Cadastre-se e receba novidades  
Selecione o assunto de seu interesse:
Enviando sua inscrição  
Loading...
Lonas

Por que a escolha da lona adequada para o sistema mecanizado é importante?

lona adequada para o sistema mecanizado
Powered by Rock Convert

Hoje, graças aos avanços tecnológicos, a tradicional tarefa de “enlonar” a carga tornou- se muito mais simples e rápida com o auxílio de sistemas mecanizados. Esse tipo de ferramenta tem sido cada vez mais comum nos veículos de carga, otimizando bastante a rotina do caminhoneiro e das transportadoras, ao poupar tempo e esforço.

No entanto, o que nem todos os caminhoneiros e empresas do ramo dos transportes sabem é que a escolha da lona para o sistema mecanizado é um ponto fundamental, pois impacta diretamente na durabilidade dela, do próprio sistema de enlonamento e, ainda, na proteção oferecida à carga.

Assim, diante da importância que esse tema representa no contexto dos transportes atualmente, preparamos este artigo para mostrar a você, motorista ou dono de frota, por que a escolha da lona é tão importante quando se utiliza sistemas automatizados. Para isso, convidamos José Marcos Rosa, Coordenador da Linha de Produto Vinilona R Superfácil, para trazer esclarecimentos continue a leitura e confira!

O que é o sistema de enlonamento mecanizado?

Quem é do segmento dos transportes certamente está habituado à tradicional tarefa de enlonar a carga e fazer as amarrações. Esse tipo de atividade é bastante comum na rotina do caminhoneiro e costuma consumir tempo, exigir esforço físico, além de gerar alguns riscos — especialmente quando se trata de caminhões de grande porte.

Assim, com o objetivo de tornar a tarefa de enlonar a carga mais prática, rápida e segura, a Sansuy projetou o sistema de enlonamento mecanizado, o qual garante que o processo de cobertura e remoção da lona do caminhão seja executado de maneira muito mais eficiente, sem a necessidade de subir na carreta ou na carroceria.

Esse sistema funciona a partir de suportes instalados nas laterais da carreta, no caso de veículos articulados, ou na carroceria. Além disso, conta com uma estrutura metálica e acessórios que conduzem o enrolamento de toda a lona de uma só vez.

O sistema de enlonamento mecanizado vem se tornando cada dia mais comum em implementos rodoviários do tipo basculante, graneleiros e cavaqueiras, poupando tempo e esforço do motorista, que pode focar apenas no transporte.

Qual é a importância da lona adequada para o sistema mecanizado?

Em meio aos diferentes quesitos que garantem a eficiência e a segurança dos transportes rodoviários, a lona do caminhão é, certamente, um dos mais importantes. Esse é um item que faz parte do dia a dia do motorista e tem duas grandes funções: proteger a carga das intempéries climáticas — como a chuva, o vento e o sol — e acondicionar corretamente os materiais transportados, minimizando a possibilidade de desprendimento durante o percurso.

No caso do sistema mecanizado, a lona a lona sofrerá esforços diferentes do sistema de enlonamento tradicional, a Sansuy entendeu isso e desenvolveu uma lona adequada para esse sistema junto com toda a estrutura metálica utilizada neste mecanismo ( kit Vinilona R Superfácil).

Por esse motivo, a escolha da lona é uma etapa importante para o melhor aproveitamento do sistema mecanizado, não sendo recomendada a utilização de lonas tradicionais de forma adaptada. Além de obter uma maior vida útil, reduzindo o número de paradas para manutenção preventiva e os gastos com a troca de lona, o uso do produto correto garante a perfeita vedação da carga e a maior segurança durante o desempenho do sistema.

A Sansuy já vem alertando os seus revendedores e clientes que a Vinilona convencional não é recomendada para uso no sistema mecanizado de enlonamento.

Como escolher a lona ideal para o sistema de enlonamento mecanizado?

