Diante de um cenário completamente influenciado pela transformação digital — processo pelo qual a sociedade tem passado nos últimos anos —, o aumento da competitividade se tornou uma consequência natural, já que a mudança no comportamento de consumo também é reflexo dessa realidade. Dito isso, é preciso expandir os negócios e trazer o universo virtual para sua barraca de feira.
O fato é que, hoje, o empreendedor não compete apenas com empresas locais. A internet dá poder ao consumidor de escolher onde, de quem e quando comprar, sem que ele sequer precise sair do conforto de sua casa. Do outro lado, o feirante precisa apostar em estratégias criativas para trazer esse novo formato de cliente para o seu Ponto de Venda (PDV).
Por isso, preparamos este conteúdo para você descobrir as melhores práticas sobre como potencializar os negócios com sua barraca de feira. No decorrer dos próximos tópicos, mostraremos uma série de informações importantes sobre o assunto.
Confira agora!
Como fazer o planejamento financeiro?
Um planejamento financeiro deve ser iniciado com a definição do nicho da barraca de feira, pois isso facilitará a criação de um orçamento para a estrutura necessária. Isto é, os produtos que serão vendidos, quais fornecedores negociar, a escolha da lona ideal, entre outros aspectos.
Então, é preciso montar um plano de negócios que abranja as mais diversas questões cotidianas da empresa, acompanhar as tendências tecnológicas e mudanças no comportamento de consumo. Além disso, é recomendado que o empreendedor adote um sistema de gestão, para controlar as entradas e as saídas, o gerenciamento de estoque e otimizar muitos outros processos cotidianos.
Por que a análise de concorrentes é importante?
A análise de concorrentes dá ao feirante a oportunidade de estabelecer o padrão de qualidade no qual deve se basear para investir em seus diferenciais competitivos. Afinal, conhecer a forma como o competidor se posiciona é a melhor maneira de descobrir as melhores práticas colocar a barraca de feira em uma posição competitiva no mercado.
Primeiro, é preciso identificar quem são os concorrentes diretos do seu negócio, isto é, empresas que atuam no mesmo nicho, oferecendo soluções semelhantes às suas e dando margem de escolha ao cliente. Feito isso, colete informações sobre essas marcas e sobre o mercado em geral, por meio de fontes diversificadas, como anúncios publicitários, jornais, revistas, sites, anuários etc. Assim, você terá mais facilidade para ter controle de preços e acompanhar tendências de consumo.
Então, levante as vantagens competitivas de seu competidor e, ao mesmo tempo, de sua barraca de feira, fazendo um contraponto entre os aspectos que cada negócio se sobressai. Assim sendo, você terá as informações necessárias para definir sua posição competitiva, o que facilitará a criação de um planejamento estratégico para fomentar o negócio.
Como inovar na barraca de feira?
Agora que você já tem uma noção mais ampla sobre a importância de estruturar um plano de negócios que abranja pesquisas de mercado e boas práticas de empreendedorismo, mostraremos algumas dicas para inovar na barraca de feira.
1. Diversifique os meios de pagamentos
Foi-se o tempo quando o comerciante podia ditar as “regras do jogo” e limitar as opções de pagamento do cliente a apenas dinheiro ou débito. Hoje, grande parte dos consumidores não anda mais com dinheiro em espécie na carteira, visto que existem opções como pagamento por PIX e QR Code, por exemplo, que além de serem práticas e ágeis, não cobram taxa de nenhuma das partes envolvidas na transação financeira.
Para se manter no mesmo nível de competitividade de seus concorrentes, modernize o negócio e comece a diversificar os meios de pagamentos. Pois, caso não o faça, o consumidor da era digital sabe muito bem que pode, simplesmente, abrir seu smartphone e encontrar um universo de opções do mesmo produto ou serviço, com preços diferenciados e que aceitem a forma como ele pode pagar.
2. Digitalize o seu negócio
Não é por coincidência que os tempos em que vivemos são denominados por muitas pessoas como “a era da transformação digital”. Quase tudo que fazemos atualmente está conectado à web. O modo como consumimos informação e entretenimento, nos comunicamos, fazemos nossas compras, realizamos nosso trabalho, entre tantas tarefas cotidianas.
Dado o contexto, a barraca de feira deve se estender além do mundo físico e passar a integrar o universo virtual. Para isso, é preciso:
- estar nas redes sociais;
- participar de feiras online;
- abrir um e-commerce — um comércio eletrônico, isto é, a versão digital de seu negócio;
- estar nos aplicativos de delivery;
- diferenciar os canais de comunicação com o cliente — WhatsApp, Messenger, e-mail etc;
- usar softwares de gestão para automatizar tarefas e otimizar a produtividade.
Entre outras estratégias.
3. Aposte na fidelização do cliente
Apostar na fidelização dos clientes antigos custa muito menos que investir em estratégias para conquistar novos consumidores. Portanto, é imprescindível que a barraca de feira implemente boas práticas para fazer com que esse público tenha motivos para continuar a comprar com a sua empresa, mantendo uma relação comercial perene e produtiva.
