+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Máscara para motoristas de caminhão: levo multa se estiver sem?

Modificado em: junho 13, 2024

A pandemia do novo coronavírus virou o mundo de cabeça para baixo. Nos últimos meses, uma série de medidas preventivas foram tomadas com a intenção de reduzir a curva de contágio da Covid-19. Entre os hábitos obrigatórios desses tempos, figura o uso de máscaras.

A máscara desempenha um papel muito importante para minimizar o risco de infecção e, para o bem de todos nós, seu uso é fundamental ao sair de casa e entrar em contato com outras pessoas. Com isso, algumas dúvidas surgiram, envolvendo, por exemplo, a necessidade de máscara para motoristas dentro de veículos.

Para ficar por dentro do assunto de uma vez por todas, continue conosco no post por aqui e faça boa leitura!

Covid-19 e a importância do uso de máscara

Você já sabe que o novo coronavírus é transmitido por gotículas de saliva que podem estar no ar ou em superfícies. Sabe também da necessidade de lavar as mãos várias vezes ao dia com água e sabão, em especial depois de tocar em maçanetas, portas, dinheiro e outros pontos de uso compartilhado.

Para enfatizar os cuidados com a prevenção, trazemos mais dicas simples de agregar ao dia a dia, como:

  • manter distância de no mínimo um ou dois metros das demais pessoas, sobretudo em ambientes fechados;
  • não levar as mãos ao rosto, principalmente olhos, boca e nariz;
  • higienizar com frequência os objetos de uso massivo, como o celular, carteira, chaves etc.;
  • não compartilhar itens pessoais, como talheres, copos, pratos e derivados;
  • sair de casa apenas para realizar tarefas necessárias;
  • usar máscara.

O último tópico, como você já deve ter percebido, é o foco do texto. A partir de agora, vamos nos debruçar sobre ele: afinal, a máscara para motoristas é realmente obrigatória? Existe multa? Antes de mais nada, vale a pena entender os benefícios de usá-la.

A máscara reduz a quantidade de partículas liberadas no ar pelas pessoas que a utilizam. Assim, o vírus circula menos e a probabilidade de infecção diminui. É interessante ressaltar: usar máscara protege você e os outros!

Apesar de bastante eficaz, esse acessório não dispensa nenhum dos outros protocolos de segurança contra a Covid-19. Feito o alerta, confira mais medidas indicadas em relação às máscaras, que devem ter ao menos duas camadas de pano para otimizar os benefícios:

  • jamais compartilhe a máscara, sequer com filhos, esposa, pais ou irmãos, pois ela é de uso estritamente pessoal;
  • caso passe o dia inteiro fora de casa, troque a máscara toda vez que ela ficar úmida. Recomenda-se substituição a cada duas horas, portanto tenha várias ao alcance;
  • ao chegar em casa ou em um lugar que permita a lavagem, higienize cada máscara usada com água sanitária, deixando-a de molho por mais ou menos meia hora.

Máscara para motoristas e o que dizem as normas

Sancionada no começo de julho de 2020, a Lei Federal nº 14.019 torna obrigatória a utilização de máscaras individuais em ambientes públicos e privados em meio à pandemia de Covid-19. Já de início esclarecemos: não é necessário usar máscara dentro do veículo, caso ele não seja de transporte público ou de aplicativos/táxis.

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) informou, inclusive, sobre a importância de combater notícias falsas sobre o assunto. Segundo o órgão, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não prevê nenhum tipo de multa ou outra penalidade para condutores que dirijam sem máscara.

Caminhoneiros, portanto, não precisam estar sempre com o acessório no rosto enquanto conduzem o veículo sozinhos. A máscara deve sim, conforme já ressaltamos ao longo do texto, estar ao alcance para ser colocada nas situações necessárias, como ao sair do caminhão e ter contato com outras pessoas.

Fora do veículo, o uso da máscara é obrigatório em vários locais, entre os quais:

  • rua;
  • comércio;
  • condomínios;
  • estabelecimentos de prestação de serviços etc.

Fica a informação: ao entrar no caminhão, pode tirar a máscara; ao sair, nunca esqueça de recolocá-la da maneira correta, tapando nariz e boca.

Outras medidas para evitar o contágio no caminhão

Por mais que a solidão na cabine possa dar a sensação de que o caminhoneiro está bem protegido do novo coronavírus, é importante ficar de olho aberto com relação aos detalhes. Ao parar para um abastecimento ou comprar comida, sem falar nos pontos de carga e descarga das mercadorias, o risco aumenta.

Por isso, listamos a seguir algumas medidas fundamentais para você minimizar a probabilidade de infecção de Covid-19 enquanto trafega Brasil afora. Veja as principais e coloque em prática quanto antes!

Tenha um tubo de álcool gel à mão na cabine

Depois de tocar em objetos que passaram pelas mãos de outras pessoas, procure imediatamente higienizar as suas próprias mãos. Para isso, um tubo de álcool gel na cabine do caminhão ajuda bastante na agilização do processo.

A lavagem das mãos com água e sabão ainda é a melhor alternativa, mas ela nem sempre é uma opção viável, ainda mais durante os longos percursos pelas rodovias. Nesse caso, o álcool gel bem passado já resolve.

Higienize as superfícies da cabine

No começo do texto falamos sobre as superfícies contaminadas como meios de contágio da Covid-19. Então é muito importante mantê-las sempre limpas dentro da cabine.

Para isso, aplique um detergente neutro e em seguida passe um pano seco. Depois, borrife álcool 70% (desta vez na forma líquida) nas superfícies não sensíveis ele (cuidado com a direção e o painel). Para finalizar, volte a usar o pano para tirar o excesso e a umidade.

Lave os tapetes

Pelo contato direto com o chão, nossos calçados transportam todo tipo de sujeira. É por isso que os tapetes do caminhão exigem bastante atenção, com uma higienização diária, se possível.

A combinação de água e sabão, mais uma vez, é suficiente para os tapetes de borracha. Se o item for de carpete, aplique um detergente neutro com uma escova úmida, usando a iluminação solar para a secagem.

Agora que já sabe tudo sobre máscara para motoristas e principais maneiras de prevenção do novo coronavírus, basta colocar o conhecimento em prática. Lembre-se de confiar apenas em informações que vêm de fontes confiáveis e, de preferência, oficiais de órgãos de saúde. Assim, ficamos todos mais próximos de vencer a batalha contra a Covid-19!

Se o post foi útil para você, aproveite e compartilhe nas redes sociais para ajudar seus amigos e colegas caminhoneiros!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    vinilona_cinza_20_2_1

    Materiais Gratuitos