+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Frete FOB: o que é, como funciona e quais as suas vantagens?

Modificado em: junho 6, 2024

A qualidade do transporte e o valor cobrado pelo serviço são fatores determinantes para oferecer uma boa experiência aos clientes. Por isso, estar atento aos tipos de frete existentes no mercado é algo imprescindível para quem atua no segmento de transporte de cargas. Um deles é o frete FOB.

Já ouviu falar sobre essa sigla? Junto ao frete CIF, essa é uma das modalidades mais usadas no comércio eletrônico e, portanto, é muito importante conhecê-la. Isso porque o frete FOB incide tanto nas condições de pagamento quanto em quem será responsável por arcar com os custos do transporte.

Para ajudar você a saber mais sobre o tema, preparamos este artigo, em que vamos trazer as principais informações sobre o frete FOB, desde o que é esse tipo de frete, como ele funciona, suas vantagens e as diferenças do frete CIF. Acompanhe!

O que é frete FOB?

A sigla FOB vem do inglês e significa Free on Board, o que pode ser traduzido como “Livre a Bordo”. Nesse tipo de frete, a empresa não tem responsabilidades com a entrega dos produtos, cabendo ao comprador pagar pelo transporte.

Na prática, isso significa que a pessoa ou empresa que receberá a mercadoria é quem deve lidar com todas as etapas do transporte. Isso envolve desde a contratação da transportadora até a responsabilidade com os riscos e o pagamento do frete. Por isso, o frete FOB também é conhecido como “Frete a Pagar”.

Para que serve o frete FOB?

Em geral, o frete FOB é muito utilizado em operações B2B (Business-to-Business), ou seja, entre empresas. Isso porque, nesse caso, as cargas tendem a ter valores mais altos e, consequentemente, um frete mais caro. Assim, o vendedor reduz seus custos e se resguarda dos riscos de transportar esse tipo de carga.

Também é comum, em operações entre empresas, que o comprador tenha um fornecedor ou uma transportadora de confiança, o que contribui para uma entrega mais ágil e eficiente sem depender do vendedor.

Na maioria dos casos, o pagamento só é realizado quando os produtos são recebidos pelo cliente. Além disso, se o serviço é feito com frequência, é possível acordar prazos específicos com a transportadora.

Quem deve emitir o FOB?

No frete FOB, o cliente é o responsável por todas as burocracias envolvidas no transporte da mercadoria. Isso inclui o pagamento do frete, a contratação da transportadora e o seguro das cargas. Como o pagamento do frete não está incluso no valor da compra, ele não é informado na Nota Fiscal dela.

Quando usar o frete FOB?

Como destacamos, essa modalidade de frete é muito indicada para operações entre empresas. Afinal, ao trabalhar com esse tipo de frete, a transportadora estará preparada para lidar com cargas delicadas e envios de grandes proporções, como o transporte de matérias-primas.

Como o cliente assumirá esse custo, é muito importante oferecer um serviço de qualidade e que não decepcione o público. Para isso, a dica é zelar pelo envio em todas as etapas e cumprir os prazos de entrega, de modo a ganhar a confiança do consumidor.

Vale destacar que, nesse tipo de frete, é possível utilizar um Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS), o que permite simular o cálculo do frete e ainda controlar os pagamentos do transporte.

Quais as vantagens de utilizar o frete FOB?

Como você deve ter percebido, o frete FOB oferece diversos benefícios a todas as partes envolvidas, representando uma ótima opção entre os tipos de frete. Saiba mais sobre essas vantagens a seguir.

Oferece autonomia ao comprador

Apesar de precisar arcar integralmente com o valor do transporte, os clientes são uns dos principais beneficiados com o frete FOB. Afinal, a escolha dessa modalidade facilita o controle da entrega da mercadoria, sendo possível decidir quanto às condições de frete e os prazos com a logística.

Isso se torna ainda mais importante quando se trata de produtos de alto valor agregado ou quando a falta de uma mercadoria pode representar um risco de paralisação ou desabastecimento da empresa. Nesse caso, ao optar por uma transportadora de sua confiança, o comprador tem maior segurança no frete.

Proporciona maior tranquilidade ao vendedor

A partir do momento em que um produto sai do armazém, o vendedor terá muito mais tranquilidade ao optar pelo frete FOB. Afinal, ele não terá nenhuma responsabilidade no transporte, cabendo ao comprador lidar com todas as burocracias quando a compra é finalizada. Além disso, é possível oferecer um frete com lucro.

Torna os produtos mais acessíveis

Por fim, vale destacar que o frete FOB também faz com que os produtos comercializados se tornem mais acessíveis. Isso acontece porque, como o valor do frete não é incluso na compra, os preços se tornam mais baratos e atrativos para os consumidores.

Quais as diferenças entre frete FOB e CIF?

No começo deste artigo, citamos outro tipo de frete bastante comum no mercado: o CIF. Trata-se de uma sigla para Cost, Insurance and Freight, que, em tradução livre, significa “Custo, Seguro e Frete”.

A principal característica do frete CIF é que, ao contrário do FOB, o vendedor é responsável pelos custos da entrega. Confira mais algumas diferenças entre eles:

  • utilização: enquanto o frete FOB é mais comum entre empresas, o CIF é indicado quando clientes adquirem produtos diretamente com um negócio;
  • custo: no CIF, o custo fica embutido no valor da mercadoria, sendo repassado ao cliente como um só. Isso não ocorre no FOB;
  • pagamento: ao negociar o frete CIF, a responsabilidade do pagamento é toda da empresa fornecedora, enquanto no frete FOB são os clientes quem devem fazer isso;
  • segurança: assim como as demais responsabilidades, o gerenciamento de riscos deve ser feito pela empresa na modalidade CIF. Já no frete FOB, a responsabilidade é do cliente.

Como você conferiu, o frete FOB é o tipo de frete em que o vendedor não tem responsabilidade pela entrega do produto. Por ser uma modalidade tão importante quando o assunto é o transporte de cargas, tenha sempre atenção a esse frete e consulte este artigo sempre que precisar para saber mais sobre o assunto.

Outra parte importante na vida de quem atua com transporte é o cálculo do frete. Quer saber mais sobre o tema? Continue sua visita e saiba como é feita a precificação de transporte!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    vinilona_cinza_20_2_1

    Materiais Gratuitos