Voltar para a página inicial

Saiba tudo sobre lona encerada para caminhão

Modificado em: dezembro 16, 2023

Já pensou em comprar uma lona encerada para caminhão, mas ficou na dúvida? Então, chegou a hora de solucionar esse problema! Neste artigo, vamos contar tudo o que você precisa saber a respeito do produto.

Ao longo do texto, vamos abordar suas principais características, como escolher a lona ideal para a carga a ser transportada, quais mercadorias necessitam da lona encerada para garantir sua integridade, as principais vantagens do produto e, é claro, o que levar em conta na tomada de decisão de compra da lona.

Ficou interessado? Então, siga em frente para saber mais!

Características da lona encerada para caminhão

A lona encerada para caminhão é feita com fio 8, 100% de algodão, ou seja, não é sintética. O nome “encerada” tem origem no material aplicado sobre a lona, que a impermeabiliza.

“Trata-se de um produto que existe há mais de 100 anos. Foi muito utilizado na proteção de vagões de trem”, explica Weber Dutra, gestor do departamento comercial da Sansuy.

É possível que esse tipo de meio de transporte, ao passar por trechos urbanos, tenha as lonas roubadas ao diminuir sua velocidade para transitar nas cidades. Assim, o uso do produto como forma de proteger as cargas tem sido evitado.

Importância da escolha do tipo de lona para caminhão

Escolher o tipo de lona ideal para cada situação é essencial no transporte de cargas. Nem todos os carregamentos precisam ser levados com a proteção de uma lona encerada, mas aqueles que se beneficiam desse tipo de material certamente chegarão em melhores condições ao seu destino, do que aqueles que não foram armazenados corretamente.

A lona encerada é ideal para cargas que precisam ser impermeabilizadas sem que se abra mão da transpiração. Por exemplo, uma carga de cimento que acabou de sair da produção e ainda está aquecida pode provocar a evaporação e a condensação do ar, o que inevitavelmente formará gotículas na lona. Se essas gotas pingam na carga, podem comprometer a qualidade do produto. Optar por uma lona sintética, nesses casos, é um erro.

Antes de definir qual material será utilizado para cobrir e proteger os produtos transportados, é indispensável definir e entender algumas questões, tais como:

  • que tipo de carga será conduzida;
  • qual a distância a ser percorrida.

Falaremos mais a respeito desses aspectos na sequência do texto. Vamos em frente!

Lona encerada como melhor opção para o caminhão

Além de ser uma proteção adequada para transportar itens a céu aberto, a lona encerada é a melhor opção para situações em que é necessário impermeabilizar as cargas sem comprometer a transpiração.

Ela também é importante para evitar a contaminação de alimentos e possíveis derramamentos.

Alguns exemplos que devem usar a lona encerada são cargas com grãos, frutas, verduras, legumes, roupas, acessórios, bolsas, móveis e até mesmo mercadorias industriais, como cimento recém-produzido ainda aquecido, pois essa lona ajuda a evitar a formação de gotículas na superfície.

Diferencial da lona encerada em relação a outros tipos de lona

A lona encerada para caminhão é uma variante que se destaca pelo acabamento especial aplicado aos seus fios. 

Esse tipo de lona apresenta maior resistência em comparação a outros tipos, sendo adequada tanto para coberturas simples quanto para aquelas que estão sujeitas a peso e impactos, como as cargas transportadas por caminhões. 

O revestimento encerado confere propriedades adicionais de durabilidade, proteção e impermeabilização, tornando-a uma escolha ideal para a preservação e segurança das mercadorias durante o transporte.

Apesar de ser impermeável, a lona encerada permite a transpiração, o que significa que ela libera a saída de vapor e umidade, o que é essencial para situações em que a carga pode gerar calor e vapor.

Essas características tornam a lona encerada uma escolha preferencial em determinadas aplicações, especialmente quando é crucial combinar impermeabilidade com transpiração e resistência.

Tipos de carga ideais para lona encerada

Como mencionado, alguns produtos específicos precisam ser transportados com uma lona que garanta a sua integridade durante o percurso. 

Seja por questões químicas (tipo de material transportado), seja por segurança do ponto de vista físico (garantir que não cairão durante o transporte), a lona encerada é a opção indicada em certas situações. Continue a leitura para entender melhor.

Produtos que precisam de transpiração

Há produtos que precisam de transpiração durante o transporte. Um exemplo já citado é o do cimento ainda aquecido, mas há certos tipos de alimentos que também têm essa necessidade, especialmente os hortifrúti, como os seguintes:

  • alface;
  • couve;
  • melancia;
  • coco, entre outros.

Cargas de caixarias

Esse tipo de carga precisa ser amarrada para seu transporte ocorrer com segurança e respeito à legislação. A lona encerada proporciona uma vantagem: a amarração da carga é feita utilizando a própria lona, por meio de cintas de segurança.

As lonas sintéticas para carretas não podem ser amarradas com cordas, pois o atrito causa avarias nelas. É possível, sim, fixá-las em ganchos por meio de elásticos ou borracha ao redor da carga, mas sem mantê-las firmes e imóveis durante o trajeto.

Alguns tipos de carga seca ou caixaria podem ser amarradas, mas há restrições ao uso de cordas, como forma de garantir a segurança no transporte de mercadorias. Hoje em dia, a fita de amarração é mais indicada, levando-se em conta a proibição do uso de cordas em certos casos. 

A lona encerada, no entanto, é a única alternativa que resolve o problema sem a necessidade de adquirir materiais adicionais.

Vantagens da lona encerada para caminhão

Acompanhe os principais benefícios do uso da lona encerada para caminhão.

É biodegradável

Além das questões de transpiração e amarração das faixas, a lona de algodão — como é o caso da lona encerada — também atende a uma forte demanda dos dias de hoje: a reuutilização de materiais plásticos no planeta.

Por ser biodegradável, uma lona 100% algodão leva menos tempo para ser absorvida pela natureza.

Tem alta durabilidade

As lonas enceradas para caminhão são duráveis. Para se ter uma ideia, o mesmo material usado nesse tipo de produto também é aplicado em velas de embarcações, que devem ser bastante resistentes.

Protege da chuva e do calor

A lona encerada, por ser impermeável, protege da chuva e do calor. Ao repelir a água e a umidade, esse tipo de lona também troca calor com o ambiente, o que evita que a carga fique superaquecida, mesmo em trajetos longos.

Escolha da lona encerada para caminhão

Ao comprar uma lona encerada para caminhão, é básico que o interessado verifique se ela é feita de algodão de fio 8, considerado o mais adequado para transporte. Além de ser 100% algodão, o item é biodegradável e atende às demandas ambientais.

A medida da lona é outro fator a ser verificado. Ela deve ser adequada para proteger a carga como um todo, e não apenas uma parte. Imagine chegar ao destino com uma porção da carga avariada e pense nos prejuízos que isso pode causar.

Também é preciso analisar a questão estética: lonas de determinadas cores podem ser exigidas, seja para seguir os padrões de uma empresa, seja simplesmente pela preferência futebolística de quem compra. Afinal, rodar por aí com as cores do time do coração pode ser importante para muita gente!

Além disso, é fundamental manter-se atualizado sobre as particularidades da lona encerada para selecionar aquela que mais se adequa às suas necessidades. Veja, a seguir, o que considerar para não errar na escolha.

Tamanho correto

Antes de partir para as compras, você precisa verificar se a opção desejada está no tamanho correto para seu veículo. Isso porque, sem as medidas adequadas, outros fatores, como o preço e a qualidade do material, não farão muita diferença.

Nesse sentido, o ideal é que a lona cubra toda a carroceria sem precisar ser esticada. Caso contrário, a durabilidade do produto é reduzida, e as chances de acontecerem rasgos e outras avarias aumentam.

Em contrapartida, escolher uma lona grande demais prejudicará sua funcionalidade, por sobrar bastante material. Nesse cenário, a lona ficará folgada, e, quando o caminhão atingir velocidades mais altas, o vento deslocará a cobertura, o que poderá causar prejuízos na mercadoria transportada.

Qualidade da lona

Depois de encontrar o tamanho perfeito da sua lona de caminhão, chegou o momento de avaliar a qualidade do material. Até porque se engana quem pensa que lonas são todas iguais.

Desse modo, é imprescindível analisar se o produto contém ilhoses resistentes, anticorrosivos e na quantidade adequada ao seu tamanho. Além disso, a lona de boa qualidade permite que as cordas deslizem sem dificuldades.

