+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Qual o tanque ideal para criação de tilápia?

Modificado em: maio 31, 2023

Ao entrar no mercado de produção de peixes, é preciso conhecer muitos fatores, como o ambiente e a concorrência. Dessa forma, a escolha de um tanque para criação de tilápia, por exemplo, faz toda a diferença.

Como se trata de um nicho que requer muitos cuidados, você deve planejar e dar atenção a muitos detalhes. Entre eles, água, solo, materiais e, principalmente, os tanques.

Neste post, você conhecerá os tipos de criadouros mais recomendados para começar. Aqui, entenderá os cuidados que deve tomar e saberá quais profissionais deverá consultar antes e durante os trabalhos. Boa leitura!

Tipos de tanque recomendados

Exercer a piscicultura no Brasil é uma excelente alternativa de lucro para produtores. Isso se deve ao clima tropical e à abundância de água existente no território nacional.

Ainda assim, essa prática requer alguns cuidados. O tipo de tanque influencia muito, de acordo com a espécie de animal que acomodará. A seguir, conheça alguns dos itens mais utilizados por profissionais da piscicultura.

Tanque de terra ou tanque escavado

É o que mais se assemelha ao habitat natural dos peixes. Excelente alternativa para reduzir o estresse dos animais criados em cativeiro. Ainda assim, necessita de cuidados, como revestimento com manta vinílica e manutenção constante.

Tanque de concreto

Uma opção de alvenaria, feita com argamassa e cimento. Tem uma maior durabilidade e é mais fácil de se conservar e limpar.

Tanque de lona

Uma excelente escolha e um meio termo entre as opções de terra e de concreto. São mais leves, fáceis de manter e até economizam água. Um exemplo é o tanque circular em PVC com tela galvanizada da Sansuy.

Formatos mais conhecidos

Vale observar, também, o formato dos tanques. Isso afeta diretamente o crescimento dos animais, a depender da espécie.

Forma retangular

É um dos mais comuns e pode acoplar muitos tipos diferentes de peixes e outros seres vivos. Muito utilizado como tanque para criação de tilápia devido à facilidade de manuseio. Exige pouca ou nenhuma troca de água.

Formato circular

A forma circular serve para peixes que requeiram cuidados especiais. Entre eles, bagres, lambaris e pirarucus.

A frequência com que se troca a água desse tanque é maior, mas fornece um ambiente mais saudável e auxilia a maior procriação dos animais. Experimente o modelo com colunas e travessas galvanizadas a fogo. Perceba a qualidade que isso trará durante os trabalhos de criação.

Cuidados necessários

Além da escolha do ambiente de criação de peixes, é necessário considerar outros detalhes. Veja, a seguir.

Água

Ao se falar em criaturas aquáticas, esse é o elemento mais importante. O tanque para criação de tilápia requer o maior cuidado quanto à limpeza e ao tratamento.

Então, saiba escolher itens para armazenamento e transporte que manterão o PH, os minérios e a salinização ideais para o tipo de animal a ser comercializado.

Por exemplo, você pode optar pelo tanque Viniliq Pipa para transporte de água. Esse produto serve tanto para o abastecimento quanto para a troca, sem a perda de qualidade.

Topografia

Outra situação importante é a escolha do terreno que será cavado, ou mesmo, que sustentará um tanque artificial. Evite ambientes com erosão, instabilidade ou que permitam a infiltração.

O ideal é selecionar locais mais argilosos e estáveis. Esses tipos de solo favorecem a acomodação das estruturas e diminuem a perda de água.

Abastecimento

Esse fator depende da forma de implementação do tanque. Se for abaixo do nível do solo, escolha locais com nascentes ou represas.

Caso o recipiente utilizado esteja acima da terra, prefira o uso do bombeamento. Recomenda-se ter um poço ou outra fonte própria para isso.

Tanque para criação de tilápia

Chegamos ao foco principal deste artigo: você verá como direcionar todo o conhecimento obtido até agora para o manuseio dessa espécie.

A tilápia está entre os pescados mais rentáveis do Brasil, logo, entre os mais disputados. Por isso requer tantos cuidados, tanto para a saúde dos peixes quanto para o aumento das vendas.

A escolha dos produtos, do alimento e dos cuidados corretos com a água é fundamental. Para isso, selecione também o recipiente adequado para a engorda e o manuseio dos animais.

Conte sempre com o auxílio de profissionais da aquicultura e biologia de seres aquáticos para saber quais são as melhores práticas antes e durante a realização dos trabalhos.

Mais recomendado para a espécie

Dentre todos os mostrados até aqui, um dos formatos de tanque mais recomendados é o retangular, devido à facilidade de cultivo e manutenção de tilápias. Por outro lado, se utilizar recipientes circulares, poderá fiscalizar melhor o ambiente dos peixes.

Isso ocorre devido à manutenção constante que fará e conseguirá cuidar melhor da saúde dos alevinos e dos animais crescidos. Por isso, antes de decidir qual o melhor tanque para peixe, leve em consideração tudo o que foi explicado até agora.

O Brasil é um país de grande extensão territorial e com muita variação climática. Então, leve em conta a região em que pretende atuar na piscicultura. Dê preferência para a utilização de lonas. Esses materiais se adaptam a qualquer ambiente e proporcionam maior economia de recursos.

Utilize redes para evitar o ataque de aves e de outros predadores. Assim, você garante um volume maior de animais prontos para a venda.

Se quiser dar um toque especial e mostrar que tem autoridade no assunto, utilize a sacola para peixe tilápia da Sansuy. Assim, transmitirá mais confiabilidade na entrega dos produtos.

Conte com profissionais do assunto

Lembre-se de que a escolha de materiais inadequados pode gerar doenças e perdas de produção. Então, procure comprar produtos de qualidade e com fornecedores que possam sanar todas as dúvidas.

A Sansuy está no mercado há mais de 50 anos. Produz lonas e outros materiais com o mais alto controle de qualidade. Então, antes de adquirir sua tecnologia para psicultura, saiba que o time da Sansuy pode fornecer as melhores recomendações.

Com base no que foi apresentado, a escolha do tanque para criação de tilápia requer mais cuidados do que para outras espécies. Principalmente, por ser um mercado de muita concorrência. Você pode utilizar recipientes retangulares ou criar peixe em tanque circular. Ambas as opções têm suas vantagens.

Procure a assistência de profissionais que entendam do assunto. Busque se informar sempre e aproveite para acessar a loja virtual da Sansuy!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos