O uso do solo como sustento a partir do cultivo de diversos produtos, respeitando o ecossistema, é muito importante para alavancar a economia. Diante desse contexto, a expansão da agricultura familiar, com incentivos a mecanismos facilitadores sob o ponto de vista de logística e comercialização, precisa de oportunidades para acontecer.
Se você quer saber o que é agricultura familiar, incluindo conceito, funcionamento e possibilidades de investimento, continue lendo este artigo. Boa leitura!
O que é a agricultura familiar?
Para entender a definição de modo objetivo, vamos recorrer à Lei Federal nº 11.326, em vigor no Brasil desde julho de 2006. A norma indica que, para se adequar ao conceito de agricultura familiar, a atividade precisa atender a alguns critérios, como:
- área máxima de quatro módulos fiscais;
- mão de obra majoritariamente familiar;
- percentual mínimo de receita oriunda das próprias atividades;
- funcionamento gerenciado pela família.
Na agricultura familiar, portanto, o processo de desenvolvimento de alimentos busca, como foco, a subsistência do produtor a partir da comercialização exclusiva dentro do mercado interno brasileiro.
Não há, evidentemente, atividades de exportação ou produção em larga escala visando à alimentação de animais, por exemplo. Além disso, na agricultura familiar, existe uma grande variedade de itens sendo cultivados, em vez da exclusividade em soja ou milho, como é o caso de negócios maiores no ramo.
Como é a agricultura familiar no Brasil?
Dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar deixam clara a relevância do setor no Brasil: 77% dos estabelecimentos agrícolas no país são familiares. Eles são responsáveis por 23% do valor bruto da produção agropecuária do país, tendo um importante papel como motor econômico e social.
Além disso, a agricultura familiar é a principal fonte de geração de emprego no campo, com mais de 10,1 milhões de postos de trabalho gerados (o que representa 67% das ocupações rurais). Para se ter uma ideia, 90% dos municípios brasileiros de até 20 mil habitantes têm na agricultura familiar a principal fonte de receita.
De que forma ela funciona?
As atividades da agricultura familiar, que envolvem o trabalho com a terra e o cuidado com as propriedades, devem figurar dentro do padrão exigido pela legislação. Apenas assim é possível garantir a manutenção da cadeia produtiva de forma constante.
Entre as práticas rotineiras estão o cavamento, a remoção e o transporte de terra, a inclusão de adubos, o revolvimento do solo, a exclusão de ervas espontâneas, entre outras atividades comuns.
Para a execução do trabalho, é demandada uma série de instrumentos, que vão bastante além de simples pás e enxadas. Veja alguns deles:
- ancinhos: para nivelar o solo e eliminar torrões;
- cavadeiras: sejam retas ou articuladas, permitem plantar árvores ou fixar postes e cercas;
- carrinhos de mão: facilitam o deslocamento de itens e materiais dentro do espaço de cultivo;
- trituradores: servem para reduzir vegetais sem depender exclusivamente do destino deles.
Por que a agricultura familiar é importante?
Graças aos produtores familiares, o país é abastecido com produtos fundamentais de origem animal, como arroz, feijão, hortaliças, frutas, ovos e leite. Com isso, contribuem diretamente para a segurança alimentar de milhões de brasileiros.
Outro ponto que evidencia a importância da agricultura familiar é a diversidade de cultivos, somada à proximidade com o consumidor final. Isso significa que os alimentos chegam de forma mais rápida e acessível à população, reduzindo a dependência de grandes produtores e fortalecendo as economias locais.
Por esses motivos, a agricultura familiar é considerada um pilar para o desenvolvimento sustentável, atuando na preservação da biodiversidade, promovendo a inclusão social e valorizando o conhecimento das comunidades rurais.
Qual a relação entre agricultura familiar e sustentabilidade?
As grandes monoculturas, como as de soja e café, são altamente mecanizadas e, muitas vezes, não adotam as práticas sustentáveis necessárias. A agricultura familiar, por sua vez, caminha lado a lado com a sustentabilidade ambiental, equilibrando a produção agrícola com práticas diversificadas e conscientes.
Isso é possível graças à implementação de diversas atividades sustentáveis, como o uso de recursos de maneira eficiente, o respeito aos ciclos naturais, o baixo uso de agrotóxicos e a rotação de culturas. Assim, os nutrientes do solo não são exauridos, os corpos hídricos não são comprometidos, entre outros benefícios.
Portanto, é possível destacar que as práticas sustentáveis adotadas na agricultura familiar são essenciais para preservar o meio ambiente, fazer a manutenção da biodiversidade e contribuir para a produção de alimentos mais saudáveis.
Como investir na agricultura familiar?
Para entrar nesse mercado, vale entender melhor os benefícios oferecidos por programas governamentais de estímulo ao pequeno agricultor. O BNDES, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), entrega oportunidades de ampliação e modernização estrutural na zona rural, por exemplo.
Dentro do Pronaf, existem os chamados subprogramas. Um deles é voltado às mulheres agricultoras, enquanto outro incentiva o investimento em sistemas orgânicos e ecologicamente corretos.
De qualquer maneira, é possível dar os primeiros passos na agricultura familiar sem financiamentos. Nesse cenário, a piscicultura tem ganhado bastante espaço como alternativa.
Como os produtos da Sansuy podem ajudar?
A piscicultura, hoje, é uma atividade altamente rentável para muitas famílias — e a Sansuy conta com muitas opções capazes de otimizar a produção. A seguir, veja alguns dos melhores produtos à disposição para impulsionar o negócio.
Tanques
Em formato circular, retangular, quadrado ou octogonal os tanques têm diversas alternativas de capacidade. Eles atuam como catalisadores da criação de organismos aquáticos, servindo para otimizar muitas atividades dentro da piscicultura. É o caso da desova, engorda de peixes e manutenção de reprodutores. Existe a possibilidade do tanque-rede da Sansuy também, fica submerso na água e é fabricado com o legítimo Sannet, uma tela de poliéster de alta tenacidade recoberta com PVC flexível resistente a intempérie, garantindo a flexibilidade necessária ao manejo da produção. Excelente para a criação de diferentes espécies no mesmo ambiente e sistema modular que permite a multiplicação ilimitada de tanques. Instalação simples e rápida além da facilidade no transporte, manejo, limpeza e reparos.
Vinimantas
As Vinimantas são muito importantes em tanques escavados, atuando como uma barreira contra infiltrações e perdas de água. Elas têm produção baseada em um composto de PVC, além de aditivos, plastificantes e estabilizantes, garantindo flexibilidade e resistência.
Caixas d’água para armazenamento
Manter água estocada pode ser fundamental em casos emergenciais de falta de disponibilidade do líquido. As caixas d’água da Sansuy entregam mobilidade e flexibilidade, podendo ser instaladas para agregar mais uma opção de segurança à piscicultura.
A agricultura familiar é a fonte de sustento de milhões de famílias no Brasil, sendo uma excelente alternativa de investimento. Diante desse cenário de expansão, lembre-se de que é preciso contar com produtos de qualidade no cultivo de qualquer espécie ou alimento, além de seguir as exigências da legislação e adotar práticas sustentáveis.
Interessou-se pelo assunto e deseja conferir outros conteúdos relacionados? Siga as nossas redes sociais e acompanhe todas as novidades: estamos no Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube!