+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Como a nutrição das aves ajuda a conter gastos e melhorar seus resultados

Modificado em: maio 31, 2023

A criação de frangos requer atenção a diferentes aspectos, de modo a garantir o bem-estar animal e uma operação produtiva para o negócio. O espaço físico, a temperatura e a segurança são alguns elementos cruciais, mas nenhum é tão importante quanto a nutrição das aves.

Além de estar relacionada à saúde financeira, uma nutrição de qualidade significa ter um maior desempenho no negócio e permitir aos animais crescerem fortes e saudáveis. Afinal, a alimentação é especialmente importante na primeira semana de vida e vai impactar diretamente no crescimento das aves.

Você sabe como a nutrição das aves ajuda a conter gastos e melhorar os resultados do seu negócio? Continue a leitura para saber mais sobre o tema e confira ainda as melhores práticas para fornecer uma alimentação de qualidade a esses animais!

Qual a importância da nutrição animal?

Durante a primeira semana de vida, as aves passam por mudanças fisiológicas significativas, como o desenvolvimento do sistema gastrointestinal e a maturação de seu sistema imunológico. Para auxiliar nesse crescimento, o uso de rações adequadas é muito importante.

As rações permitem uma nutrição das aves de maneira eficiente, pois são desenvolvidas para suprir as principais necessidades alimentares dos animais. Entre as necessidades, está a quantidade de proteína e gordura que eles precisam ingerir para ter boas condições físicas no futuro.

Entre os componentes mais importantes que compõem as rações estão os aminoácidos, que promovem o crescimento animal por meio da síntese da proteína muscular. Além disso, desempenham outras funções essenciais, como ajudar no funcionamento do metabolismo e dos sistemas do organismo dos animais.

Tudo isso contribui para que os frangos de corte apresentem um ótimo desempenho, o que se reflete em um crescimento rápido, maior resistência a doenças e no alcance do peso ideal em menos tempo.

Como você pode imaginar, o bem-estar animal também é sinônimo de ótimos resultados para o seu negócio. Veja os principais benefícios associados a uma nutrição de aves de qualidade:

  • aumento da produção: com a demanda de nutrientes atendida, os animais se tornam saudáveis com seus organismos funcionando perfeitamente, o que resulta em mais ovos e em um crescimento mais acelerado;
  • maior retorno financeiro: com uma melhora geral na produção, a nutrição também evita riscos e perdas produtivas, contribuindo para uma maior produtividade e retorno financeiro;
  • contenção de gastos: se você investir em uma alimentação incorreta — de qualidade inferior, por exemplo —, as aves não se desenvolverão da melhor forma. Assim, fornecer rações apropriadas aos animais é imprescindível para evitar gastos extras e outros contratempos.

Quais as melhores práticas para a nutrição de aves?

Há uma série de estratégias que podem ser adotadas na avicultura, de modo a garantir uma boa gestão e o alcance dos benefícios que listamos. Essas estratégias devem ser planejadas e ajustadas com cuidado, pois cada lote demanda um cuidado específico. Veja, a seguir, as melhores práticas para a nutrição das aves.

Faça o controle da temperatura

Há diversos aspectos que afetam o consumo de ração pelas aves, bem como a conversão alimentar e o ganho de peso. Entre eles está a temperatura ambiente. Enquanto os pintinhos precisam de uma temperatura entre 31° C e 33° C para que se sintam confortáveis, as aves adultas devem permanecer em ambiente entre 21° C e 23° C.

Caso você não faça esse controle cuidadoso da temperatura, as consequências podem ser graves. A partir dos 25° C, as aves começam a ofegar, pois não conseguem respirar suficientemente rápido para dissipar o calor do seu corpo. Assim, elas não se alimentam bem e deixam de receber os nutrientes que precisam.

Misture a ração

Muitas rações encontradas no mercado são ricas em proteínas e minerais, mas carecem de nutrientes, vitaminas e outros componentes imprescindíveis. Para evitar que as aves fiquem desnutridas, a solução é misturar tipos de rações diferentes.

Graças a essa mistura, você terá em mãos um produto homogêneo, capaz de suprir todas as necessidades nutricionais da criação. Para isso, é importante observar as quantidades exatas de cada produto.

Garanta a qualidade da água

Quando o assunto é a nutrição de aves, você não pode se esquecer da qualidade da água. Afinal, ela é um elemento indispensável para a vida dos animais, atuando em processos variados de seu organismo, como metabolismo, crescimento, digestão e reprodução.

Por isso, na produção avícola, tenha atenção à quantidade de água disponível (que deve ser diária e na temperatura certa) e observe a qualidade físico-química, encaminhando uma amostra para um laboratório para verificar o pH, presença de metais pesados, agentes microbiológicos, entre outros.

Promova a ventilação adequada

Como destacamos, a temperatura e a umidade impactam diretamente na nutrição das aves. Nesse cenário, uma grande aliada da avicultura é a ventilação adequada. Além de levar ar fresco para os galpões, a ventilação limita o acúmulo de gases nocivos e remove o excesso de umidade.

Nesse caso, conte com ventiladores de qualidade para executar o trabalho. Eles são inseridos junto a exaustores e aspersores de água e ajudam a manter o equilíbrio climático da instalação.

Como reduzir custos de produção na nutrição de aves?

Sabemos que a alimentação das aves não é algo barato, pois quanto maior for qualidade e mais completa é a ração em nutrientes, maior é o seu preço. Contudo, sabia que é possível reduzir os custos de produção? Confira algumas dicas:

  • dê preferência a rações peletizadas e trituradas, com quantidades mínimas de finos, pois elas geram uma alta economia;
  • use aditivos junto à ração para melhorar a qualidade intestinal das aves, como enzimas, ácidos orgânicos e probióticos;
  • prefira matérias-primas da estação e comuns à sua região, pois, muitas vezes, o preço dos produtos pode variar de acordo com o local e a estação do ano.

Além disso, invista em tecnologias para auxiliar no processo de criação e nutrição das aves. Sistemas de isolamento térmico, recursos para realizar o tratamento da água e ventiladores de qualidade são bons exemplos.

A nutrição das aves é uma etapa crucial para garantir o desenvolvimento dos animais e fortalecer o seu sistema imune. Por isso, siga as dicas que apresentamos aqui para garantir o bem-estar dos seus animais e obter os melhores resultados para o seu negócio.

Se você gostou deste artigo, aproveite para nos seguir nas redes sociais e acompanhar todos os nossos conteúdos. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos