Os motoristas estão sempre de olho no que o mercado trará em relação a novos veículos, especialmente quando já se tem uma ideia de quais serão os lançamentos de caminhões em 2020. Enquanto uns querem mais resistência, uma direção mais fácil e conforto, outros buscam inovações e tecnologias que possam facilitar a rotina nas estradas.
As principais montadoras que operam no Brasil já têm novos caminhões à venda ou prontos para chegarem ao mercado. Nessas entregas, as necessidades do motorista são sempre consideradas, já que é preciso atender às exigências das estradas do país. A expectativa pelos próximos grandes nomes do mercado é alta, e, por isso, é ótimo poder conhecer um pouco mais de cada um.
Neste post, apresentaremos o que chegará de novo no ano de 2020! Confira a lista de caminhões que separamos e veja o que esperar de cada um dos lançamentos.
A importância da escolha certa
Com a expectativa pelos lançamentos de caminhões em 2020, há também uma dúvida para quem pretende trocar de veículo: como ter certeza de que a escolha feita é a mais adequada? O investimento em um novo caminhão requer muito dinheiro e, por isso, não é permitido errar. Então, é fundamental avaliar alguns pontos antes de saber qual será o próximo passo.
Tecnologia e inovação
O que as montadoras mais prometem para 2020 são inovações tecnológicas que facilitem a vida do caminhoneiro e que garantam a maior proteção veicular. Essa é uma tendência em todas as áreas, sendo, também, uma busca para o setor automotivo.
Os caminhões realmente têm uma condução mais complicada do que os carros de passeio e, sendo assim, se as novidades forem facilitadoras, são, definitivamente, muito bem-vindas.
No entanto, se você é mais tradicional e tem dificuldade para se adaptar a painéis digitais complicados ou outros recursos, esteja atento ao que os novos caminhões trarão. A ideia é que todo esse investimento das montadoras traga mais facilidade, e não o contrário! Antes de fazer a sua escolha, opte por um test drive e conheça a fundo o modelo em questão.
Preço e custo-benefício
O preço tem sempre um peso grande na escolha de um veículo, especialmente dos caminhões, que custam bem mais. Se você já se prepara para essa troca há algum tempo, certamente, tem mais recurso. Ainda assim, esteja atento não só a quanto o caminhão vai custar, mas também se ele vale a pena em relação à sua realidade. Nem sempre o mais caro é o melhor para você!
Quando fazemos essa reflexão, o que está sendo levado em consideração é a relação custo-benefício da compra que vai ser feita. O preço que você pagará é justo para o que terá em troca, no caso, para o caminhão e tudo o que ele pode oferecer? Mais do que isso, você conseguirá melhorar a sua renda ou mantê-la alta para ajudar a pagar o investimento? Se sim, essa é a escolha certa!
Adequação ao tipo de carga
O fator mais importante talvez seja o tipo de caminhão e para quais cargas ele é mais adequado. Você encontra dos leves urbanos até os extrapesados, esses voltados para os rodotrens e bitrens. A escolha certeira evita desgaste do veículo ou, até mesmo, acidentes graves, como o tombamento de caminhão. Por isso, não tente economizar investindo no mais barato e menos capacitado à carga.
Leve em consideração os volumes que você carrega atualmente e quais são as exigências que eles já impõem para o seu caminhão. Naturalmente, se deseja trabalhar com outras cargas, esse é um passo importante e que deve ser dado da melhor maneira possível, sendo assim, faça uma escolha certeira.
Os caminhões que vão ao mercado em 2020
As principais montadoras do mundo já têm em suas respectivas agendas os lançamentos de caminhões em 2020 devidamente planejados. Para todas as atividades de cargas e com diferentes faixas de preço, os veículos atendem a todo tipo de caminhoneiro e bolso.
A seguir, veja a seleção dos caminhões que serão lançados ao longo do ano e entenda um pouco mais sobre cada um, desde a proposta de uso até os detalhes técnicos!
DAF CF85
Nas imagens de apresentação e, até mesmo, nos eventos em que foi apresentado, o DAF CF85 mostra que é um caminhão que aguenta o tranco! Considerado um veículo rígido, a sua aparência reforça isso, mas sem deixar de apresentar um caminhão bonito e moderno. Ainda que não haja confirmação, a expectativa é que ele chegue ao mercado em 2020, sem previsão de semestre.
