação e alevinagem sejam respeitados, e que os seguintes recursos possam ser devidamente proporcionados à criação: água, manejo e cuidados corretos.

Qual é a condição ambiental correta?

Lembre-se de que os peixes menores apresentam um metabolismo mais acelerado, demandando, consequentemente, mais oxigênio. Assim, é necessário que o piscicultor saiba qual é a quantidade de litros a cada minuto para a vazão de água, além da quantidade de oxigênio disponível.

É muito importante que uma vazão elevada dos tanques seja respeitada, para que a água seja renovada a cada hora. Esse fator é decisivo para o nível de oxigênio exigido pelas trutas. Para tanto, uma mecânica é necessária para que a água possa ser reutilizada em cada cinco baterias de tanque. Deve-se destacar que, mesmo que a utilização da água seja grande, a mesma não fica parada na sua propriedade.

Qual a vantagem de criar trutas em tanques?

Trutas necessitam de águas cristalinas e sem química para que possam se reproduzir e dar continuidade à espécie. O principal motivo para você criar trutas em tanques é a elevada produtividade e a redução da taxa de mortalidade dos peixes. Assim, será possível conservar as características naturais da espécie e a sua respectiva qualidade.

Além disso, a alimentação é facilitada por meio de toda uma logística da sua fazenda — um fator importante de salientar, pois custos barateados colocam a qualidade do peixe em risco. Essa logística apresenta uma metodologia bem específica, e é necessário prestar atenção quanto a idade, o tempo de alimentação e o tipo de ração oferecida.

A Sansuy é uma empresa consolidada no mercado brasileiro e oferece soluções para piscicultura que facilitam todo o processo de criação. Nosso Vinitank é um tipo de reservatório circular, moldado com tela de fios aço e bolsão fabricado por meio de laminados de PVC reforçado. Ao adquirir um tanque Sansuy você pode ter a certeza de estar fazendo a escolha certa para a sua criação de peixes.

Você acabou de conferir tudo sobre truticultura, como esse tipo de criação é próspero no Brasil e as suas principais características. Não perca a chance de colocar em prática o que aprendeu. Seja também um criador de trutas!

Caso esteja procurando por tanques de piscicultura, conheça o nosso Vinitank. Os produtos da Sansuy são referência em todo o país!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos