Cadastre-se e receba novidades  
Selecione o assunto de seu interesse:
Enviando sua inscrição  
Loading...
Lonas

Veja como fazer a higienização de lonas no transporte de cargas

higienização de lonas
Powered by Rock Convert

Você cuida da higienização de lonas que você usa no transporte de cargas? Além de garantir a limpeza adequada, os cuidados certos fazem toda a diferença na durabilidade e garantem a qualidade do produto por muito mais tempo.

Uma lona limpa e com a manutenção em dia também ajuda a manter a integridade da carga, além de conferir mais credibilidade e profissionalismo no trabalho que você executa diariamente.

Neste post, você vai entender melhor a importância da higienização de lonas, além de conferir dicas práticas de como fazer isso e outros cuidados importantes. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

Qual é a importância da higienização de lonas no transporte de cargas?

Como você sabe, as lonas ficam frequentemente expostas a condições climáticas e outras agressões diárias no processo de transporte, como poluição, fuligem e, até mesmo, vulneráveis a alguns pássaros e outros animais.

Rasgos, furos ou fissuras, por exemplo, além de comprometer a qualidade e a durabilidade do produto, também podem deixar a carga suscetível a danos externos, o que pode comprometer a entrega final. O que poucos não sabem (ou não dão atenção suficiente ao assunto) é que uma higienização de lonas correta evita que esses problemas aconteçam.

Alguns produtos de limpeza, especialmente os mais abrasivos, podem desgastar o material da lona. Da mesma forma, o local de armazenamento e o processo de secagem também interferem diretamente na vida útil das lonas usadas para o transporte.

Além disso, ao fazer a higiene da lona de forma periódica, você mostra profissionalismo nas suas entregas e reforça, junto ao cliente, a preocupação com questões sanitárias e de saúde pública. Especialmente em épocas de pandemia, como a do novo coronavírus, os cuidados com a limpeza devem ser redobrados e vistos como parte da manutenção diária de todo o caminhão.

Como deve ser feita a higienização de lonas?

Agora que você entende a importância da higienização de lonas e sabe que o processo não pode ser feito de qualquer jeito, chegou a hora de saber como fazer isso na prática. Acompanhe os próximos tópicos e saiba quais são os principais cuidados e o que deve ser evitado.

Faça a limpeza em um local adequado

O primeiro passo para começar a limpeza da sua lona é escolher o local certo para isso. Superfícies irregulares, ásperas ou com quinas pontiagudas podem danificar a lona, especialmente se você for arrastá-la. Para evitar que isso aconteça, escolha um local plano, sem irregularidades no piso e, preferencialmente, em um ambiente protegido pela sombra.

E-book: 4 oportunidades para reciclar a sua lona de caminha~o e ganhar dinheiroPowered by Rock Convert

Evite usar produtos químicos e cerdas para limpar

Alguns produtos químicos podem ser muito agressivos e corroer a lona, especialmente a camada plástica das lonas de PVC. O ideal é usar água e sabão neutro para a higienização de lonas utilizadas no transporte de cargas. Além disso, use água fria, pois a quente e o vapor podem causar manchas permanentes.

Outros produtos que não devem ser usados na limpeza são as escovas e vassouras de cerdas e esponjas ásperas. Esses tipos de itens são muito abrasivos e podem comprometer a integridade da cobertura da lona. Hoje, já existem no mercado máquinas próprias para lavagens de materiais de cobertura e lonas, que conseguem limpar toda a sujeira por meio da força e pressão da água, sem comprometer a composição da lona.

Garanta uma boa secagem do produto

Guardar a lona úmida é um dos principais erros de muitos caminhoneiros. A umidade causa a formação de mofo e bolores, comprometendo não só a lona em si, mas também a proteção no transporte de cargas alimentícias. Em casos mais graves, o mofo pode levar, inclusive, ao apodrecimento da lona. Quando isso acontece, a única alternativa é o descarte total.

Depois de lavar, é muito importante deixar a lona aberta e esperar que ela seque completamente. Após disso, caso não for usá-la de imediato, armazene-a em um local seco, limpo, coberto e, preferencialmente, com temperatura ambiente.

O que pode danificar a lona usada no transporte de cargas?

Além da higienização incorreta e do processo de secagem, há outros dois outros fatores principais que podem prejudicar a durabilidade e a qualidade da lona para transportes de cargas. Veja quais são eles a seguir.

Usar lona inadequada

Antes de usar ou comprar uma lona, é importante saber que existem diversos tipos de materiais. O modelo certo vai depender da carga que será transportada e do tamanho da carroceria do caminhão. O material errado, por exemplo, pode não só causar danos na carga, mas, também, provocar um rápido desgaste na lona. Quando isso acontece, você corre o risco de a lona se romper durante o processo de transporte, comprometendo a entrega dos produtos.

Prender a lona de forma errada

Como adiantamos no tópico anterior, a lona precisa ter o tamanho certo para o tipo de carroceria. Alguns caminhoneiros não levam isso em conta e adquirem uma menor que a carroceria, por exemplo. Como ela não tem o tamanho ideal, muitos a forçam, puxando e amarrando suas extremidades. Com o passar do tempo, isso pode resultar em rasgos ou fissuras, reduzindo a vida útil do produto.

Além disso, se alguma ponta fica mais solta do que outra, isso pode sobrecarregar as demais extremidades da lona. Naturalmente, também pode danificá-la. O ideal é certificar-se de que a amarração seja feita de forma uniforme. Como você viu, manter a limpeza e os cuidados certos com as lonas é essencial para você ter mais segurança e qualidade ao executar seu trabalho.

A higienização de lonas usadas no transporte de cargas deve ser vista como algo que faz parte da manutenção preventiva de todo o caminhão. Afinal, você conseguirá ver seu estado de conservação real e terá mais noção sobre quando será necessário substituir uma lona por outra.

Se você gostou deste post e quer saber mais sobre lonas usadas no transporte, leia nosso outro post e conheça as vantagens e onde comprar a lona de PVC para caminhão. Temos certeza de que o conteúdo será de grande ajuda!

ebook-caminhoneiroPowered by Rock Convert