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Lona de caminhão

Mecânica de caminhão: veja dicas e curiosidades sobre o assunto!

mecânica de caminhão

O caminhão é o seu instrumento de trabalho, sendo o veículo que dá o seu sustento e a principal ou única fonte de renda para alguns motoristas.

Para isso, ele sofre com cargas pesadas e estradas precárias, passando por situações que colocam a integridade física dele à prova. Para que o veículo não fique parado por conta de problemas mecânicos ou seja apreendido em alguma fiscalização, é importante que você entenda pelo menos o básico sobre a mecânica de caminhão.

O descuido com a parte mecânica pode ocasionar, inclusive, acidentes graves, colocando a vida do motorista e a dos outros condutores que trafegam pela mesma estrada em risco — algo que pode e deve ser evitado.

Neste post você vai aprender alguns truques sobre a mecânica de caminhão. Eles serão muito úteis para que você dirija menos preocupado com o que pode acontecer com o seu pesado companheiro de asfalto. Acompanhe!

Trate bem o coração do caminhão

O termo mecânica vem da palavra latim “mechanica”, que significa a arte de construir uma máquina. É um dos principais braços da física e estuda o movimento e o repouso dos corpos. Na prática, envolve tudo o que faz o seu veículo rodar pelas vias do nosso país. Motor, suspensão, freios, pneus, barra de direção e tanque de combustível: está tudo interligado, e todos os itens precisam estar em dia para você não ficar na mão.

O motor é a principal peça de um veículo, funcionando como se fosse o seu coração. É ele que precisa receber mais atenção quando falamos de cuidados mecânicos. Uma das ocorrências mais comuns pelas estradas, que faz com que os motoristas percam tempo e dinheiro, são as falhas atribuídas à falta de manutenção do motor — se ele apresenta algum defeito grave, não tem jeito de seguir viagem.

Por isso, é fundamental dar aquele trato no motor antes de colocar o caminhão para rodar. Quando for trocar o óleo, verifique a coloração e a viscosidade do lubrificante retirado.

Diversas peças do motor têm ímãs que, se tiverem um atrito desproporcional entre si, deixam um resíduo metálico no óleo. Se isso ocorrer, é bom investigar, pois algo está errado e pode causar outro problema mais grave.

Outro sinal de que o motor pode estar em risco é a cor da fumaça que sai pelo escape. O ideal é que ela seja branca ou cinza. Se estiver preta, há três problemas mais comuns que podem estar acontecendo: condição térmica anormal, catalisador com defeito ou excesso de entrada de óleo no motor.

Economize combustível

A economia de combustível está diretamente ligada às ações do motorista para uma direção menos agressiva e também à boa conservação do veículo. Um caminhão que está com o motor impecável, com os freios em dia e a suspensão bem alinhada consome muito menos diesel do que outro sem manutenção.

Planejar rotas também contribui muito para reduzir o consumo de diesel, traçando os melhores caminhos para que o veículo rode mais tranquilamente, sem tanto esforço. Ao volante, procure não forçar o motor sem necessidade e tenha uma condução mais suave. Além de economizar combustível, isso vai diminuir o desgaste de outras peças.

Reduza o desgaste dos pneus

Realize periodicamente o alinhamento e o balanceamento das rodas do caminhão. Um veículo desalinhado gasta muito mais os pneus e de forma irregular, diminuindo a vida útil deles.

Procure dirigir com cautela e mais suavemente. Isso já foi falado antes, mas é muito importante para minimizar o desgaste de diversos itens em um veículo. Além de economizar os pneus e o combustível, a direção tranquila contribui para um menor desgaste da suspensão e dos freios.

Veja algumas curiosidades sobre a mecânica de caminhões

Muitas coisas que ouvimos são difíceis de acreditar, e por vezes acreditamos em informações que não são verdadeiras. Selecionamos algumas curiosidades sobre a mecânica de caminhão que são importantes para o seu dia a dia. Confira!

Freio motor

Uma dúvida recorrente entre os motoristas de caminhão é se o uso do freio motor é vantajoso ou não. Tem gente que diz que ele pode superaquecer o motor, entre outras inverdades. O certo é que o freio motor é um grande aliado, especialmente em descidas íngremes e longas. Ele evita o desgaste acentuado dos tambores do freio e também ajuda a conservar as lonas.

Algumas pessoas acreditam que o freio motor aumenta o consumo de combustível, mas o que acontece é justamente o contrário. Durante o uso desse sistema, o motor funciona sem a queima de diesel por conta da contenção instantânea da injeção de combustível.

Ponto morto em descidas

Outra dúvida persistente: devo usar o ponto morto em descidas para economizar combustível? Não. A prática de colocar a transmissão em ponto morto para economizar diesel em declives não só é errada como perigosa.

Em vez de reduzir o consumo de diesel, ela aumenta esse gasto. Quando o caminhão está na “banguela”, a injeção eletrônica considera que o motor está em marcha reduzida e joga ainda mais combustível.

Além disso, o ponto morto coloca em risco a segurança do motorista. O caminhão está desengatado nesse modo e o freio fica sobrecarregado se for acionado bruscamente. Assim, sua efetividade estará comprometida, aumentando as chances de um acidente.

Calibragem com pneus frios

Isso é uma verdade. O ar se expande com o calor, e quando você calibra os pneus ainda frios, o ar dentro deles também está frio e a pressão colocada ficará estável. Se você calibrar os pneus quando estiverem quentes, o ar vai esfriar depois e a pressão vai diminuir. Pressões menores causam mais desgaste dos pneus e geram instabilidade do caminhão.

Lembre-se sempre de realizar as manutenções preventivas antes de colocar o seu caminhão na estrada. Procure um serviço especializado ou um mecânico de confiança. Assim, você não terá prejuízos ao parar no meio do caminho ou ter o veículo apreendido em uma fiscalização por conta de equipamentos fora dos padrões. A viagem será muito mais tranquila!

Se você gostou dessas dicas sobre a mecânica de caminhão, aproveite e dê uma olhada em outro post sobre como aumentar a qualidade das lonas para o seu veículo!