+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Como a Sansuy contribui para o mercado de feiras ao ar livre no Brasil

Modificado em: setembro 11, 2023

As feiras ao ar livre, inclusive as feiras noturnas, são uma tradição indiscutível no Brasil. Nelas, é possível encontrar uma grande gama de produtos, sendo estes com um preço mais acessível do que em supermercados. Frutas, verduras e peças de artesanato são apenas alguns itens que podem ser adquiridos nessas feiras.

Além disso, elas podem ser um grande atrativo aos turistas, tanto de outros estados quanto de outros países. Dito isso, planejar esse modelo de negócio nos seus detalhes é crucial na hora de assegurar o seu sucesso.

Neste post, vamos entender mais sobre as feiras ao ar livre. Confira!

Como funciona o mercado de feiras ao ar livre?

Em geral, os produtos em feiras livres são obtidos nos Centros Estaduais de Abastecimento (ou Ceasa), isso em se tratando de frutas, verduras e legumes. Em outros casos, quem vende é a mesma pessoa que produz, sendo, portanto, um adepto da chamada agricultura familiar.

Esse modelo costuma atrair bastante as pessoas não só pelos preços atrativos, mas também pelos itens serem mais frescos do que no supermercado. Alguns outros produtos que fazem bastante sucesso nas feiras ao ar livre são:

  • itens produzidos no meio rural, como geleias, queijos, rapadura, licores e doces caseiros. O bom desses produtos é que eles costumam vir livres de conservantes;
  • farinhas, como de coco e castanha;
  • grãos, como a quinoa, um alimento com elevado valor nutritivo;
  • especiarias e temperos, como o açafrão e a páprica;
  • mudas de plantas;
  • itens de jardinagem, como estrume, usado como adubo orgânico;
  • comidas típicas e lanches, doces ou salgados, como bolos e sanduíches.

Ainda que as feiras ocorram ao ar livre, existem procedimentos exigidos, que são feitos junto à prefeitura do município. Por ser um modelo rentável, é preciso saber se o espaço pretendido para montar a barraca já não está ocupado. Esse controle é feito justamente pela prefeitura. Ela é responsável por emitir uma licença de funcionamento da feira ao ar livre.

Além disso, para não perder benefícios como a aposentadoria pelo INSS, é bastante recomendável que o feirante tenha um cadastro como MEI, ou Microempreendedor Individual. Trata-se do enquadramento tributário mais simples de todos, com uma carga de impostos bastante baixa. O feirante tem, ainda, o direito de contratar um funcionário para auxiliá-lo na barraca.

Quais as feiras livres mais conhecidas do Brasil?

A seguir, confira algumas das feiras livres mais conhecidas do Brasil!

Feirinha da Liberdade

A Feirinha da Liberdade ocorre na cidade de São Paulo e é caracterizada pela forte cultura oriental japonesa. Além da gastronomia, composta por comidas como yakissoba e bolinhos de polvo, é possível encontrar nessa feira ao ar livre itens de bijuteria, bolsas variadas e produtos voltados para a decoração.

A feira fica aberta ao público todos os sábados e domingos, entre as 9 da manhã e as 5 da tarde.

Feira do Bixiga

Se você é uma pessoa entusiasta de colecionar itens antigos, a Feira do Bixiga é uma excelente opção. Além de discos em vinil, é possível encontrar revistas, brinquedos e roupas, e com um preço bastante acessível.

Na realidade, a Feira do Bixiga pode ser considerada um grande brechó aberto para que os frequentadores possam negociar os melhores valores antes de comprar. Para completar, é possível encontrar no espaço da feira os foodtrucks, bares e atrações artísticas.

Feira de artesanato do Largo da Ordem em Curitiba

Esta feira de artesanato começou a funcionar nos anos 70, e com o passar do tempo, tornou-se ponto turístico importante da capital paranaense. Nela, é possível encontrar, entre outras coisas, comidas típicas, doces, antiguidades e adornos pessoais.

Feira Afonso Pena em Belo Horizonte

Esta feira popular da capital mineira foi criada em 1969, sendo que em 1991 ela se mudou para onde está até hoje, na avenida Afonso Pena. A céu aberto, é a maior feira de artesanato da América Latina, sendo possível encontrar uma infinidade de itens como móveis e produtos de decoração.

Como a Sansuy ajuda esse mercado?

A Sansuy é uma empresa criada por imigrantes japoneses, tendo por foco a agricultura. Já estamos no mercado há cinco décadas, criando soluções agrícolas e obtendo importantes certificações ao longo do tempo, passando a atuar também em setores como:

  • transporte;
  • mineração;
  • construção civil;
  • agronegócio;
  • indústria automobilística;
  • comunicação visual;
  • lazer.

Nossos produtos são conhecidos no mundo inteiro. Portanto, temos a autoridade necessária para apontar as melhores formas de obter uma lona para a sua feira livre.

Uma boa lona não é aquela mais barata, e sim a que tem um melhor custo-benefício — significa que, mesmo se ela for comprada por um preço elevado, a sua durabilidade vai compensar, e muito, o investimento realizado.

Um erro que o feirante não pode cometer é comprar uma lona que não seja apropriada para a feira ao ar livre. A razão disso é que existem certos produtos no mercado incapazes de prover a devida proteção aos itens expostos, principalmente sol e chuva.

Portanto, a lona ideal para feira apresenta uma resistência maior a possíveis alterações no tempo. A escolha da lona vai definir como os itens ficarão conservados ao longo da feira ao ar livre, em se tratando de frutas e verduras, por exemplo.

Quando essas questões são observadas, a tendência é que mais pessoas frequentem e comprem na barraca, trazendo lucro e aumentando as chances de o negócio crescer ao longo do tempo.

Como adquirir os modelos do seu interesse?

Procure fornecedores sérios e comprometidos em vender os produtos da mais alta qualidade e adequados a uma feira ao ar livre. A Sansuy pode ser a sua parceira ideal nesse sentido, sendo que você pode acessar nosso site e conferir as opções disponíveis!

As feiras ao ar livre podem ser uma excelente opção para empreender. Além de escolher bem os produtos e obter a licença de funcionamento junto à prefeitura, é fundamental saber qual lona oferece maior resistência e melhor custo-benefício, considerando cenários de chuva ou de sol excessivos.

Ao longo deste artigo, vimos sobre o funcionamento de uma feira livre. Além disso, verificamos como a Sansuy atua no segmento, mostrando o que é preciso considerar na hora de comprar as lonas para garantir uma exposição de produtos com qualidade e segurança.

Conheça as lonas da Sansuy desenvolvidas para barracas de feiras em nossa Loja Digital, compre e receba na sua casa com frete grátis para todo Brasil! Acesse agora mesmo!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    Materiais Gratuitos