Sabe-se que a rotina de trabalho pode ser estressante. São tantos aspectos para gerenciar, como carteira de clientes, aquisição de materiais, coordenação de equipe, programação de cronogramas, precificação e vida pessoal, por exemplo. Com tantas variáveis envolvidas, é preciso ter muita organização para alcançar qualidade de vida no trabalho.
A preocupação com a qualidade de vida deve estar presente tanto na esfera pessoal quanto na profissional. Estima-se que o tempo dedicado ao trabalho seja de um terço do dia, por isso, é importante trabalhar com qualidade.
Nos momentos de lazer, a dica é se desligar do trabalho e realizar atividades de relaxamento. Cuidar da saúde mental na rotina torna as horas trabalhadas mais produtivas. Quer saber como melhorar seu dia a dia? Acompanhe aqui sete dicas para melhorar a qualidade de vida no trabalho!
1. Determine um horário fixo para trabalhar
Estabelecer horário de entrada e saída é o primeiro passo para conseguir organizar a agenda e a rotina. É importante programar os turnos de trabalho e períodos de descanso entre as atividades. Notifique os clientes sobre as escalas da empresa ou do seu trabalho (caso seja autônomo) — este cuidado evita contatos fora de hora.
Estabelecer tais limites também facilita a separação entre vida profissional e pessoal. Dedique o máximo do seu foco durante o expediente e separe-o da vida pessoal. Assim, ao conhecer os horários de trabalho, é possível organizar um cronograma de atividades. Lembre-se da importância de cumprir prazos e horários.
2. Preze pela sua segurança durante a instalação
O trabalho como toldeiro exige que o profissional instale as peças em alturas consideráveis. Portanto, é essencial que o operário adote as medidas de segurança cabíveis. Segundo o exposto na NR 35 (trabalho em altura), toda função realizada em altura superior a dois metros é caracterizada como trabalho em altura e, por isso, depende de cuidados específicos.
Cabe ao instalador utilizar equipamentos de proteção individual (EPI’s) certificados e com validade vigente. É responsabilidade da empresa fornecer os equipamentos de proteção individual e coletiva. Os equipamentos de proteção individual EPI’s mais usados para essas atividades são:
- cintos de segurança;
- capacete;
- dispositivo trava-queda;
- óculos de segurança;
- botinas;
- luvas.
3. Não descuide do protetor solar
A instalação de toldos é uma atividade externa, portanto, a exposição ao sol é constante. Como os horários de trabalho coincidem com os períodos de maior incidência solar, é preciso se proteger. Sendo assim, a dica é: não se esqueça do protetor solar!
Lembre também que não basta aplicar protetor pela manhã e passar o dia inteiro no sol. É recomendável renovar a camada de produto a cada duas horas. Devido ao suor e ao período de resistência dos ativos do filtro, parte da capacidade de proteção é perdida com o passar do tempo. Por isso, é sempre bom limpar a pele e renovar a aplicação.
Com esses cuidados você pode trabalhar tranquilo, pois estará protegido dos efeitos nocivos do sol!
4. Organize sua escala conforme a meteorologia
As condições climáticas interferem diretamente na instalação de toldos. Então, é preciso acompanhar diariamente a previsão do tempo para organizar sua agenda. Os dias chuvosos muitas vezes impossibilitarão montagens, mas não precisam ser dias perdidos. Aproveite para organizar e fazer os serviços burocráticos.
Programar as compras de materiais, organizar a contabilidade, delinear cronogramas, agendar as instalações e atender clientes são tarefas que demandam tempo e dedicação. É uma ótima ideia encaixar essas atividades nos dias que o clima não estiver favorável para instalações.
Por isso é importante acompanhar a meteorologia, buscar fontes confiáveis de previsão do tempo e aproveitar os dados para organizar sua escala de trabalho!
5. Tenha um método de transporte eficaz
Atender clientes, buscar materiais, levar materiais e equipamentos de um lado a outro são tarefas rotineiras. E todas dependem de deslocamento. Pensando nisso, é importante ter um meio de transporte eficaz.
Verifique as dimensões das peças e produtos que costuma transportar e, com base nesses dados, defina qual será a melhor escolha de veículo. Também é importante conhecer o trânsito local, uma vez que a comodidade de ir e vir também deve ser critério de escolha do meio de transporte adotado.
6. Estabeleça metas
Estabelecer metas pode ajudar a conviver com a correria da rotina. Em muitos dias estressantes é mais fácil manter o foco sabendo que existe um objetivo a médio ou longo prazo. Não valorize tanto os resultados imediatos e foque as decisões maiores. Sejam propósitos pessoais, sejam apenas voltados ao crescimento da empresa, é importante saber aonde se quer chegar!
Somente conhecendo os objetivos é possível definir qual o melhor caminho a seguir. Além de saber onde se quer chegar, determinar metas possibilita traçar estratégias para atingir o resultado esperado. Trace cenários para dois, cinco ou dez anos. Assim, fica mais fácil definir quais ações são realmente importantes para qualidade de vida no trabalho e na vida pessoal.
7. Saiba trabalhar em equipe
Seja qual for sua posição na hierarquia da empresa, é importante desenvolver um bom relacionamento entre a equipe. Sabemos que nem sempre é fácil estabelecer uma boa relação, mas vale o esforço. Não é preciso desenvolver laços de amizade, mas é essencial adotar uma postura que seja ética e de respeito com colegas, clientes e fornecedores.
O trabalho em equipe, além de proporcionar colaboração entre funcionários, também pode servir de aprendizado. Conviver com pessoas de diferentes experiências e vivências é extremamente enriquecedor, aproveite a oportunidade!
A vida pessoal reflete na profissional e vice-versa. Por isso, mantenha uma rotina saudável fora do trabalho. Invista em opções de entretenimento do seu gosto, usufrua dos momentos em família e use desses artifícios para retornar mais relaxado.
O equilíbrio entre vida pessoal e profissional é o segredo dos profissionais de alto desempenho e resultado. Além disso, esse cuidado ajuda a evitar problemas que podem se originar a partir de uma vida focada excessivamente no trabalho, como inúmeras doenças mentais e desenvolvimento da chamada síndrome de burnout.
Ao cuidar mais de si mesmo é natural aumentar a produtividade e os resultados. Cada vez mais se busca qualidade de vida no trabalho, e alcançar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal é o sonho de todos!
Agora que você já viu como fazer para ter mais qualidade de vida no âmbito profissional, não perca outras dicas para tornar sua rotina ainda melhor. Assine nossa newsletter e receba sempre conteúdos exclusivos!