Voltar para a página inicial

Acessórios para caminhão: conheça os 8 principais!

Modificado em: maio 31, 2023

Os profissionais da estrada sabem como as viagens constantes podem ser cansativas e longas. Não é à toa que muitos transformam seus veículos em uma segunda casa. Então, torne esses trajetos mais confortáveis e invista em alguns acessórios para caminhão que facilitarão a sua vida e trarão mais comodidade e praticidade.

No entanto, mais que levar conforto para os motoristas, esses itens são importantes, também, para proporcionar segurança a quem está dirigindo e ao veículo, podendo até aumentar sua vida útil.

Neste post, selecionamos uma lista com 8 acessórios para você incluir no seu caminhão e deixar as suas viagens mais tranquilas e leves. Acompanhe e saiba mais!

1. Extintor de incêndio

O começo da lista não poderia deixar de citar um dos itens mais importantes entre os recomendados para manter no interior do seu caminhão: o extintor de incêndio. Segundo a Resolução 556/2015 do CONTRAN — Conselho Nacional de Trânsito — os caminhões estão entre os veículos obrigados a ter um extintor contendo carga de pó ABC.

Em caso de acidentes, sem o extintor ao alcance, as chances de resultados fatais aumentam muito. Portanto, para tentar evitar fatalidades, os agentes de trânsito têm autorização para verificar as condições desse equipamento. Eles analisam a situação do lacre, o nível do indicador de pressão, a validade, o local onde fica acondicionado dentro do veículo e outros pontos essenciais para garantir a manutenção de sua eficiência.

2. Tapa-sol

Esse acessório é muito útil para diminuir a incidência dos raios solares diretamente na cabine. Isso torna as suas longas jornadas na estrada mais confortáveis, além de ajudar a minimizar problemas de visibilidade em determinados horários do dia, o que contribui, ainda, com a segurança.

Se você quiser, pode aproveitar esse equipamento para representar a empresa para a qual você presta serviços ou divulgar o seu próprio negócio, caso seja um autônomo. Personalize o tapa-sol anunciando a marca impressa nele e o nome da empresa visível para todos.

Os vidros laterais também podem ser protegidos dos raios do sol com cortinas fáceis de instalar e que mantenham a cabine escura mesmo durante o dia, aumentando o conforto visual de quem está dirigindo.

3. Câmeras de segurança

Segurança nunca é demais e, mesmo que o seu veículo esteja apropriadamente monitorado pela empresa, é sempre bom reforçar esse suporte. Então, conte com algumas câmeras de segurança, que podem ser encontradas em inúmeros modelos e preços variados.

Agindo dessa forma, você coloca um empecilho a mais para gente mal-intencionada que queira levar prejuízos a você, ao seu caminhão ou à sua carga. Para dar um auxílio extra, existem travas antifurto especialmente projetadas para impedir roubo de combustível. Acompanhe tudo instalando um display na sua cabine e use toda essa tecnologia a seu favor.

4. Colchão inflável

Muitos viajantes dormem em suas próprias cabines. Afinal, nem toda oportunidade de fazer paradas oferece pousadas a qualquer hora da noite ou do dia, sem falar nos custos adicionais que elas representam.

Por isso, pense na possibilidade de carregar um colchão inflável na sua bagagem. Hoje, existe uma infinidade de modelos desenvolvidos especialmente para os caminhoneiros, com base nas dimensões dos espaços das cabines.

Esses itens são vendidos com bombas que facilitam o enchimento de ar, o que torna as suas noites mais versáteis. Com o equipamento, é possível encher e, depois, esvaziar e guardar em algum local que ocupe o mínimo de espaço.

5. Suporte para celular

Todos nós sabemos o quanto os celulares são indispensáveis no dia a dia. Também estamos cientes de que é terminantemente proibido manusear o aparelho enquanto dirigimos. Porém, algumas situações são urgentes e é preciso visualizar o telefone.

Nessa hora, entra em cena o suporte para celular, que chega para ajudar na tarefa. Com ele, será possível apoiar o aparelho na cabine, de onde ele poderá ser manuseado quando estritamente necessário, além de simplificar a verificação do mapa pelo GPS.

Contudo, vale alertar que esse suporte permite apenas que você faça checagens ocasionais. Caso você receba uma ligação ou mensagem importante, que não possa esperar, pare o caminhão para atender ou use os comandos de voz do telefone para executar a ação que couber no momento.

6. Caixa de ferramentas

Caminhões são projetados para suportar horas extensas nas estradas com cargas muito pesadas. Porém, como acontece com qualquer máquina, eles estão sujeitos a desgastes e ocorrência de problemas inesperados. Muitas vezes, são pequenas avarias sanáveis com poucos ajustes.

Assim, é fundamental contar com uma boa caixa de ferramentas, que pode significar a diferença entre um conserto rápido e longas horas esperando por algum socorro. Por isso, lembre-se de munir a sua caixa com as ferramentas mais úteis, como a chave de fenda e a chave de roda, que são grandes aliadas dos caminhoneiros.

São elas que proporcionam um “faça você mesmo” em reparos simples, mesmo que sirva apenas como dica para o mecânico a respeito do que pode estar errado com o veículo. É dessa forma que os acessórios e ferramentas são proveitosos para a segurança e o conforto de todos.

Lembre-se, ainda, de garantir a procedência e a qualidade de todas as peças do seu caminhão. Assim, não terá porque se preocupar depois de efetuar a compra ou fazer a instalação dos itens.

7. Macaco hidráulico

O macaco hidráulico é um acessório de caminhão que jamais deve ficar fora da sua lista. A força necessária para levantar uma máquina como essa é digna de um equipamento capaz de sustentar seu peso, mas que seja de fácil manipulação pelo usuário. Logo, esse item é o mais adequado para elevar o veículo em alguns centímetros, com um grau de segurança ideal.

Quando você decidir comprar o seu macaco hidráulico, pesquise bastante, já que existem muitas opções no mercado. Então, a melhor conduta é pedir a recomendação de um bom mecânico e da sua confiança para se assegurar que o equipamento é de qualidade e adequado à função que você precisa.

8. Carregador solar

A quantidade de aparelhos eletrônicos que fazem parte dos nossos rituais diários é praticamente incontável. Os mais usados por caminhoneiros são celulares, rastreadores, tablets e GPS, que precisam de um carregador para não ficar sem bateria no meio do percurso.

Assim sendo, um bom acessório para ter no caminhão é o carregador solar. Ele possibilita o abastecimento dos seus aparelhos em qualquer lugar. A energia solar é abundante, inesgotável e muito mais econômica. O mercado oferece diversos modelos e alguns permitem a conexão de tomadas e carregamento de aparelhos em apenas duas horas.

Contudo, tenha muita atenção a um detalhe importantíssimo: antes de optar por qualquer acessório, verifique a qualidade, as normas de segurança ou os padrões a serem observados. Isso dará mais tranquilidade, evitando que você adquira equipamentos que não funcionem e deixem desprevenido justamente quando mais precisar.

Viu como os acessórios para caminhão podem ser úteis? Fique atento apenas à procedência de cada item e certifique-se de que conseguirá usar cada um quando realmente precisar. Assim, suas viagens serão mais calmas e seguras.

Por falar em acessórios, se você deseja proteger a sua carga da melhor forma, saiba como comprar uma lona de caminhão com segurança!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    vinilona_cinza_20_2_1

    Materiais Gratuitos