Voltar para a página inicial

Construção civil: conheça as expectativas e tendência para 2021

Modificado em: maio 31, 2023

Você, engenheiro empenhado em grandes projetos de infraestrutura, deve estar sempre atualizado quanto às expectativas e tendências do mercado da construção civil. Existem boas previsões a respeito desse setor em 2021 e é dever dos profissionais que atuam na área saberem tudo a respeito. Mesmo após a pandemia provocada pela covid-19, as expectativas para esse segmento são excelentes.

Chegou o momento de conferir quais são as maiores tendências do mercado da construção civil. Não perca a oportunidade de inteira-se a respeito desse tema. Confira agora o conteúdo completo que preparamos especialmente para você. Leia!

O que esperar do mercado da construção civil pós-pandemia?

É certo que a pandemia deixou sua marca em diversos setores da economia. Muitas transformações já eram previstas pelos especialistas e, de certa maneira, foram forçadas a acontecer, afinal, não era possível prosseguir se elas. Em relação à construção civil, existem exemplos consistentes que puderam ser colocados em prática e que se tornaram tendência para o futuro.

A primeira grande mudança na construção civil que pandemia causou está relacionada a adaptação do setor quanto ao esvaziamento de edifícios e ao “fim do aluguel”. Isso porque diversas empresas sentiram-se bem-adaptadas ao home office e decidiram trabalhar remotamente de maneira permanente. Assim, tornou-se desnecessário para as corporações custearem aluguéis caríssimos de imóveis bem-localizados.

Outra mudança trazida pela pandemia está vinculada à sublocação dos grandes centros de construção. Fica muito mais fácil dividir esse espaço enorme com um negociante parceiro, opção essa que é mais economicamente viável, pois o valor final sai mais em conta entre os dois, além de atender perfeitamente a expectativa dos clientes.

Quem está no mercado a mais tempo sabe que o setor da construção civil da pisa em falso, até porque caminha a passos lentos. Essas transformações serão incorporadas com o tempo, mas, certamente, a pandemia acelerou esse processo.

As tendências que poderão ser incorporadas em um prazo mais curto são aquelas que trabalham com agilidade, como atendimentos mais eficientes e com a possibilidade de realizar orçamentos pela internet. Comprar materiais de maneira online, no formato de um delivery, também é uma forte tendência que está sendo incorporada com mais abrangência.

Enfim, tudo o que se relaciona com o cliente e que pode ser feito utilizando a internet apresenta força para se tornar uma tendência nos próximos anos, após a pandemia. Isso significa que por algum motivo você não conseguia encontrar depósitos de construção na internet, agora ficará muito mais fácil contatá-los.

Quais são as previsões para o mercado da construção civil?

Agora que você sabe como está o panorama para o setor da construção civil após a pandemia, prepare-se para conferir as principais previsões relacionadas a esse setor. Leia!

Crescimento do PIB

Fontes do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) e da Fundação Getúlio Vargas afirmam que o PIB do setor deve crescer cerca de 3% em 2020. Ano passado a construção civil já vinha apresentando avanços por meio do próprio consumo das famílias, que voltaram a realizar autoconstrução e reformas.

O saque do FGTS foi o que deu a guinada principal ao avanço, permitindo que os brasileiros pudessem investir em construções. Além disso, a demanda por obras especializadas também auxiliou a retomada do PIB, sendo que, para 2020, espera-se que o consumo familiar cresça ainda mais e contribua para a evolução do setor.

Mais geração de empregos

Desde 2019, o setor da construção civil vinha gerando empregos e cerca de 96 mil novos empregados entraram para o ramo. Esse valor é muito importante, significando quase 20% de todos os empregos gerados no Brasil naquele ano. Analisando mais a fundo, podemos perceber que o setor já apresentava um grande crescimento em 2018 e contribuiu com aproximadamente 12% do total de empregos criados.

O entusiasmo para os próximos anos é forte, sendo que existe muita expectativa para que esses valores continuem crescendo. Essa porcentagem de pessoas contratadas equivale tanto aos cargos informais quanto às grandes construtoras, que vêm contratando profissionais de diversas áreas e níveis de formação.

Aumento da venda de imóveis

Existem novos projetos em andamento por grandes empreendedores e boas expectativas quanto a um mercado mais aquecido para a construção e venda de imóveis. As previsões da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) é que as vendas de imóveis cresçam entre 10% e 15% em 2020. Esses números representam uma melhora significativa, caso comparada aos anos anteriores.

Quais são as maiores tendências para construção civil em 2021?

Agora você sabe o que esperar do mercado da construção civil e está pronto para conferir as principais tendências do ano de 2021. Confira!

Uso de tecnologia para a percepção da realidade

A utilização de tecnologia para a percepção da realidade já vem se consolidando há algum tempo, sendo demanda no mercado em grande escala por muitas indústrias. Esse tipo de realidade virtual auxilia arquitetos e outros profissionais a otimizar a percepção do projeto e detectar falhas.

Uso de robótica e impressão 3D

Os robôs vêm ganhando cada vez mais espaço dentro da construção civil e estão ocupando lugares que demandam força manual. Por meio dessa tecnologia, podemos perceber melhorias tanto no tempo da construção quanto na sua qualidade.

A modelagem 3D de impressoras também está ganhando força no setor e é comprovado que ela reduz significativamente os riscos do processo e os custos da obra. Essa nova maneira de construir é totalmente digital, eficiente e capaz de levantar um prédio inteiro.

Investimentos em sustentabilidade

Optar pela sustentabilidade é sempre um bom negócio, principalmente se tratando de um setor tão importante para a economia. Os projetos que utilizam energias alternativas e prezam pela baixa emissão de carbono merecem destaque.

Ter um negócio sustentável também faz bem para a sua marca, pois as pessoas estão cada vez mais engajadas em causas ecológicas e você necessita ter a consciência da importância que essa prática faz para a sua empresa.

Você acabou de conhecer as principais expectativas e tendências para o próximo ano em relação ao mercado de construção civil. O período pós-pandemia que se aproxima trará novidades e oportunidades de negócio. Não fique fora dessa!

Compartilhe este texto nas redes sociais e mostre que você é um engenheiro engajado!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    Materiais Gratuitos