Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de grãos no Brasil deve crescer 11,1% no ciclo 2024/25. Esse aumento se deve à alta demanda do mercado internacional.
Portanto, este é o momento ideal para os produtores direcionarem o foco ao mercado de grãos e buscar boas soluções de armazenamento para garantir que o produto final seja de alta qualidade e reduzir as chances de perda.
Nesse contexto, escolher o tipo adequado de armazenagem é de suma importância para preservar a qualidade dos produtos e atender a essa demanda. Contudo, é preciso saber o que um galpão para armazenamento de grãos precisa ter.
Com a leitura deste artigo, você aprenderá o que é um galpão para armazenamento de grãos, qual a sua importância, o que esse espaço precisa ter para preservar a qualidade dos produtos e como escolher o ideal para o seu negócio. Acompanhe!
O que é um galpão para armazenamento de grãos?
Para garantir que, após a colheita, os grãos mantenham a sua qualidade, é preciso que eles sejam armazenados em estruturas projetadas com características que visam proteger sua integridade contra fatores externos que possam causar danos, preservando todos os investimentos realizados durante a safra.
Essa estrutura é chamada de galpão para armazenamento de grãos. A principal função desse tipo de galpão é manter as propriedades dos grãos até o momento de sua comercialização ou uso.
Cabe ressaltar que esses galpões podem variar em tamanho e tipo. No entanto, no geral, todos têm características comuns como sistemas de ventilação e/ou climatização e proteção contra intempéries para garantir a conservação adequada dos insumos.
Qual é a importância do armazenamento adequado?
A armazenagem adequada é fundamental para preservar a qualidade dos grãos após a colheita. A correta armazenagem ajuda a prevenir a deterioração, reduz a chance de infestação por pragas e contribui para evitar a perda de valor nutritivo do grão.
Além disso, ao armazenar grãos de maneira correta, os produtores podem vender suas colheitas em momentos mais favoráveis, evitando a saturação do mercado e aumentando a lucratividade.
Por outro lado, não realizar uma armazenagem adequada pode acarretar a presença de pragas e infiltrações de intempéries, que levam à deterioração dos grãos e a perda de qualidade. Na prática, isso afeta a comercialização e tem um impacto financeiro negativo.
O que um galpão para armazenamento de grãos precisa ter?
A seguir reunimos quais características um galpão para armazenamento de grãos deve ter para maximizar a qualidade dos produtos e minimizar perdas.
Estrutura física
O galpão para armazenagem de grãos deve ser construído seguindo o que está disposto na Lei n° 9.973/2000, que regulamenta as atividades de armazenagem de produtos agropecuários.
Em geral, a estrutura deve ter cobertura resistente, proteção contra intempéries como chuva, vento e variações de temperatura, ter um bom sistema de drenagem, ter ventilação e/ou climatização adequada e contar com portões amplos para facilitar a entrada e saída de veículos.
Cabe destacar que, para quem exerce atividade remunerada de armazenamento de produtos agropecuários, a Conab exige que sejam seguidas as regras para a Certificação de Unidades Armazenadoras estabelecidas pelo Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras (SNCUA).
Além disso, segundo a Lei n° 8.171/1991, é obrigatório o cadastro nacional de unidades armazenadoras de produtos agrícolas.
Sistema de ventilação
Para manter a qualidade dos grãos, é preciso realizar o controle de temperatura e da umidade no galpão de armazenamento. Os parâmetros variam dependendo do tipo de grão que está sendo armazenado.
A fim de controlar a temperatura e a umidade e evitar mofo e deterioração dos grãos, é necessário ter bastante ventilação no galpão.
Sistema de climatização
Dependendo da região onde ocorre a colheita, será preciso um sistema de climatização no galpão. A lógica é a mesma do sistema de ventilação: o objetivo é manter a temperatura e a umidade controladas.
Proteção contra pragas
Assim como nas lavouras, os grãos armazenados também estão vulneráveis a ataques de pragas que podem comprometer a qualidade. Por isso, é indispensável estar atento a esses invasores a fim de evitar que os produtos sejam danificados e ocorram grandes perdas.
Para evitar problemas com pragas, além de ter uma boa estrutura física, recomenda-se limpar as instalações com frequência, manter o local fechado, efetuar a secagem correta dos grãos e realizar o monitoramento de pragas.
Sistema de armazenamento interno
É preciso também manter um sistema de armazenamento interno organizado. O ideal é que o interior do galpão de armazenamento tenha silos metálicos ou de concreto, prateleiras para otimizar o espaço e facilitar o movimento e o acesso aos grãos.
Segurança e acesso
Por fim, é necessário que o galpão conte com um sistema de segurança para impedir o acesso de pessoas não autorizadas, a fim de evitar furtos e danos aos grãos. Além de câmeras, recomenda-se o registro de visitantes, a instalação de alarmes e sensores de movimento.
Quais as vantagens de um armazenamento de grãos de sucesso?
Agora que você já sabe o que um galpão para armazenamento de grãos precisa ter, é hora de saber quais as vantagens de realizar essa estocagem da maneira correta. Confira abaixo uma lista com os principais:
- impede a infestação de pragas, como insetos, roedores e fungos, que podem causar grandes perdas e protege os grãos contra intempéries, como chuvas excessivas, calor extremo e variações bruscas de temperatura;
- os grãos preservam suas propriedades por mais tempo, garantindo sua qualidade até o momento da comercialização;
- oferece segurança contra a saturação do mercado, permitindo que o produtor venda os grãos em momentos oportunos, aumentando a lucratividade e reduzindo os custos com transporte durante os picos de safra;
- um sistema de armazenamento bem organizado facilita o acesso aos grãos, tornando o manuseio mais eficiente e reduzindo o risco de danos;
- com um bom sistema de armazenamento, os produtores podem armazenar diferentes tipos de grãos, permitindo a diversificação e a adaptação a variações de mercado.
Como escolher um galpão para armazenamento de grãos?
Para desfrutar de todas as vantagens citadas, é necessário que seja realizada a escolha correta do galpão para armazenamento de grãos. Questões como o grão a ser armazenado, a quantidade, a região onde ficará o galpão e por quanto tempo a produção ficará armazenada influenciam diretamente na escolha do tipo de estrutura.
Além de atender aos requisitos que citamos ao longo do texto, você deve estar atento à qualidade dos materiais utilizados, contando com fornecedores que têm tradição no mercado e trabalham apenas com itens de alta qualidade.
Quais os diferenciais dos galpões da Sansuy?
A Sansuy oferece diversos galpões para armazenamento de grãos, como o Silobunker, o Vinigalpão e o Vinimazem. Para começar, o Silobunker é um sistema de armazenagem com estrutura metálica de fácil montagem e desmontagem e fechamento superior com laminado PVC. Ele é bastante utilizado para o armazenamento de diversos produtos, especialmente grãos.
Já o Vinigalpão conta com uma estrutura metálica galvanizada a fogo que é frequentemente usada para armazenar grãos a granel ou em big bags, algodão, maquinários, ferramentas, pode ser usado para refeitórios, abrigos para conforto animal, etc.
Mas um dos mais escolhidos pelos produtores, sem dúvidas, tem sido o Vinimazem. Ele é um galpão inflável confeccionado em laminado de PVC reforçado com tecido de fios de poliéster de alta tenacidade, indicado para armazenamento de grãos, mercadorias, peças, máquinas, entre outros.
Confira a seguir alguns dos diferenciais dos galpões Vinimazem:
- ele é ideal para o produtor que necessita de um galpão temporário e de rápida montagem, afinal, o tempo para sua construção e instalação é de cerca de uma semana apenas;
- os produtos dessa linha são confeccionados em lona vinílica de alta resistência, que oferece durabilidade e proteção contra intempéries — o material é tratado para resistir à ação de fungos, mofo e raios UV;
- o sistema de armazenagem Vinimazem não tem colunas intermediárias, otimizando a área útil;
- são projetados para serem montados e desmontados com facilidade, o que proporciona agilidade na instalação e a possibilidade de relocação conforme necessário;
- permite uma boa circulação de ar, algo que é muito importante para a preservação da qualidade dos grãos, prevenindo o acúmulo de umidade e a proliferação de pragas;
- conta com uma iluminação natural por meio de faixas translúcidas, reduzindo a necessidade de eletricidade durante o dia;
- a Sansuy oferece assistência técnica para a melhor utilização dos produtos em todo Brasil e também no exterior.
Esses diferenciais tornam os galpões Vinimazem uma excelente solução para os produtores que buscam garantir a qualidade de seus grãos durante o armazenamento.
Como você pode ver ao longo deste artigo, contar com um bom galpão para armazenamento de grãos é um fator indispensável para que você consiga proteger e controlar melhor a sua produção sem sofrer com desperdícios ou ter custos inesperados. Não deixe de seguir a legislação adequada e de contar com um fornecedor de qualidade, como a Sansuy.
Para se aprofundar nesse assunto, confira o nosso post sobre os principais tipos de silos disponíveis e saiba qual o modelo mais indicado para o armazenamento dos grãos da sua colheita.