O acabamento da lona também deve facilitar seu deslizamento pelos arcos da carroceria, caso esse seja o seu uso. Também é imprescindível verificar se as costuras estão bem entrelaçadas, bem como a qualidade das emendas. Os melhores modelos possuem costura tripla.

Aspectos de manutenção

Na hora de comprar a sua lona encerada, analise junto ao fabricante quais são suas recomendações de manutenção. As instruções não podem ser complicadas nem simples demais. Nesse caso, a tendência é abandonar os cuidados e expor a lona a danos em pouco tempo.

Já destacamos a importância de não escolher uma cobertura muito pequena ou grande. Além disso, cuide para não esfregar a superfície da lona em locais ásperos ou usar produtos abrasivos na limpeza.

Outro cuidado básico que deve ser feito depois de cada viagem é lavar a lona sempre com água e sabão neutro. É necessário esperar o material secar completamente antes de guardá-lo, preferencialmente longe do chão e de locais úmidos. Em suma, os cuidados essenciais com a lona são:

  • molhe a lona antes de usá-la pela primeira vez;
  • evite arrastá-la sobre superfícies ásperas;
  • evite usá-la na cobertura de cargas corrosivas;
  • evite forçá-la contra os cantos das mercadorias para não causar rasgos;
  • guarde-a sempre em local seco, longe do chão;
  • sempre utilize apenas água na limpeza.

Relação custo-benefício

Como você deve imaginar, adquirir uma lona para caminhão requer um investimento maior, afinal, estamos falando de um item essencial para o transporte seguro de mercadorias, com alta durabilidade e qualidade. Entretanto, ainda é possível conseguir uma boa oferta na hora da compra.

Assim, não poupe tempo de pesquisa antes de ir às compras. Compare preços de fornecedores distintos e avalie qual oferece o melhor custo-benefício para fechar o negócio. Dessa forma, você garantirá uma excelente lona encerada para seu veículo.

Dicas de manutenção para se ter com a lona encerada

Mesmo para lonas de caminhão que demandam menos exigências, é fundamental adotar certos cuidados a fim de garantir uma vida útil prolongada. 

Além de evitar o estiramento excessivo que pode comprometer a estrutura da cobertura, é importante evitar o contato com superfícies ásperas e a utilização de produtos abrasivos durante a limpeza.

A manutenção básica inclui a lavagem da lona após cada viagem, utilizando água e sabão neutro, seguida pelo completo processo de secagem antes de dobrar e armazenar, para prevenir o surgimento de mofo. 

Ao armazenar, é recomendável manter a lona dobrada e afastada do chão, em locais secos.

Além disso, deve-se evitar o contato com substâncias químicas e corrosivas; caso ocorra, uma limpeza imediata deve ser providenciada. 

Ao seguir esses cuidados, você contribui para a preservação da lona encerada, assegurando seu desempenho e sua vida útil ao longo do tempo.

Em caso de danos, busque a ajuda de um profissional para os reparos. Eles possuem técnicas e ferramentas adequadas para aplicar os remendos necessários.

Onde adquirir a lona encerada para caminhão

A Sansuy é uma empresa com tradição na produção de lonas para transporte. A vinilona é um dos produtos mais antigos e qualificados do mercado, fazendo parte do dia a dia dos caminhoneiros há 50 anos. Portanto, o know-how da empresa é um diferencial a ser considerado — e a Sansuy sabe o que faz!

Além disso, a empresa trabalha exclusivamente com lonas 100% algodão, fio 8, chamadas contonlonas, por considerar que são as ideais para lonas de transporte. Outros tipos de fios não oferecem as condições de segurança, proteção e manutenção da integridade da carga — apesar de outras empresas do mercado optarem por usá-las em seus produtos.

Neste artigo, tratamos da lona encerada para caminhão. Abordamos um pouco do histórico do produto, de suas principais características, vantagens e o que levar em consideração na hora de adquiri-lo. Afinal, com transporte de cargas não se brinca, e acreditamos que apenas os melhores produtos devem ser usados para conduzir qualquer tipo de mercadoria.

Agora que você já conhece bem a lona encerada para caminhões, entre em contato com a Sansuy para descobrir o que podemos fazer pelo seu negócio!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    vinilona_cinza_20_2_1

    Materiais Gratuitos