Voltar para a página inicial

Transporte multimodal: saiba como funciona e vantagens!

Modificado em: maio 31, 2023

Quando o assunto é transporte de carga, buscar agilidade nas entregas e otimizar custos são objetivos primordiais. Para tal, a utilização de mais de um modal em diversas vezes é bastante eficiente no aprimoramento dos serviços logísticos. É aí que entra o transporte multimodal.

Saber como essa modalidade de transporte funciona é fundamental, ainda mais se tratando de grandes empresas que trabalham com medicamentos, insumos ou produtos estrangeiros, categorias que exigem esse tipo de transporte com mais frequência.

Para entender melhor sobre o funcionamento, objetivo, vantagens, entre outras informações sobre o transporte multimodal, continue conosco. Boa leitura!

O que é transporte multimodal?

O transporte multimodal consiste no uso de duas ou mais modalidades de modais de transporte por meio de um único contrato. Seu objetivo é proporcionar mais eficácia e agilidade às operações de transporte de cargas.

Ou seja, até alcançar seu destino, a mercadoria será transportada por aviões, navios, caminhões, trens ou qualquer outro tipo de condução essencial para concluir o envio.

Para que esse tipo de transporte ocorra, é necessária a existência de um OTM (Operador de Transporte Multimodal), uma empresa de logística que ficará responsável pelo envio da carga, mesmo que não execute nenhuma das fases do serviço logístico.

Quais as diferenças do transporte multimodal para o transporte intermodal?

Apesar de serem confundidas, as duas modalidades de transporte oferecem estratégias diferentes.

Como você viu, no transporte multimodal, a movimentação de mercadorias é executada por meio de apenas um contrato, ainda que essa atividade exija a utilização de diversos meios de transporte. Essa tarefa é realizada pelo OTM, que usa um único documento em todo o trajeto.

Já no transporte intermodal, há um contrato específico para cada fase do percurso, pois, neste caso, são contratados operadores logísticos diferentes. Dessa forma, a cada nova etapa da movimentação, novos documentos são emitidos.

Além disso, enquanto no multimodal o operador de transporte fica responsável pela segurança de toda a mercadoria, no intermodal, cada operador responde pelo produto que está levando.

Quais são os tipos de transporte multimodal?

Para conhecer melhor sobre o processo de transporte multimodal no país, é necessário conhecer os tipos de modais disponíveis para realizar essa operação. Confira a seguir os modais de transporte existentes e suas principais características.

Modal ferroviário

O modal ferroviário utiliza trens para fazer o transporte de cargas. Embora seja muito eficiente na movimentação de mercadorias a longa distâncias e volumosas, não é uma modalidade tão popular no Brasil.

Isso porque o investimento nas linhas ferroviárias não é tão alto, o que acaba reduzindo a amplitude das rotas atendidas. Atualmente, esse meio é mais utilizado no transporte de cargas a granel e produtos agrícolas, como o açúcar.

Modal aéreo

No modal aéreo, são utilizados aviões para fazer o deslocamento de cargas. Esse método é bastante comum no transporte de cargas de alto valor agregado e nas entregas urgentes.

A principal vantagem, aqui, é a segurança e a rapidez dos aviões, que conseguem percorrer longas distâncias em um espaço de tempo menor. Entretanto, a agilidade também representa um aumento no custo da operação logística.

Modal aquaviário

O modal aquaviário, como o nome já diz, é o transporte realizado na água. Ele pode acontecer no mar, rios, ou pelos lagos, utilizando barcos e navios.

Assim como o modal aéreo, ele é um excelente método de transporte a longas distâncias. A grande vantagem está no volume da carga, já que os navios conseguem transportar uma quantidade maior de mercadorias.

Normalmente, o custo dessa operação é inferior ao modal aéreo, mas é importante destacar que o tempo de entrega é maior.

Modal dutoviário

O modal dutoviário usa dutos e tubos para realizar o transporte de cargas, geralmente líquidos e gases, como o petróleo.

Uma das principais características desse método é o baixo custo operacional e a capacidade de atender a longas distâncias. Apesar disso, os percursos são fixos, limitando as rotas de transporte.

Quais são os benefícios de utilizar o transporte multimodal?

O transporte multimodal é vantajoso para todas as partes envolvidas na negociação. Quando é executado de maneira competente e com um bom planejamento, acaba sendo mais benéfico que o intermodal, tanto na questão de custo como de tempo. Veja a seguir.

Redução de custos

A redução de custos é uma das principais vantagens do transporte multimodal, considerando que, ao estabelecer contrato com apenas uma empresa, você consegue negociar um valor mais em conta do que se fosse contratar diferentes pessoas jurídicas ou físicas para realizar o transporte.

Além disso, a combinação dos modais reduz as despesas com transporte, já que otimiza o tempo de espera, demanda menos combustível e ocasiona uma redução na emissão de poluentes.

Praticidade

Outra importante vantagem em utilizar o transporte multimodal é a praticidade, uma vez que o embarcador precisa firmar contrato com uma única empresa, sendo que ela se responsabiliza por todo o processo de transporte de cargas.

Segurança

Mais uma vantagem que merece destaque é a maior segurança que o transporte multimodal proporciona ao embarcador e seus clientes, já que o OTM é responsabilizado por qualquer extravio, roubo ou dano de carga que possa ocorrer.

Menor burocracia

A redução de burocracia é um dos grandes benefícios do transporte multimodal de cargas, já que o embarcador precisa negociar apenas com o OTM. Dessa forma, o embarcador consegue otimizar o seu tempo, contribuindo para aumentar a segurança, a qualidade e a agilidade dos serviços.

Otimização do tempo

Como o Operador de Transporte Multimodal fica responsável por planejar e executar todo o procedimento de movimentação de cargas, a burocracia envolvida é menor, proporcionando maior otimização de tempo na entrega das mercadorias — o que é crucial para agilizar operações e garantir que o cliente final fique satisfeito com a entrega.

Eficiência

Pelo fato de o OTM ser uma empresa especializada em logística estratégica, já que essa é uma atividade-fim do seu negócio, os serviços são bem mais eficientes, ágeis, qualificados e seguros.

Como você pode perceber, o transporte multimodal é um ótim serviço, porque gera mais eficiência, praticidade, economia de tempo e dinheiro para todas as partes envolvidas na operação. Por isso, entender como esse procedimento funciona é fundamental para um bom planejamento de rotas.

Aproveite a visita no blog e entenda, agora mesmo, o que é, para que serve e quem deve emitir o manifesto de carga!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    vinilona_cinza_20_2_1

    Materiais Gratuitos