+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Galpão para aquicultura: o que pode ser cultivado?

Modificado em: junho 14, 2023

Um galpão é um espaço aberto que pode ser usado para armazenar, estocar ou cultivar o que for desejado. Em áreas rurais, é comum ter a função destinada à criação de animais, aves, estábulos e cultivo de organismos vivos. O tipo de local varia de acordo com o que será cultivado internamente. Por esse motivo, um galpão para aquicultura pode ser feito com estruturas e materiais específicos para atender as necessidades da espécie que está sendo cultivada internamente.

A aquicultura é um dos sistemas que pode ser realizado dentro desse ambiente. É um processo de cultivo de organismos aquáticos. Logo, um galpão para aquicultura consiste em um ambiente propício para cultivo de animais marinhos, como: camarões, peixes, alevinos,ranicultura (criação de rã). O material com o qual é feito deve ser de alta qualidade e resistência para proteger os organismos contra intempéries como: mudanças de clima, chuvas e variações de temperatura e luminosidade.

Neste artigo, falaremos sobre as características e as especificidades de um galpão para aquicultura. Confira!

O que é um galpão para aquicultura?

Um ambiente onde é desenvolvida a aquicultura pode ser definido como um local de cultivo de organismos aquáticos em cativeiro. Esses animais aquáticos podem ser crustáceos, moluscos, répteis, peixes, algas, entre outros. Esse sistema funciona como um meio de isolamento para cultivo em ambiente adequado para o desenvolvimento e reprodução da espécie. Isso é importante pois, posteriormente, os animais serão comercializados, logo, garantir a qualidade de cultivo é primordial para a qualidade final do produto, visto que precisam passar por vistorias. Segundo a IBGE, 84% da produção aquícola nacional é destinada para o cultivo de peixes em água doce para comercialização.

Aquicultura no Brasil

O Brasil está entre os maiores produtores aquícolas do mundo, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). É crescente o número de investimentos de grandes empresas privadas para a pesquisa e desenvolvimento da aquicultura e a tendência é de aumento nos próximos anos. Por esse motivo, é uma atividade muito importante para a economia nacional.

Como ele funciona?

A funcionalidade do galpão para aquicultura é a partir do isolamento e proteção dos animais cultivados contra intempéries. São evitadas as interferências de pássaros, pulgões, larvas, insetos e pragas. Também, promove uma proteção térmica e de fotoperíodo, que é a ação da luminosidade solar, pois a mesma pode prejudicar o desenvolvimento de algumas espécies. Promove a segurança contra tempestades, chuvas de granizo e vendavais. Outro fator controlado internamente é a umidade. Todas essas características resultam em um local ideal para desenvolvimento das espécies de maneira saudável e controlada. Essa atividade é responsável por 28% da produção de pescados no Brasil.

Como montar um galpão de aquicultura?

O primeiro passo é escolher um terreno de solo estável. Após esse passo, a estrutura é construída acima do solo, de forma elevada, em metal coberto por uma lona vinílica. Esse local fornecerá a proteção para os organismos vivos cultivados internamente.

Um dos fatores importantes para o desenvolvimento desse espaço é a presença de meios para abastecimento de água e drenagem local. De acordo com o cultivo feito internamente, o galpão para aquicultura deve ter um sistema diferenciado, para fornecer a maturação adequada para reprodução das espécies.

Tipo de solo

Para que o galpão de aquicultura seja eficiente para o cultivo dos peixes, deve ser escolhido corretamente o tipo de solo. Características como a permeabilidade do solo são consideradas no momento da escolha. É indicado desenvolver o sistema sobre solos de argila arenosa, que são os mais recomentados em comparação aos outros tipos devido a sua permeabilidade.

Características do solo

Devem ser considerados fatores como textura e resistência. A textura está relacionada à quantidade de partículas de tamanhos heterogêneos presentes. É necessário analisar a capacidade de reação do solo ao contato com agentes químicos e físicos, e solubilidade do local. Todas essas questões relacionadas ao solo garantem que o local seja ideal para os seres cultivados no sistema.

Para exemplificar a importância da qualidade do solo para a aquicultura, foram feitas reuniões da EMBRAPA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, para determinar áreas nacionais que não servem para irrigação, mas que podem servir para o desenvolvimento aquícola. O objetivo é gerar um meio sustentável para alimentação de famílias e aumento e aproveitamento das áreas para fins comerciais e é importante para o zoneamento econômico ecológico.

Quais as características do galpão?

Um galpão para aquicultura pode ser feito com o viniarco da Sansuy, que é uma estrutura composta por suportes metálicos especificamente dimensionados para formar o ambiente de cultivo. Ele é construído de acordo com as normas exigidas pela ABNT, pois precisa seguir um padrão de eficiência, resistência e durabilidade. Esse tipo de espaço deve ser estruturado com material de alta qualidade, para oferecer a proteção necessária para o cultivo.

Tamanho

O tamanho médio do galpão para aquicultura vai de 8 a 60 metros. Seu tamanho pode variar de acordo com o tipo de cultivo, como a carcinicultura, que é a criação de camarões; ranicultura, cultivo de rãs; criação de peixes; criação de diferentes tipos de algas e diversos organismos aquáticos. Isso porque cada uma demanda um diferente tipo de cuidado, a fim de manter a segurança e a estabilidade e gerar o aumento da produtividade do cultivo.

Benefícios do Viniarco

O Viniarco possibilita o aumento da produtividade da criação. Isso porque o material é de alta qualidade, proporcionando segurança ao cultivo. Toda essa estrutura é sustentada por um suporte de metal, que dá o formato necessário para o galpão. Sua cobertura é desenvolvida em PVC flexível, que pode ser reforçada com poliéster de alta tenacidade. Existem diferentes cores disponíveis, como:

  • branca translúcida: bloqueia a radiação solar e diminui o aquecimento;
  • branca opaca: fornece um isolamento técnico;
  • black out: parte externa branca e interna cinza, promove a estabilidade térmica.

Quais culturas podem ser criadas nesse galpão?

O galpão de aquicultura pode ser usado para a criação organismos aquáticos de forma segura e protegida. A sua estrutura de Viniarco é preparada para promover condições necessárias para o desenvolvimento. Esse sistema permite a criação de diferentes espécies de animais em meio aquático de forma eficiente para a reprodução e a futura comercialização. Os principais tipos de cultura feitos dentro desses galpões são:

  • piscicultura, que é a criação de peixes de diversas espécies;
  • ranicultura, nome dado para a criação de rãs;
  • carcinicultura que é o cultivo de camarões;
  • malacocultura, é a denominação para o cultivo de moluscos, mexilhões e ostras;
  • aquaponia e hidroponia;
  • produção de alevinos e juvenis de peixes;
  • larvicultura;
  • produção de flores e hortaliças que utilizam estruturas;
  • laboratório de pesquisa sobre produção e nutrição de organismos aquáticos;
  • algicultura, denomina a criação de algas.

Por conseguinte, a aquicultura é eficiente para criação de organismos aquáticos. Cultiva animais como peixes, rãs, camarões, moluscos, tartarugas e diferentes espécies. O galpão específico para esse cultivo é caracterizado por segurança, estabilidade térmica e proteção contra intempéries, como pragas, fungos e animais. Protege o cultivo da ação da luminosidade, chamado fotoperíodo, que pode atrapalhar o desenvolvimento das espécies. É um local ideal para cultivo de animais aquáticos.

Agora que conhece bem sobre aquicultura, confira o post sobre o viniarco, material ideal para os galpões!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos