Voltar para a página inicial

Tipos de lona para toldo: entenda quais são os diferenciais!

Modificado em: maio 31, 2023

Criar uma área coberta para a sua casa ou o seu comércio pode ser mais fácil do que você imagina. Se antes a única opção era a construção de um telhado, atualmente a solução pode vir em forma de cobertura. No mercado, há diversos tipos de lonas para toldos.

Com tanta variedade, nem sempre a escolha é fácil. No entanto, saiba desde já que a escolha por esse tipo de produto é mais barata — e você ganha em agilidade em comparação aos modelos tradicionais de construção de coberturas. Além disso, os toldos permitem que você escolha imprimir o seu logo no material, se o uso for comercial.

Para facilitar seu processo de escolha pela lona ideal, preparamos este artigo completo sobre lona para toldo. Acompanhe!

Em primeiro lugar, qual será a finalidade do toldo?

Esse é o primeiro passo para você dar início ao seu projeto. Portanto, estude bem o espaço e a finalidade dele.

Antes de escolher entre os tipos de lonas para toldos, pense na finalidade que terá a cobertura, e se ela será residencial ou comercial. Você precisará considerar fatores como chuva, quantidade de luz solar e o fator estético da área a ser protegida.

Nos dias de hoje, mais do que uma cobertura, o toldo passou a contar com um aspecto decorativo, dando um novo visual para espaços até então com pouca importância. Se for na fachada de um prédio comercial, por exemplo, a cor e o tipo de material escolhidos são primordiais.

Assim, é ideal conhecer os tipos de lonas para toldos que existem no mercado, as possibilidades de decoração que elas aceitam e os critérios técnicos, como durabilidade, aditivos, proteção UV e tipo de material utilizado — vamos detalhar esses quesitos mais à frente.

Quais são os principais tipos de lonas para toldos?

Agora que você já definiu o objetivo do toldo, conheça os tipos de lona que existem no mercado.

PVC ou Vinílica

As lonas de PVC ou vinílicas são as mais utilizadas, principalmente por sua relação custo-benefício. Elas são empregadas tanto em áreas comerciais quanto residenciais e são ótimas para os mais variados tipos de toldos — inclusive permitindo a estampa de publicidade. Elas podem ser facilmente higienizadas, sem perder sua cor ou suas características originais.

Seu tecido é um laminado de poliéster que, além de impermeável, é altamente resistente a choques mecânicos. O material também pode ser reforçado com alguns aditivos, como proteção contra fogo, mofo, raios UV e sujeira, o que contribui ainda mais para a sua durabilidade.

Esse tipo de lona pode ainda ser escolhida de acordo com a necessidade de luz do ambiente, podendo ser opaca, translúcida ou semitranslúcida.

Tela microperfurada

Um tipo de material que pode ser encontrado no mercado são as telas microperfuradas, que permitem a entrada de ar — deixando os ambientes mais frescos e arejados. Elas são especialmente indicadas para lugares com fortes ventanias, já que a evacuação do ar por meio dos seus furos confere uma maior estabilidade.

As telas microperfuradas aceitam impressões digitais e pinturas em serigrafia, sendo muito utilizadas por comerciantes para fins de publicidade. Ou seja, além de sua função primária como toldo, elas ajudam a compor o visual urbano das cidades, enquanto chamam a atenção do público para a sua marca.

Acrílica

As lonas acrílicas são completamente impermeáveis e resistentes à água, à luz forte e à deterioração. Elas contribuem para o conforto térmico dos usuários, pois permitem a passagem de ar, enquanto protegem os espaços da incidência dos raios solares.

Esse tipo de lona geralmente recebe tingimento em massa, o que significa que sua cor se mantém viva por muitos anos. Ela conta com uma grande variedade de cores e estampas, podendo ainda receber tinta PVC.

Policarbonato

Outro material utilizado é o policarbonato, que é transparente como o vidro, porém mais resistente. Essas características permitem uma boa passagem de luz natural e proteção contra a chuva e outras intempéries. Suas outras vantagens são a leveza, facilidade de instalação e manuseio, proteção contra raios UV e variações de temperatura e resistência ao fogo.

O principal ponto negativo do policarbonato é o fato de superaquecer o ambiente interno — o que o torna inadequado para alguns espaços. Seu alto custo de aquisição também pode ser visto como um empecilho, porém sua necessidade mínima de manutenção, juntamente da sua durabilidade, faz com que esse valor compense a longo prazo.

Como escolher a melhor opção para o seu projeto?

Como podemos observar, há diversos tipos de lonas para toldo no mercado, dos mais diferentes tipos de materiais. Entre eles, o que tem mais destaque é o feito em PVC.

Sua maleabilidade, a possibilidade de estampar publicidade e a alta resistência são indicativos que precisam ser considerados no momento da escolha. Além disso, é preciso considerar outros fatores na hora de escolher a lona para toldos.

Impermeabilidade

Confira se a lona é totalmente impermeável contra a umidade. Isso é fundamental para garantir que a área que receberá o toldo não sofrerá com os efeitos da chuva e acabe frustrando sua ideia inicial de criar uma área totalmente protegida.

Peso

Verifique ainda se o material empregado na fabricação não vai reter água. Se isso ocorrer, o peso a ser suportado pela estrutura do toldo será aumentado, podendo comprometer os pontos de fixação ou até mesmo toda a cobertura, gerando problemas de segurança. Prefira lonas que não retenham água, como as fabricadas em PVC.

Durabilidade

O tempo que vai durar a lona deve ser considerado — afinal de contas, você não quer ter que trocar a cobertura de tempos em tempos devido à baixa vida útil do material, certo?

Aditivos

A proteção contra os raios solares é indispensável em qualquer lona para toldo. Como são feitas para estarem expostas ao ar livre, elas ficam vulneráveis aos efeitos nocivos do sol. Além de proteger a lona, esse aditivo também contribui para a qualidade de vida dos usuários, pois ajudam a controlar o calor excessivo e balancear a luminosidade dentro dos ambientes.

As lonas podem mofar com uma certa facilidade, principalmente em lugares úmidos ou com toldos móveis que ficam guardados por muito tempo. Assim, aditivos antimofo são importantes tanto para a longevidade do material quanto para a saúde das pessoas que entram em contato com ele.

Existem ainda os aditivos antichamas, que são capazes de inibir, retardar ou eliminar a propagação do fogo, sendo úteis para lonas que ficam expostas a altas temperaturas e correntes elétricas.

Luminosidade

Como falamos, o primeiro passo é saber para qual fim você precisa de uma lona. Com base nisso, escolha o material que garante a luminosidade na medida certa para o espaço. No mercado há materiais com diversos índices, que permitem que a claridade chegue ao local com mais ou menos intensidade. Há, ainda, aqueles toldos transparentes, indicados principalmente para fechamentos laterais.

Cor

A cor da lona é um aspecto importante a ser considerado. A intenção não é que o toldo seja completamente diferente do imóvel, mas sim que seja incorporado harmoniosamente à arquitetura, principalmente se a intenção for agregar valor a um ambiente comercial.

É preciso também atentar para o clima na hora de escolher a cor certa. Em regiões quentes, o ideal são lonas de cores claras, pois refletem a luz solar e não absorvem tanto calor. Já em regiões frias, você pode optar por cores escuras.

Quais são os melhores tipos de toldos?

Agora que você já conhece os tipos de lonas para toldos, vamos falar também sobre as variedades de toldos existentes no mercado.

Toldo retrátil

Toldo retrátil é aquele que pode ser aberto e recolhido, de acordo com a necessidade do ambiente. Essa peça confere uma maior versatilidade ao ambiente, já que protege de chuvas inesperadas e sol forte, ao mesmo tempo em que pode ser guardado quando sua utilização não for necessária.

Ele é mais indicado para espaços amplos, como jardins, garagens e áreas comerciais. Sua leveza faz com que se adapte ao visual de qualquer ambiente, além de adicionar um ar de modernidade ao espaço.

Toldos retráteis são fáceis de instalar e manusear, além de sua manutenção ser relativamente simples. Eles devem ser lavados apenas com água e sabão, pois produtos químicos podem retirar seus aditivos.

Toldo capota

O toldo capota é um modelo muito usado em janelas de casas, apartamentos e estabelecimentos comerciais. Seu formato é arredondado e protege toda a lateral do imóvel no qual for instalado, proporcionando muita classe e aconchego ao espaço.

Toldos capota permitem um maior controle da entrada de luz, já que podem ser abertos e fechados por meio de uma corda. Em comércios, é comum que esse tipo de toldo venha com alguma mensagem publicitária impressa.

Toldo túnel

Toldo túnel é um tipo de toldo fixo usado principalmente em locais com tráfego de pessoas, como corredores, entradas de prédios, salões de festas e muitos outros lugares que precisam de uma proteção extra.

As vantagens dos toldos túnel é que são feitos para durarem por muito tempo e oferecer total cobertura contra fenômenos climáticos. Sua desvantagem é que exigem manutenção frequente. Também é preciso ter em mente que esses toldos exigem mais suporte para cobrir áreas maiores e sua posição não pode ser alterada depois de instalados.

Toldo capô

Toldos capô podem ser fixos ou móveis, sendo mais indicados para janelas pequenas de residências ou lojas. É um modelo muito requisitado devido a sua praticidade, pois seus braços articulados protegem contra os ventos fortes, e sua lona proporciona um maior conforto térmico dentro do imóvel.

Toldo vertical

Toldos verticais se parecem com cortinas retráteis, sendo instalados nas janelas de residências. Eles podem ser completamente erguidos ou abaixados na altura da forma que for mais conveniente aos usuários. É uma solução simples, porém não menos sofisticada, de proteger a casa do sol e adicionar mais privacidade ao ambiente.

Toldos verticais podem deixar o ambiente abafado, caso a janela fique vedada. Assim, é preciso atentar para esse detalhe no momento da instalação.

Toldo articulado

Toldos articulados são semelhantes aos retráteis, com a diferença de que têm braços laterais com articulações, os quais facilitam o recolhimento ou ampliação do dispositivo. Eles são indicados para varandas, terraços e áreas comerciais, sendo capazes de cobrir superfícies com bastante amplitude.

O toldo pode ficar mais aberto ou mais fechado, de acordo com a necessidade do ambiente no momento. Assim, o usuário tem a liberdade de controlar a área sombreada e a quantidade de vento e luz que deseja receber.

Para facilitar ainda mais a vida de quem precisa desse acessório, existem opções de toldos motorizados que podem ser controlados por meio de um botão. Outra praticidade são os sensores de sol e chuva, que controlam automaticamente o toldo de acordo com as condições climáticas.

Toldo embutido

Essa é uma ótima opção para quem procura uma solução mais modesta. O toldo embutido é mais usado para cobrir janelas, mas pode ser instalado em qualquer outro lugar que precise de uma cobertura simples, sendo adaptável a vários tipos de ambientes.

Quais os benefícios de lonas para toldo em um projeto?

Existem diversos benefícios em utilizar lonas para toldo em um projeto de construção. É essencial que empresas que trabalham com esse tipo de mercadoria saibam quais são as vantagens de utilizá-las em projetos para que os vendedores possam esclarecer qualquer dúvida do cliente a respeito delas. Abaixo estão listados os principais benefícios de utilizar lona de toldo em uma obra. Confira!

Menor custo

Quando comparado, o preço de uma lona de cobertura é muito menor do que estruturas feitas de policarbonato, sendo que a segunda opção apresenta altíssimos custos de aquisição, instalação e manutenção. Assim, uma lona para toldo serve muito bem para obras que necessitam de cobertura, sem deixar de lado a qualidade e resistência essenciais para a devida função. Mantenha a sua lona conservada e ela perdurará durante anos.

Beleza

Lonas para toldos são extremamente versáteis, podendo adequar-se a diversos tipos de projetos, dando um acabamento refinado de beleza única. Cabe ao projetista saber desenvolver uma cobertura arrojada, que se adeque às especificações do cliente, podendo ser ao mesmo tempo belo e resistente. Lembre-se de utilizar uma lona de boa qualidade para que a obra seja esteticamente bela e perdure por muitos anos.

Instalação rápida

Instalar uma lona de cobertura é um processo bem simples e pode ser feito rapidamente por poucas pessoas. Fornecedores mais arrojados oferecem modelos pré-montados de fábrica, permitindo que todo o processo ocorra em menos de uma hora de trabalho. Esse é um grande benefício, caso o material seja comparado com policarbonato, que depende de uma instalação complexa e que demora cerca de 3 horas.

Resistência

A resistência é uma característica marcante das lonas para toldo, que se apresentam como materiais de ótima qualidade e durabilidade. Esse tipo de lona é fabricado para suportar todo tipo de intempérie do clima, resistindo ao calor intenso ou chuvas de granizo, caso bem conservadas. Fique sabendo que existem até mesmo lonas de cobertura resistentes ao fogo, que são capazes de proteger galpões e espaços que necessitem de tal proteção.

Fácil manutenção

Lonas para cobertura não exigem muita manutenção, exatamente por serem pré-montadas de fábricas. Elas podem ser desmontadas e remontadas em pouco tempo, sem a necessidade de uma mão de obra maior ou qualificada. O próprio cliente pode montar, desmontar ou fazer a manutenção de uma lona de cobertura, benefício esse que não é encontrado em materiais como o policarbonato

Fácil de limpar

Limpar um toldo feito de lona é um procedimento extremamente simples, podendo ser realizado sem muito esforço, bastando para tanto que se tome algumas precauções, como não utilizar produtos que possam comprometer o material. Realizado da maneira correta, a limpeza de lonas para toldos apresenta ótimos resultados, mas que, caso comparado com policarbonato, não representa muita diferença, pois esse segundo material também é bem simples de limpar.

Proteção e prevenção

Lonas de toldo são um material maleável que pode ser dobrado e enrolado, ao contrário das placas feitas de policarbonato, que são um material extremamente sólido. Essa característica da lona garante a proteção e preservação do produto, que poderá ser armazenado de maneira mais simples, caso o cliente queira retirar a cobertura do local onde foi instalada para ser utilizada apenas quando for necessário.

O que considerar na hora de escolher o seu toldo?

Já vimos algumas dicas e exemplos importantes, que sem dúvidas, vão ajudar muito na hora de você definir o seu projeto e começar a pesquisa pelo toldo ideal. No entanto, o trabalho não acaba por aqui. Para evitar dores de cabeça futuras ou, até mesmo, prejuízos, é fundamental considerar alguns fatores importantes na hora de sua pesquisa.

Pensando justamente nisso, preparamos alguns conselhos essenciais que você deve seguir para encontrar o material perfeito. Vamos conferir?

O desenho do projeto

Uma das dicas mais importantes para quem está pesquisando os tipos de lona para toldos é ter um projeto já definido. Ou seja, pesquisando pela internet é muito provável que você encontre uma infinidade de exemplos e modelos que parecem ser perfeitos para o que você precisa.

No entanto, é fundamental ter certeza disso e não se deixar levar apenas por um modelo pronto, pois cada projeto requer uma análise especial.

Por isso, o primeiro passo para acertar na escolha é definir um desenho do que você busca, mesmo que não conte com um arquiteto profissional. Só com esse material, o próprio vendedor pode auxiliar na sua decisão, contando apenas com a experiência no assunto.

O ambiente

Onde o toldo será instalado? Tem muita exposição ao sol? Há árvores nos arredores? Até onde você pretende cobrir com a lona? Enfim, todas essas perguntas são fundamentais também na hora da escolha para não ter erro ou precisar trocar de equipamento depois.

Como vimos em tópicos anteriores, há uma variedade grande, tanto de tipos de lona para toldos, como de design e modelos. Ou seja, faça uma comparação do que você realmente precisa com o que tem presente no ambiente de instalação. Todos esses detalhes vão contribuir para dar mais praticidade ao local e também ajudarão a economizar no seu orçamento ao tomar a decisão mais adequada.

A praticidade do projeto

Outra dica que pode ser considerada na hora de escolher os tipos de toldo para o seu projeto é a facilidade de instalação, em relação ao espaço que você tem disponível. Por exemplo, se a ideia é instalar uma cobertura em um corredor entre dois muros, pode ser que uma estrutura fixa seja mais prática e rápida para se montar.

Já se a ideia for instalar um toldo na fachada de um comércio ou em um muro de um quintal, por exemplo, talvez um modelo retrátil seja mais útil e dê mais flexibilidade no dia a dia.

Enfim, isso serve para mostrar que há uma versatilidade muito grande das opções de escolha e você não deve tomar nenhuma decisão antecipada sem estudar todas elas.

A qualidade do material

Por fim, o último ponto essencial que deve ser considerado na hora de escolher o melhor tipo de lona para toldos é conferir e avaliar a qualidade. Falamos isso, pois não faltam fornecedores e vendedores nesse mercado e é preciso muita cautela antes de fechar negócio.

A primeira dica é nunca se deixar levar por preços muito abaixo do mercado. É aquela velha história: o barato pode sair caro no final. Depois, dê total preferência a marcas de renome e com referência no assunto. Por fim, não economize nem no produto e nem nos serviços de instalação. Um bom toldo pode durar a vida toda e, portanto, preze pela qualidade máxima.

Como essa lona deve ser instalada?

Já definiu o seu projeto e escolheu o fornecedor adequado para o seu toldo? Perfeito! Agora é hora da instalação e essa etapa também é fundamental para garantir um trabalho de total qualidade.

Para isso, considere mais algumas dicas importantes para não ter erro na aplicação do toldo em seu projeto. Confira a seguir.

  • procure por profissionais especializados;
  • confira com o próprio fornecedor se a loja oferece esse tipo de serviço ou se indica alguma equipe de confiança;
  • não improvise ou contrate profissionais que não sejam especializados;
  • pesquise por toldeiros treinados e capacitados;
  • explique bem o projeto antes para não ter surpresas no orçamento (tire fotos, filme, desenhe etc.);
  • realize mais de um orçamento.

Onde comprar toldos de qualidade?

Já citamos ao longo do texto que comprar toldos não é uma tarefa difícil, porém é preciso pesquisar e saber como escolher o produto mais adequado para o seu projeto. Bom, destacamos uma lista imensa de dicas e conselhos que precisam ser levados em consideração durante a sua compra.

Porém, para facilitar ainda mais, resolvemos destacar algumas dicas práticas de onde você pode encontrar toldos na sua região e na internet. Confira a seguir.

  • lojas de construção — algumas lojas de construção costumam oferecer toldos em seus catálogos, porém, quase sempre há uma limitação de modelos e de tipos de lonas. Ou seja, se o seu projeto for mais complexo e demandar produtos mais elaborados e duráveis, aconselhamos buscar em lojas especializadas;
  • plataformas de vendas online — nesses sites de anúncios online, também é possível encontrar toldos e serviços de instalação. Porém, também é sempre aconselhável ter um pé atrás, pois nunca se tem a certeza de garantias, da qualidade e do profissionalismo das empresas;
  • lojas especializadas — sem dúvidas, essa é a alternativa mais correta na hora de colocar o seu projeto em prática. Afinal, nessas lojas você tem a certeza de uma linha de produtos maior, um atendimento mais especializado e uma qualidade mais certa para os itens e o para os serviços oferecidos.

A hora certa de comprar

Como vimos, há sim algumas alternativas diferentes de compras para o seu toldo. No entanto, recomendamos seguir todos os conselhos citados ao longo do texto e, principalmente, só fechar negócio após consultar todos esses canais de vendas na internet e no seu bairro.

Lembre-se que um toldo pode durar a vida inteira se for bem cuidado e se contar com a qualidade adequada da lona e da estrutura. Portanto, considere cada detalhe que indicamos e não se deixe levar apenas pelo preço baixo.

Opte pelo fornecedor certo

Agora que você já sabe quais são os tipos de lonas para toldo que estão disponíveis no mercado, considere comprar aqueles que apresentam melhor qualidade e que têm como fabricante uma empresa com respaldo no mercado.

Nessa área, destacam-se os produtos da Sansuy, que contam com ação aditivação antioxidante, garantindo mais vida útil ao material.

As lonas em PVC da Sansuy têm proteção contra raios UV, que retardam o desbotamento das cores ao longo do tempo. Elas contam ainda com um aditivo especial que inibe a formação e a proliferação de bolores e fungos, sem contar a utilização de aditivos que tornam as lonas autoextinguíveis às chamas — ou seja, elas não propagam o fogo. A Sansuy oferece grande credibilidade nesse mercado exatamente pela tradição e presença em toda a América Latina.

Lembre-se: as lonas Sansuy tem o logo empresa em forma de marca d’água no lado avesso, garantindo que você tenha a certeza do que está adquirindo o produto correto.

Com as informações que repassamos até aqui, fica ainda mais fácil escolher a lona ideal, que vai atender a todos os seus requisitos e dar vida longa ao toldo. Vimos também que a Sansuy é uma empresa que se preocupa com a matéria-prima e os aditivos aplicados às suas lonas, oferecendo acabamento opaco e brilhante, garantindo que você fará a compra certa.

Entre agora em contato com a Sansuy e confira as nossas lonas para toldo!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    Materiais Gratuitos