Já parou para pensar quantos acidentes de trânsito são noticiados por dia? Apesar de ser “comum”, este índice não pode ser considerado normal. Por isso, algumas ações de conscientização entram em cena para que condutores, passageiros, ciclistas e pedestres possam ter mais segurança no trânsito. Uma das principais é a Campanha Maio Amarelo. Que tal conhecer mais sobre o que ela representa?
Empresas que fornecem ou dependem de serviços de carga e transporte podem aproveitar este mês de conscientização para engajar funcionários a tomar atitudes mais seguras para si e para os outros. Esse tipo de incentivo não fica só nas palavras. Vale lembrar que, ao longo dos anos, campanhas como a do incentivo ao cinto de segurança ou a da Lei Seca foram – e permanecem – imprescindíveis para evitar acidentes.
Continue a leitura e entenda mais sobre como a campanha Maio Amarelo pode estar presente na sua rotina neste mês.
O que é o movimento Maio Amarelo?
O Maio Amarelo é um movimento global voltado para o debate e conscientização da segurança no trânsito. A campanha reúne o poder público e a sociedade civil em defesa da iniciativa. O mês passou a ser referência para estimular a participação da população, governos, entidades e companhias, sobre a necessidade de ações em prol da causa.
A proposta do movimento é alertar a sociedade sobre os perigos de escolhas irresponsáveis no trânsito. A ideia, portanto, é incentivar os condutores, tanto de caminhões e ônibus quanto de automóveis e motocicletas, a optarem sempre por atitudes mais seguras.
É uma forma de lembrar que muitos desses acidentes podem ser evitados se escolhas certas foram tomadas. As organizações, sobretudo as que atuam com frota de carros pesados, são convidadas a participar da campanha promovendo ações para educar seus colaboradores sobre a reflexão.
Qual é a importância da campanha Maio Amarelo nas empresas?
Sobretudo as empresas que atuam com transporte de cargas perigosas, o Maio Amarelo é uma ótima oportunidade de falar diretamente com os funcionários sobre a importância da segurança no trânsito. Até porque a rotina dos motoristas pode ser complicada e bastante desgastante.
Felizmente, há diversas maneiras de envolver a equipe durante o mês de maio e, inclusive, durante todo o ano. Os gestores precisam investir em ações internas e externas para falar sobre o tema abertamente e manter a conscientização das pessoas envolvidas no trânsito.
As empresas de carga e transporte que assumem o debate sobre o Maio Amarelo se comprometem com a segurança de todos. As campanhas precisam ser elaboradas e divulgadas de maneira ampla, com conteúdos atualizados e relevantes sobre a situação do trânsito nas estradas e rodovias brasileiras.
Como empresas de carga e transporte podem promover o Maio Amarelo?
As campanhas em prol do Maio Amarelo nas instituições podem ser trabalhadas entre os colaboradores de forma bastante prática, por meio de cartilhas, jogos educativos, reuniões, palestras, entre outras ações.
É possível alertar, por exemplo, sobre os riscos no transporte de cargas, uso de entorpecentes e sobre a necessidade de seguir corretamente as regras de trânsito. Os gestores podem adaptar as ações conforme a realidade da companhia. Veja, a seguir, algumas maneiras de incentivar o Maio Amarelo no dia a dia!
Dinâmicas
A gestão da empresa pode organizar dinâmicas em grupo para chamar a atenção para o Maio Amarelo. Uma boa ideia é envolver os colaboradores para que todos possam compreender o valor da vida no trânsito e os efeitos que um acidente causa.
Por exemplo, simular o que alguns atos de imprudência, como a ingestão de bebidas alcoólicas gera na vida do próprio motorista e das pessoas ao seu redor é uma boa pedida para conscientizar sobre o assunto.
Reuniões
A realização de reuniões é uma forma de manter a comunicação interna sempre alinhada. Nesse sentido, é essencial que os gestores alertem os colaboradores em relação à segurança nas estradas e rodovias.
Além de reuniões, vale a pena investir na criação de conteúdos para as redes sociais, aumentando o alcance da divulgação em canais de relacionamento interno da empresa.
Jogos
Jogos e brincadeiras descontraídas são maneiras divertidas de falar sobre o Maio Amarelo. O jogo das escolhas, por exemplo, é interessante para chamar a atenção sobre as decisões que os motoristas tomam cotidianamente quando estão dirigindo.
A ideia é juntar a equipe e propor algumas perguntas. Os colaboradores devem responder sobre situações simples do trânsito: se vale a pena usar o celular, se o cinto de segurança tem sido utilizado corretamente, quais são as consequências de ultrapassar o sinal vermelho, entre outras.
Montagem de um painel
Também vale a pena montar um painel colaborativo para falar sobre o tema do Maio Amarelo. O gestor pode pedir aos funcionários para cada um escrever quais são as ações que podem contribuir para um trânsito mais seguro.
Ainda é interessante destacar no painel quais são as escolhas mais corretas capazes de impactar positivamente o trânsito no dia a dia. Deixe ao lado do painel alguns canetões e convide toda a equipe para participar.
Cartilhas
Distribuir cartilhas informativas sobre a campanha Maio Amarelo com dados atualizados sobre a situação do trânsito é uma ótima forma de falar sobre o tema com os colaboradores. Os materiais gráficos podem incentivar a equipe durante todo o mês.
Além disso, vale a pena espalhar cartazes pela empresa, como em elevadores, refeitórios e banheiros, para que o material educativo alcance mais pessoas na organização.
Vestir amarelo em um dia específico
Uma ideia simples, mas bastante eficiente, é escolher um dia do mês para toda a equipe ir vestida de amarelo. A gestão pode aproveitar o momento e registrar com fotos, e publicá-las nas redes sociais da empresa.
As fotos também podem ficar expostas no painel colaborativo para circular internamente. Com isso, as chances do time se solidarizar e participar do movimento aumenta significativamente.
Além de elaborar dinâmicas, reuniões, jogos e materiais educativos sobre a campanha Maio Amarelo, é fundamental que a gestão consiga medir o desempenho, acompanhando os resultados e perspectivas dos colaboradores.
Uma forma interessante é distribuir questionários para entender mais sobre as escolhas da equipe em relação ao trânsito. Tais ações são fundamentais em empresas de cargas e transporte, mas servem como exemplo e podem ser adaptadas para todas as organizações.
Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e confira 6 medidas do Maio Amarelo para ter um trânsito mais seguro!