Como dito, com o sistema de enlonamento mecanizado, o modo como a lona é estendida ou recolhida é diferente do que se vê tradicionalmente. A estrutura metálica funciona em conjunto com a lona, mantendo-a no devido lugar antes, durante e depois da abertura ou do fechamento.

E-book: 4 oportunidades para reciclar a sua lona de caminha~o e ganhar dinheiroPowered by Rock Convert

Assim, o caminhoneiro ou o dono de frota que adota o sistema mecanizado precisa ter em mente que a lona deve estar preparada para atuar em conjunto com esse sistema. Ou seja, é necessário que o produto tenha as dimensões ideais, as furações adequadas, além dos reforços estruturais necessários para a boa fixação e conservação.

Então, na hora de escolher a lona para o seu caminhão, é preciso ter a certeza de que o produto adquirido atende às especificações necessárias, considerando as características do sistema e do veículo. O recomendado é que a lona seja confeccionada sob medida, de acordo com o implemento.

Nesse sentido, José Marcos Rosa, integrante da equipe Sansuy, destaca que é essencial avaliar a qualidade da lona, observando o tipo de material utilizado e os testes realizados no desenvolvimento do projeto, para garantir que esteja de acordo com os padrões de segurança.

Quais são os diferenciais da Vinilona R Superfácil?

Para quem busca qualidade, resistência e segurança, a Sansuy oferece o produto ideal. A Vinilona R Superfácil atende a carrocerias de diversos tipos e dimensões. O produto é comercializado em um kit, o qual é composto de estruturas metálicas, acessórios e lona de cobertura, que pode ser escolhida nas cores vermelha, azul, preta ou verde, com cabeceira e bandeiras laterais, caso necessário.

Por ser um produto que carrega a marca Sansuy, qualidade é um dos seus grandes diferenciais. Antes de iniciar a fabricação da Vinilona R Superfácil, as peças foram projetadas e dimensionadas com materiais adequados à aplicação.

A lona que pertence ao kit Vinilona R Superfácil tem o dobro de resistência em relação à lona convencional. Foi desenvolvida para esse tipo de aplicação, e sua confecção se diferencia desde a formulação da lâmina de PVC e acoplamento, do tecido de fios de poliéster de alta tenacidade até a confecção da peça acabada, estruturando a cobertura para um melhor desempenho ao longo da sua vida útil.

A estrutura da cobertura conta com fita de poliéster plastificada em PVC, compatível com a formulação da lona, permitindo realizar a solda eletrônica de alta frequência entre as partes. Esse processo de fusão molecular agrega na maleabilidade das soldas, garantindo a vedação nas emendas e nos reforços.

Sobre a estrutura metálica, as peças são confeccionadas em aço 1020, de acordo com o projeto. Após a sua fabricação, recebem o tratamento de galvanização a fogo ou eletrolítico, aumentando a sua resistência. O varão e a calha em alumínio extrudado contribuem com a leveza para o manuseio e a tara do implemento — diferenciais valiosos para quem atua nos transportes.

Como a Sansuy pode ajudar você?

A Sansuy conta com equipe técnica especializada e dedicada desde o desenvolvimento até a montagem do kit. Ao desenvolver o produto, a Sansuy atende aos procedimentos ISO, certificando todos os processos de fabricação e padronização de confecção e estrutura metálica.

As oficinas credenciadas recebem o treinamento de montagem direto da fábrica, permitindo uma assistência imediata ao cliente Sansuy em todo território nacional. Além do mais, o cliente tem contato direto com a empresa.

Por fim, como foi possível perceber, a escolha da lona para o sistema mecanizado é um passo importante para garantir a qualidade e segurança nos transportes. Nessa hora, investir em um produto de ponta, projetado para esse tipo de aplicação, sem dúvida, é a melhor decisão.

Entre em contato hoje mesmo com a Sansuy e aproveite os diferenciais e as vantagens que só a Vinolona R Superfácil pode oferecer!

ebook-caminhoneiroPowered by Rock Convert