Voltar para a página inicial

Veja 8 acessórios para caminhão que não são proibidos

Modificado em: maio 31, 2023

Os acessórios para caminhão cada vez mais ganham espaço no mercado e na vida dos motoristas brasileiros. Afinal, eles tornam a experiência de percorrer as estradas mais confortável, aconchegante, segura e, em alguns casos, até mesmo mais saborosa.

Isso porque hoje em dia já é possível ter uma pequena geladeira e guardar alguns alimentos, passar um café e até mesmo monitorar a carga por meio de câmeras, graças a acessórios desenvolvidos especialmente para esses profissionais. Porém, nem todos esses produtos e equipamentos são permitidos.

Veja, abaixo, nossas 8 dicas para saber o que pode e o que não pode no que diz respeito aos acessórios para caminhão!

Por que alguns acessórios para caminhão são essenciais?

A vida na estrada é repleta de restrições. Coisas simples como passar um café, beber uma água gelada, fazer uma ligação telefônica ou se refrescar em um dia quente se tornam muito mais complicadas dentro da cabine do caminhão.

No entanto, com o avanço tecnológico, cada vez mais o mercado oferece acessórios que facilitam o alcance a esse tipo de conforto que faz toda a diferença para quem passa a semana inteira atrás do volante. Só é preciso ficar atento para os acessórios que são permitidos e aqueles que são proibidos no país.

Quais acessórios não devem faltar nos caminhões?

A seguir, listamos 8 acessórios para caminhão que trazem muita qualidade de vida na estrada. Confira!

1. Suporte para celular

O suporte para celular é um acessório que faz a diferença para qualquer motorista, e nos caminhões isso também se aplica. Ele facilita o acesso ao aparelho, seja para atender ligações, colocar uma música ou utilizar um aplicativo de GPS. É claro que o celular não deve ser usado enquanto se dirige, porém, ainda que seja necessário parar o caminhão antes de manuseá-lo, o acesso fica mais rápido e ágil com um suporte.

2. Extintor de incêndio

Mais do que um acessório útil e que traz segurança para os motoristas e suas cargas, o extintor de incêndio é obrigatório para caminhões. Embora carros de passeio não precisem mais contar com esse tipo de equipamento, os veículos usados para transporte de cargas ou passageiros ainda devem, sim, ter extintores à disposição. Caso contrário, multas e pontos na carteira de habilitação podem ser aplicados.

3. Macaco hidráulico

Imagine ter que levantar o seu caminhão e todo o seu peso para verificar algum problema mecânico. Somente com um bom macaco hidráulico isso é possível. Esse acessório facilita a elevação do caminhão em alguns centímetros para que se torne mais fácil entrar embaixo da carroceria e checar algum problema. Aqui, tenha certeza de adquirir uma marca de confiança para não sofrer riscos de acidentes.

4. Câmera de segurança

A instalação de câmeras de segurança tanto dentro da cabine quanto no monitoramento da carga ou, ainda, na parte externa do caminhão, oferece mais tranquilidade para todos os profissionais envolvidos — motorista, dono do caminhão e clientes que contrataram o transporte de suas cargas.

Com esse equipamento, é possível monitorar em tempo real onde a carga está, se o conteúdo se mantém inviolado e, até mesmo, captar imagens caso algum incidente como roubo, furto ou assalto ocorra, tornando mais fácil a investigação policial e a potencial recuperação dos itens.

5. Cafeteira portátil

As cafeteiras portáteis são excelentes para o motorista ter sempre a possibilidade de preparar uma bebida quente sem precisar sair do caminhão. Afinal, o café é um dos melhores amigos dos profissionais da estrada, pois ajuda a manter o cérebro ativo e os olhos bem abertos a cada quilômetro percorrido.

Essas cafeteiras, por sua vez, podem ser ligadas no próprio caminhão a uma tensão baixa, mas suficiente para passar um cafezinho sempre que der vontade. Hoje em dia, inclusive, há modelos que preparam diferentes variações da bebida, além do café passado mais simples.

6. Lonas

As lonas são companheiras fiéis dos caminhoneiros na hora de proteger suas cargas com segurança. Resistentes à chuva, granizo, vento, sol e calor, elas ajudam a manter os produtos transportados com todo o frescor necessário até o ponto de chegada.

Comercializadas em formatos, tamanhos e cores variadas, além de materiais específicos para cada tipo de carga, as lonas são não apenas ótimos produtos para quem atua na área, como também uma exigência legal em muitos casos.

7. Ventilador ou climatizador de ar

O Brasil é um país tropical e, apesar de fazer frio em algumas regiões, durante a maior parte do ano o calor predomina de Norte a Sul. Por isso, estar bem equipado para enfrentar temperaturas acima dos 30°C é fundamental!

O uso de ventiladores portáteis ou, até mesmo, de climatizadores de ar, é uma excelente opção para não derreter dentro da cabine. Mais do que soprar um ventinho, os climatizadores também ajudam a deixar o ar mais úmido, o que é fundamental para evitar a tosse, dor de garganta e outros problemas de saúde — além de sua função principal, que é a de refrescar o ambiente.

8. Geladeira

As geladeiras para caminhão são produtos incrivelmente úteis no dia a dia da estrada. Eles ajudam a manter alimentos bem conservados e facilitam a vida dos motoristas na hora de fazer as refeições. Afinal, nem sempre há um restaurante ou lanchonete por perto na hora em que bate aquela fome!

Quais acessórios são proibidos nos caminhões?

Apesar de existirem acessórios para caminhão realmente fantásticos, muitos deles são proibidos, podendo acarretar multas, pontos na CNH e, em alguns casos, até mesmo retenção do veículo. Veja a seguir os principais itens proibidos para evitar problemas na estrada.

Películas escuras

As películas escuras são proibidas no para-brisa do caminhão e, caso o veículo seja parado em função disso, ele só será liberado para seguir viagem após a sua retirada.

Luzes especiais

Faróis e outras luzes coloridas não podem ser colocadas em caminhões, sob pena de multa. A justificativa é que elas podem prejudicar a visão tanto de outros motoristas quanto de quem dirige o próprio veículo iluminado.

Adesivos

Adesivos que cubram toda a extensão do para-brisa ou do vidro traseiro são proibidos, afinal, prejudicam completamente a visão do motorista.

Ao longo do artigo, procuramos mostrar quais são os principais acessórios para caminhão que realmente fazem a diferença na vida dos motoristas. Eles melhoram a experiência de direção e tornam a vida na estrada mais fácil e tranquila. E você, tem um acessório favorito?

Um dos itens que citamos foi a lona. Saiba mais sobre lona de PVC para caminhão neste artigo do nosso blog!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    vinilona_cinza_20_2_1

    Materiais Gratuitos