4. Invista no marketing
Sabe aquela frase “quem não é visto, não é lembrado“? Ela cai como uma luva no mundo dos negócios e no setor de feiras isso não é diferente. Hoje em dia, para se destacar no meio da multidão, é essencial investir em marketing.
E o que é marketing? Simplesmente a maneira como você promove o seu negócio. Pode ser por meio de anúncios, redes sociais, panfletos ou até mesmo o bom e velho “boca a boca”. O importante é fazer a sua barraca ser conhecida!
Vamos lá: comece divulgando os seus produtos para amigos e familiares. Depois, por que não criar uma página no Facebook ou Instagram? Poste fotos dos seus produtos, conte as novidades, compartilhe o dia a dia da barraca e não se esqueça de interagir com os seus seguidores! Pergunte o que eles gostariam de encontrar na sua barraca, quais frutas ou verduras preferem.
Lembre-se, cada pessoa que passa pela sua barraca é um cliente em potencial. Portanto, capriche no atendimento, esteja sempre com um sorriso no rosto e, claro, mantenha a sua barraca sempre bonita e organizada. Assim, o sucesso é garantido!
5. Acompanhe as novidades dos concorrentes
No mundo dos negócios, é fundamental ficar de olho no que a concorrência está fazendo. E, na feira, isso não é diferente. Você pode aprender muito com os seus colegas feirantes e, quem sabe, até implementar algumas ideias na sua própria barraca.
Por exemplo, repare se eles estão vendendo algum produto diferente, que tem feito sucesso. Ou se adotaram alguma estratégia de venda ou promoção que tem atraído mais clientes. Não se trata de copiar, mas sim de se inspirar e adaptar à sua realidade.
Também é interessante observar o atendimento. Talvez algum feirante tenha uma maneira mais animada de chamar os clientes ou use algum tipo de tecnologia para facilitar as vendas. Tudo isso são aprendizados valiosos que podem ajudar a melhorar e expandir o seu negócio.
Tenha em mente que a concorrência é saudável e faz parte do jogo. O importante é manter a ética e o respeito sempre em primeiro lugar. E, claro, não deixe que isso desanime. Use como motivação para melhorar cada vez mais a sua barraca e oferecer o melhor para os seus clientes.
6. Fique por dentro das novidades do segmento
O mercado de frutas, verduras e legumes também é dinâmico e sempre há novidades surgindo. Por isso, é fundamental estar atualizado sobre as tendências e inovações do setor. Seja uma nova variedade de fruta que está em alta, um tipo de embalagem mais sustentável ou uma técnica diferente de exposição dos produtos.
Para se manter atualizado, você pode participar de feiras e eventos do setor, ler revistas e sites especializados, ou até mesmo conversar com fornecedores e outros feirantes. Outra opção é seguir nas redes sociais empresas e instituições ligadas ao agronegócio. Eles costumam compartilhar muitas novidades e informações úteis.
Além disso, estar atualizado também ajuda a se diferenciar da concorrência. Por exemplo, se você for o primeiro a trazer uma fruta exótica que está em alta, vai atrair muitos clientes curiosos e que querem experimentar.
Por último, lembre-se: conhecimento nunca é demais. Então, invista um tempinho do seu dia para se informar sobre as novidades do seu segmento. Isso certamente vai contribuir para o sucesso e expansão da sua barraca na feira!
Quais são os cuidados necessários com o PDV?
Para finalizarmos, veja a seguir algumas boas práticas sobre como cuidar do PDV.
Nome da barraca
O feirante precisa pensar não apenas na escolha dos materiais da barraca de feira e em sua estrutura, mas também em um nome atraente e diferenciado. Assim, o PDV consegue criar a sua própria identidade e, com o passar do tempo, ser reconhecido pelo consumidor.
Limpeza
Higiene é sinônimo de organização e credibilidade. Manter a barraca sempre limpa e devidamente organizada são cuidados essenciais que todo feirante deve ter com o seu PDV. Afinal, existem padrões de feira a serem seguidos.
Estrutura
Como falar em práticas para destacar a barraca de feira entre a concorrência sem mencionar os cuidados com a sua estrutura, não é verdade? Pois bem, sabemos que esse tipo de PDV, embora tenha uma estrutura simples, deve ser visualmente atrativa aos olhos do consumidor, ao mesmo tempo que deve ser resistente às intempéries climáticas. Dito isso, é imprescindível contar com lonas para barraca de feira de fornecedores de credibilidade e confiança, como a Sansuy.
Como você pôde ver, investir em um bom plano de negócios e analisar o mercado é a base de uma boa estratégia, para alavancar a barraca de feira em meio a um mercado altamente competitivo como o atual. Mostramos uma série de práticas para destacar o comércio, tanto no meio físico quanto digital. Por fim, você viu a importância de ter cuidados com o PDV, especialmente em relação à estrutura.
Deseja otimizar a estrutura de seu negócio com as melhores barracas de feira do mercado e se destacar diante dos concorrentes? Então, acesse agora mesmo a loja da Sansuy para conhecer as soluções que temos a oferecer!