+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Biodigestor na avicultura: como a ferramenta auxilia na produção avícola

Modificado em: maio 31, 2023

A busca por fontes de energias renováveis, assim como o tratamento adequado de dejetos de aves — que é um dos causadores de poluição — estão entre os principais desafios dos produtores rurais. No entanto, o biodigestor na avicultura tem se mostrado uma alternativa prática, rentável e ecológica para solucionar esses problemas.

Os resíduos sólidos gerados na criação de aves podem ser transformados em biogás e biofertilizantes, graças ao processo de fermentação que ocorre no interior desse equipamento. Assim, o negócio usufrui de grandes benefícios, como a redução de impactos ambientais e a criação de uma fonte renovável de energia limpa e de fertilizantes (que podem ser usados na lavoura ou vendidos).

Dado o contexto, este artigo foi preparado para que você entenda como funciona o biodigestor na avicultura, as vantagens que esse equipamento proporciona ao negócio ao meio ambiente, entre outras informações importantes. Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura do conteúdo!

O que é o biodigestor?

Biodigestor é um equipamento utilizado para avançar o processo de decomposição de matéria orgânica úmida, chamado digestão anaeróbica.

Em suma, a biodigestão — como também é conhecido o processo de digestão anaeróbica — acontece quando, devido à ausência de oxigênio do ambiente, as bactérias anaeróbicas decompõem matéria orgânica umedecida presente no dispositivo. Isso ocorre por conta da fermentação, que resulta em produtos como biogás e biofertilizante.

Quais resíduos podem ser usados no biodigestor?

Um biodigestor pode decompor a maioria dos variados tipos de resíduos orgânicos de produção animal, como urina e esterco, de atividades humanas (lixo doméstico, urina e fezes), de produção vegetal, como restos de cultura, palhas e folhas), e de resíduos industriais — desde que não contenham substâncias hostis ao ambiente de desenvolvimento das bactérias anaeróbicas.

Na prática, o equipamento pode ser alimentado com matéria orgânica e água suficiente de acordo com a sua capacidade. No entanto, recomenda-se deixar um volume livre de, pelo menos, 25% do espaço da ferramenta para o acúmulo do gás produzido.

Como funciona o biodigestor na avicultura?

Quando se trata da pecuária brasileira, de forma geral, são observadas anualmente e de forma significativa, importantes taxas de crescimento em produção e produtividade. Especificamente na Avicultura, tanto de corte como de postura, além dos aumentos de produção, observam-se expansões para regiões mais distantes das tradicionalmente reconhecidas e destacadas nos números brasileiros de produção e exportação de produtos avícolas. Estes fatos, não somente causam impactos positivos em geração e distribuição de renda, mas também trazem benefícios se analisarmos a descentralização na geração e aproveitamento dos resíduos obtidos em cada sistema de produção.

Diferentes tecnologias podem ser utilizadas para o melhor aproveitamento da cama de frangos e dos dejetos das aves de postura, agregando valor financeiro e ambiental ao produtor de frangos e ovos. Merece destaque, no aproveitamento da cama de frangos e dos dejetos de galinhas, a riqueza energética (produção de biogás com diferentes utilizações, principalmente na geração de energias elétrica e térmica) e a riqueza em nutrientes para plantas (presença de macro e micronutrientes – os quais colocam os dejetos de aves entre os mais ricos).

Como o biodigestor é usado na avicultura?

O processo que o biodigestor desempenha na avicultura ocorre por meio de decomposição anaeróbica, isto é, quando as bactérias realizam o processo de fermentação e separação líquido-sólido na ausência de oxigênio. O objetivo é dar um tratamento adequado aos dejetos excrementos dos animais e demais resíduos orgânicos, produzindo fertilizantes e biogás.

Por meio do biogás, gerado pela fermentação no interior do biodigestor, é possível fornecer energia sustentável para motores de veículos e estufas de ar, por exemplo, o que proporciona mais funcionalidade e economia de recursos. Enquanto o biofertilizante tem altíssima qualidade biológica e pode ser aproveitado como fertilizante reticular e foliar, ou bioinseticida.

O uso de biodigestores (processo de biodigestão anaeróbia), associados ou não aos processos de compostagem e produção de adubos orgâno-minerais na propriedade, assume fundamental importância, principalmente no momento em que no Brasil é lançado o Plano Nacional de Fertilizantes – PNF (lançamento do PNF pelo governo Federal no dia 11 de março de 2.022).

Quais são as vantagens do biodigestor nesse sentido?

Agora que você já sabe como é usado um biodigestor avicultura, mostraremos os principais benefícios que esse equipamento pode gerar ao negócio e ao meio ambiente. Entre as maiores vantagens que essa solução proporciona, podemos citar:

  • melhoria da saúde pública — os riscos ambientais e à saúde pública são consideravelmente reduzidos devido ao fato de o biodigestor permitir o gerenciamento adequado de resíduos orgânicos;
  • fonte renovável de gás limpo — o biogás é alternativa de energia, econômica e sustentável resultante do processo realizado no interior do biodigestor. Assim, a empresa pode reduzir a demanda por combustíveis fósseis;
  • reciclagem e redução da poluição — o equipamento consegue reciclar todo o volume de dejetos de animais gerado, reduzindo significativamente a poluição ambiental;
  • produção renovável de fertilizantes — o biofertilizante, produto gerado a partir da biodigestão, reduz custos da produção agrícola e, ao mesmo tempo, diminui o impacto ambiental;
  • reciclagem dos dejetos de animais — se realizada a destinação correta dos excrementos dos animais na agropecuária, podem ser reaproveitados pelo biodigestor.

Neste conteúdo, mostramos como o biodigestor na avicultura tem sido utilizado por criadores de animais para o agronegócio por ser uma solução eficiente para os problemas com excrementos de aves. Produz energia limpa que pode ser usada nos processos de produção e reduz os danos ao meio ambiente.

Com mais de 55 anos no mercado a Sansuy é reconhecida pela sua capacidade em criar soluções e qualidade de seus produtos, atendendo diversos segmentos – dentre eles o Agronegócio. Quando se trata do uso de biodigestores no Brasil o nome Sansuy está fortemente ligado a esta tecnologia – são mais de 20 anos dedicados ao desenvolvimento das soluções para cada atividade e não é diferente nas atividades avícolas, tanto para produção de carne como de ovos.

Agora que você já tem um conhecimento mais aprofundado sobre o papel do biodigestor na avicultura, aproveite para entrar em contato com a nossa equipe! Certamente, encontraremos a melhor solução para o seu negócio!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos