Cadastre-se e receba novidades  
Selecione o assunto de seu interesse:
Enviando sua inscrição  
Loading...
Vida de Caminhoneiro

Motorista de caminhão: saiba como se proteger do coronavírus

coronavírus
banner-blog-vinilona-superfacilPowered by Rock Convert

De acordo com a Folha de São Paulo, o Brasil já ultrapassa a China em número de casos de coronavírus, mostrando que a pandemia é um grande problema no território brasileiro. Além disso, até o início de maio, o país ocupa o 10º lugar no ranking mundial, somando mais de 7.200 casos confirmados.

Muitos trabalhadores, infelizmente, não têm a opção de trabalhar de casa, aumentando as chances de transmissão. Por isso, algumas práticas são essenciais para conseguir evitar que o vírus se alastre ainda mais.

Não seria diferente para os caminhoneiros. Ainda que eles passem boa parte do tempo sozinhos, é em pequenos momentos, como durante o preparo das refeições, que pode haver o contágio. Por isso, criamos este artigo para que você saiba a importância e como se proteger do covid-19.

Para tanto, continue a leitura a seguir!

Saiba como preparar as suas refeições de forma segura

Quem vive na rotina de trabalhar dirigindo sabe que, muitas vezes, as paradas disponíveis nas rodovias e estradas são bastante precárias. Tomar banho, descansar e preparar as refeições são um ponto de muita atenção para esses profissionais, pois a transmissão do vírus está cada vez mais latente.

Algumas dicas são essenciais para evitar o contágio, como:

  1. lave muito bem as mãos (por volta de 30 segundos, no mínimo, não esquecendo de massagear bem os dedos e as unhas) antes de toda e qualquer alimentação;
  2. mantenha um álcool em gel por perto e utilize-o após o contato com superfícies externas ou outras pessoas, evitando também levar as mãos ao rosto;
  3. opte por refeições que tenham legumes, verduras, proteínas e carboidratos, pois um prato completo ajuda a manter a sua imunidade fortalecida. Se possível, também consuma frutas (mas apenas aquelas bem limpas e, de preferência, sem a casca);
  4. leve consigo seus próprios talheres, afinal, não sabemos como é feita a limpeza daqueles utilizados nas paradas em estradas;
  5. se possível, leve marmitas de comida congeladas já prontas, para somente esquentá-las. Uma dica é levá-las dentro de uma sacola térmica. Outra opção é utilizar marmitas que possam ser conectadas com tomadas para, então, esquentar o alimento.

Agora que você sabe quais são as principais dicas para se prevenir na hora de comer, veja mais como manter a higiene ao ter contato com outras pessoas.

Entenda a importância do uso de máscaras e álcool em gel

A carga e descarga de produtos é onde acontece o maior contato com novas pessoas. Então, é de extrema importância ter alguns protocolos de higiene a fim de evitar o contágio:

Guia completo para ter segurança das estradasPowered by Rock Convert
  1. utilize máscaras descartáveis e faça a sua troca periodicamente;
  2. caso utilize máscaras de pano, lave-as diariamente com sabão neutro e deixe secar em locais arejados;
  3. se possível, utilize luvas descartáveis, para não ter contato direto com nenhuma mercadoria ou, até mesmo, pranchetas, papéis, canetas etc.;
  4. após todo e qualquer contato, limpe muito bem as mãos com álcool em gel, nunca esquecendo das unhas também;
  5. mantenha as unhas aparadas, para não haver acúmulo de sujeira embaixo;
  6. evite tossir sem utilizar máscaras, para prevenir os demais ao seu redor.

Bom, agora, para finalizar, que tal saber como manter os seus anticorpos prontos para trabalharem, caso necessário? Vamos lá!

Veja como manter a sua imunidade em dia

A imunidade de algumas pessoas pode ser comprometida, principalmente caso elas estejam no grupo de risco. Estão tal grupo pessoas que tenham doenças como diabetes, HIV, problemas cardíacos e respiratórios.

Desse modo, ter anticorpos prontos para a ação pode fazer total diferença, pois, ainda que você tenha contato com o vírus, pode não necessariamente contraí-lo. No entanto, para isso, é muito importante adotar medidas, como:

  1. durma bem. A imunidade está totalmente atrelada a uma boa noite de sono, pois algumas funções de nosso organismo só funcionam nesse período. Portanto, ainda que tenha uma rotina intensa de trabalho, é muito relevante garantir que o período de descanso seja realizado e com a maior qualidade possível (lugar escuro, confortável, sem muitos barulhos);
  2. realize atividades físicas, pois elas ajudam o nosso sistema imunológico a ficar mais forte. No entanto, não vá a academias nem utilize aparelhos compartilhados com outras pessoas, como os halteres;
  3. beba bastante água. Nosso corpo é composto entre 70% a 75% de água. Por isso, caso não beba o suficiente, o seu organismo vai reter líquidos, podendo, inclusive, ter problemas hepáticos, cardíacos e renal (tudo o que devemos evitar neste momento);
  4. limpe e escove muito bem os dentes. A higiene bucal reflete diretamente na sua saúde geral e no sistema imunológico, portanto, utilize fio dental e troque de escova de dentes a cada 2 ou 3 meses;
  5. evite cigarros, pois eles liberam substâncias inflamatórias, impactando diretamente na sua imunidade;
  6. evite o consumo excessivo de fast food, pois esses alimentos aumentam a probabilidade de inflamação no corpo, evitando o bom funcionando do sistema imunológico;
  7. lembre-se de consumir frutas cítricas, que são ricas em vitamina C, um agente essencial para a manutenção dos anticorpos.

Sabemos que tomar todas essas precauções estando fora de casa podem parecer um grande trabalho, mas são essas sugestões que farão diferença na sua saúde e, até mesmo, na de sua família.

As dicas para evitar a transmissão do Covid-19 são muitas, mas o que realmente faz a diferença é a consciência de que cada um pode fazer a sua parte.

Sabemos que parar de trabalhar não é uma opção para todos os brasileiros, mas nós temos a chance de ler notícias e instruções a respeito do assunto, a fim de cada um fazer a sua parte como cidadão.

Viu como é possível trabalhar fora de casa e, ainda assim, se prevenir do coronavírus? Mesmo que a recomendação seja permanecer em isolamento, não são todos os profissionais que têm essa oportunidade. Logo, você, que trabalha com caminhões e frotas, deve se lembrar de preparar muito bem as refeições, usar máscaras e álcool em gel, além de manter uma alimentação saudável e uma boa rotina de sono, para manter uma imunidade forte.

Gostou deste artigo? Então, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais, para que outras pessoas que precisem possam ter acesso a todas as nossas dicas!

E-book: Caminhoneiro - saiba o passo a passo para se tornar um microempreendedor individualPowered by Rock Convert