Quanto aos dados técnicos, o caminhoneiro pode esperar potência e desempenho dentro do que é esperado para veículos desse tipo: motor Paccar MX13, com 12,9 litros e 460 cv. O torque que ele pode chegar é de 234,7 mkgf, a 1.200 rpm. Para a condução, há recursos básicos que facilitam a vida do caminhoneiro, como um câmbio automático de 16 marchas, mas ainda com opção da versão com apenas 12 à escolha.
Outro ponto interessante é a capacidade de carga do veículo, o que muito interessa para quem trabalha com fretes nas estradas do país. O DAF CF85 suporta pouco mais de 40 toneladas, o que é possibilitado também por uma suspensão dianteira que, por si só, é capacitada a 9 toneladas. Naturalmente, com tanta potência e por ser rígido, o modelo é indicado ao setor de construção.
No entanto, não é recomendável descartar o uso desse modelo como um graneleiro, graças à sua carroceria fechada e com alta capacidade de reter grandes volumes. O que o caminhoneiro pode ter como garantia é a certeza de um veículo que, além de resistente, é potente, mas sem deixar de ter uma direção facilitada. O DAF CF85 é uma das grandes apostas para o mercado em 2020.
Iveco Tector
A Iveco é uma das marcas mais conceituadas e, naturalmente, ela marca presença na nossa lista de lançamentos de caminhões em 2020. Uma das principais novidades é a sua linha Tector, que traz os semipesados mais visados da categoria, e, dessa vez, totalmente repaginados. A empresa trouxe um novo design para os modelos à venda no Brasil, seguindo a padronização europeia da marca.
Referência para trajetos urbanos em grandes metrópoles, o Tector também muda na sua capacidade, não sendo apenas algo superficial. Novos motores e a nova estrutura do cavalo mecânico foram aplicados na linha que será comercializada aqui a partir de 2020. Por conta disso, os veículos de 300 cv agora fazem parte da família Auto-Shift, ganhando esse sobrenome. Na prática, o motorista pode esperar que o veículo tenha uma transmissão automática com 10 níveis.
As mudanças também virão para a linha de pesados, essas entrando na categoria Tector, todos também sendo categorizados na família Auto-Shift.
No entanto, com foco nos semipesados, há novidades que valem a atenção, como o Tector 17-280, com 4×2. Seu motor promete ser um dos mais interessantes dessa categoria: um FPT com 280 cv e um torque de 97 mkgf. A transmissão é manual, tendo seis diferentes velocidades. Agora, se você precisa de um pouco mais de potência, o Tector 17-300 é o que a Iveco oferece em 2020; são 300 cv e torque de 107,1 mkgf!
Os semipesados rígidos também estão entre a seleção da Iveco na linha Tector. O principal será o 24-280, 6×2. Esse caminhão vem com uma transmissão manual de 6 marchas, motor de 280 cv e um torque de 97 mkgf, tudo isso pronto para aguentar o tranco de setores que exigem mais do veículo. Por fim, ainda entre os rígidos, o 24.300 é o modelo mais completo da categoria.
Iveco Daily
Muita gente duvida da capacidade da linha Iveco Daily só de olhar, mas em 2020, a intenção é surpreender ainda mais os desavisados. Pelos números já dá para entender isso: o Peso Bruto Máximo (PBT) dos novos lançamentos vão de 3,5 a 7 toneladas, isso em versões distintas, como o furgão ou o chassi. Assim, o caminhão se configura uma opção urbana muito versátil!
Esses novos semileves da Iveco não devem esperar o segundo semestre para começarem a ser vistos na rua, com previsão a partir de março. Entre as escolhas, a van é uma novidade da linha que é introduzida no Brasil, chamando a atenção de quem estava acostumado com um design de furgão, ligeiramente diferente do que será visto em 2020.
O mais interessante é que a linha Iveco Daily é totalmente homologada como veículo urbano de carga, o que significa que eles podem circular sem restrições por grandes metrópoles. Isso os categoriza para diversos mercados, servindo também como estrutura para baús. Esse tipo de caminhão é um dos mais úteis e capacitados a grandes volumes no transporte em área urbana.
Como um dos bons lançamentos de caminhões em 2020, a Iveco Daily, no entanto, não traz nada muito diferente em relação à capacidade e potência. Motores de 130 cv, mas podendo chegar até 170 cv nas versões mais completas. O torque também tem duas possibilidades: 32,6 ou 40,8 mkgf. Todas as opções com uma transmissão manual básica, de seis marchas.
Assim como na linha Iveco Tector, a principal mudança é no design dos caminhões, seguindo a padronização do mercado europeu. Em resumo, seguem como ótimas opções urbanas e ainda com um visual novo e mais bonito.
JAC iEV1200T
Ainda seguindo na linha urbana, uma das novidades que mais têm chamado atenção entre os lançamentos de caminhões em 2020 é o JAC iEV1200T. A principal razão para o seu destaque é que ele é um dos grandes nomes da linha de veículos elétricos da JAC Motors, fazendo a inserção de caminhões dessa categoria pela primeira vez no Brasil e despertando a curiosidade de muita gente.
A escolha da marca vai alinhada à necessidade de produções mais amigáveis com o meio ambiente, já que são capazes de reduzir a emissão de poluentes com a queima de combustível. Por mais que se entenda pouco ainda sobre esse tipo de veículo, a montadora afirma que ele roda até 200 km ininterruptos com a sua carga principal.
Ainda que haja essa limitação, nos trechos urbanos ela não se torna tão impactante assim — tendo em vista que o JAC iEV1200T é um caminhão de PBT que fica abaixo das 8 toneladas, a escolha fica mais vantajosa. No entanto, os benefícios não param por aí, já que o modelo é simplesmente um dos mais baratos da categoria, com valores começando em R$ 279.900,00.
Na prática, uma carga do JAC iEV1200T tem uma economia de 4 a 5 vezes maior do que um caminhão que roda a diesel, o combustível tradicional. Isso significa que é possível rodar muito mais tempo com uma carga do que um caminhão convencional consegue circular com o tanque cheio.
Outro ponto que chama a atenção é a necessidade menor de cuidado com a manutenção em algumas peças básicas relacionadas ao sistema de abastecimento do veículo. Se o número de acessórios para caminhões e itens mecânicos é reduzido, proporcionalmente, diminui a dor de cabeça com problemas nessas peças. Por ser elétrico, em sua composição não há:
- câmbio;
- radiador;
- filtro de ar;
- filtro de óleo;
- filtro de combustível;
- escapamento;
- correia;
- bico injetor;
- bomba de injeção.
Como só economia não basta, vamos aos detalhes técnicos em relação à capacidade desse veículo. Seu motor é de um caminhão leve, com 177 cv e com um torque de 122,5 mgkf. A bateria do JAC iEV1200T tem 96 kWh
Mercedes-Benz Actros
O Mercedes-Benz Actros é uma das novidades mais faladas entre os lançamentos de caminhões em 2020, e o motivo é inovador: ele é o primeiro veículo da América Latina que não tem retrovisores. Assim, vem para trazer um novo conceito entre os extrapesados, com um design forte, robusto, bonito, mas que indica que é um caminhão pronto para encarar qualquer exigência.
A tecnologia que permitiu remover os retrovisores da categoria é chamada de MirrorCam, que são, nada menos, do que câmeras, assim como as utilizadas em sensores de ré. Elas possibilitam que o caminhoneiro tenha ampla visão, substituindo perfeitamente o antigo acessório tradicional.
A única coisa que muda, além do visual do caminhão, é a forma de enxergar que o retrovisor traz. Nesse caso, em vez de ter que olhar para o espelho na parte de fora do veículo, o motorista tem acesso à visão por meio de duas telas de 15 polegadas na cabine do caminhão. Isso traz mais comodidade e torna a viagem mais segura.
A aparência segue a mesma tendência que a Iveco implementou, igualando o visual do veículo ao que é visto nas estradas da Europa. Entre as novidades de estrutura, o Actros tem um cavalo mecânico de 4×2, o 2045, mas que também é acompanhado por outras versões: um de 6×2 (2548), um de 6×4 (2648) e outro 6×4 (2651), esse último já no mercado, mas agora com nova aparência.
Quanto à capacidade, o mais potente da linha Actros é um caminhão com 530 cv no seu motor. Essa capacidade, no entanto, é democrática e vai aparecer nos modelos 2533 LS 6×2 e no 2653 LS 6×4. Na prática, todos esses modelos estão totalmente capacitados a dar origem a carretas do maior porte possível, como os bitrens e rodotrens tão comuns nas estradas brasileiras.
Para esses lançamentos a Mercedes Benz foi fundo e investiu nada menos do que R$ 1,4 bilhão, o que mostra bem o que esperar desses veículos: capacidade de força e de volume de carga de caminhão, mas também tecnologia e inovação a serviço do bem-estar, segurança e comodidade do caminhoneiro.
Mercedes-Benz Axor
Deixando a tecnologia um pouco de lado e indo no mais tradicional, a Mercdes-Benz também lança em 2020 algo mais prático e pronto para as estradas sem restrições. O Axor, no modelo 2544, de tração 8×2, é o veículo que muita gente tem aguardado para esse ano. A razão para isso é a capacidade desse caminhão de enfrentar cargas mais pesadas, com um PBT de 74 toneladas. A montadora, aliás, vai oferecer o kit de instalação do segundo eixo gratuitamente!
A Mercedes promete, na linha Axor, a combinação de fatores que todo caminhoneiro busca: conforto, boa capacidade para lidar com as cargas e, principalmente, baixo custo. Manutenção e todas as despesas operacionais são reduzidas, uma vez que o caminhão é bem resistente e otimizado. Isso significa que o motorista tem tudo o que precisa para trabalhar tranquilo.
Um ponto que vale ser ressaltado é a forma de construção do trem-de-força da linha Axor. A Mercedes reforçou essa estrutura com agregados específicos e desenvolvidos pela marca, entregando a chancela de uma das maiores montadoras do mundo como garantia de maior durabilidade, mesmo em estradas com baixa conservação, como no Brasil.
A linha Axor também é bastante versátil, o que o torna interessante para caminhoneiros de diferentes segmentos ou, até mesmo, que trabalham com cargas distintas. Ele pode receber estruturas de carretas como bitrem, rodotrem e todos os semirreboques. Tudo isso faz com que o veículo seja tranquilamente usado como:
- graneleiro;
- sider;
- cegonha;
- tanque;
- báscula (sob adaptação prévia);
- betoneira (sob adaptação prévia);
- baú frigorífico.
Scania GNV
A Scania, montadora especializada e amplamente renomada, traz também a sua versão de caminhão com menor agressão ambiental. Não tanto quanto o modelo elétrico da JAC Motors, mas, ainda assim, uma ótima proposta, a empresa traz um caminhão que troca o tradicional diesel pelo GNV. A novidade desperta a curiosidade e o questionamento: a potência não é reduzida?
O que garante que esse veículo chegue ao mercado pronto para a exigência das estradas é o fato de ele ter ficado dois anos em períodos de testes, em 2018 e 2019. Com ampla experiência no segmento, a Scania trabalhou para que o desempenho do caminhão não fosse afetado pelo fato de ele não contar com o seu combustível mais comum — e garantindo que o GNV dê conta.
Entre os resultados vistos nesses testes, chamam a atenção o fato de o Scania GNV ser até 20% mais silencioso, algo que faz muita diferença para quem encara dias de estrada. Quanto aos poluentes, o modelo é até 15% menos agressivo, o que representa uma grande evolução. Esse detalhe também pode baratear o valor do IPVA do caminhão, assim como em carros de passeio.
Ainda sobre custos, é importante destacar que o modelo pode ter o seu valor de mercado até 35% mais caro do que os caminhões a diesel. Esse valor, no entanto, passa a fazer mais sentido após 3 anos, com a recuperação do valor a mais que vem por meio da economia com combustível — esse rendendo 15% a mais em cada km rodado em comparação ao diesel — e também com a redução do IPVA.
Volkswagen Constellation
A Volkswagen não poderia ficar de fora da nossa lista de principais lançamentos de caminhões em 2020, já que ela é mais uma montadora referência na categoria. Os seus lançamentos principais se concentram na linha Constellation, trazendo como os mais aguardados os modelos 14.90, 17.190, 17.260 e o 24.260, todos eles capacitados para diferentes tipos de carretas.
A empresa apresenta esses veículos como de circulação urbana, mas naturalmente com restrições, já que ele eles têm um PBT de 63 toneladas. Os modelos menores, 14.190 e 17.190, têm um motor de 186 cv, com torque de 71,5 mkgf. A configuração é perfeita para caminhões autorizados a circularem com restrição em áreas urbanas, com direcionamento para vários tipos de atividades de cargas.
O modelo que foge um pouco dessas características é o 26.260, com 8×4, totalmente direcionado para o transporte de materiais e estruturas de construção. Há uma expectativa de que 2020 seja um ano de retomada para esse setor, então, o investimento nesse modelo pode ser uma ótima chance para quem espera por mais oportunidades.
Esses modelos, inicialmente, devem ser os primeiros a comporem a lista de lançamentos de caminhões em 2020. A expectativa do mercado é muito positiva e as grandes montadoras investiram milhões. Se você pretende trocar de veículo, comece a se organizar e escolha o modelo que se encaixa bem na sua rotina!
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