Voltar para a página inicial

Segurança e praticidade: conheça o enlonamento mecanizado da Sansuy e as suas vantagens

Modificado em: maio 31, 2023

Cobertura e proteção de cargas são compromissos que os caminhoneiros têm em sua rotina. No entanto, esse trabalho, quando feito manualmente, além de gerar esforços excessivos, também pode colocar o trabalhador em risco. Subir em caminhões sem equipamentos de segurança é perigoso, o que reforça o quanto o enlonamento mecanizado é importante.

O sistema foi projetado para que todo o processo de cobertura e de remoção da lona seja feito do solo, sem que haja a necessidade de se arriscar. Para isso, o desenvolvimento foi feito pensando não só em segurança, mas também em facilidade, uma vez que é necessária a agilidade no processo. O resultado entrega um mecanismo totalmente favorável ao cotidiano de quem vive nas estradas.

Neste post, falaremos mais sobre o enlonamento mecanizado, como ele funciona, quais são as suas vantagens e como ele pode ajudar o caminhoneiro. Confira!

O que é enlonamento mecanizado?

O enlonamento mecanizado é um sistema projetado pela Sansuy para que o processo de cobertura e remoção da lona de cargas seja feito com total segurança e praticidade. Com suportes instalados nas laterais da carroceria, o motorista pode fazer todo trabalho do chão, apenas tendo que usar a manivela para cobrir ou descobrir o volume durante seu processo de trabalho na carga e descarga.

Sem esse sistema, o trabalho se torna mais complexo e perigoso. Por anos, motoristas precisaram subir nos caminhões e fazer esse trabalho de cobertura manualmente. Por mais que isso tenha sido um costume e uma prática bem comum, existe o risco de quedas. Além disso, há o desgaste maior da lona, além do aumento do tempo na hora de realizar uma tarefa que deveria ser simples.

Enlonamento mecanizado oferece segurança ao caminhoneiro

Por si só, subir em um caminhão de grande porte já confere um risco. O que se espera é que o motorista precise cuidar apenas do transporte e, na hora de carga e descarga, trabalhe o mínimo possível para realizar alguns ajustes na cobertura.

Somando o perigo iminente da altura ao cansaço de quem está há horas na estrada, a situação se torna ainda mais arriscada. Por isso, a ideia do enlonamento mecanizado é eliminar totalmente qualquer risco de queda ou outro tipo de acidente a que o caminhoneiro esteja exposto.

O sistema mecanizado dispensa também o uso de elásticos, o que evita riscos de enroscamentos, que também podem gerar quedas. Todo trabalho é feito por meio da manivela, em altura distante do rosto, com quase nenhum perigo.

Quais as vantagens do sistema de enlonamento mecanizado?

Segurança e praticidade já foram destacadas como os principais benefícios do uso do enlonamento mecanizado, mas ainda há outros pontos que merecem destaque. A seguir, entenda melhor como esse sistema se torna interessante e necessário na rotina do caminhoneiro!

Aumento da vida útil da lona

O processo manual tende a exigir mais da lona, uma vez que ela é esticada usando mais força que o necessário. Isso é comum, já que o caminhoneiro tem a preocupação em relação à cobertura completa de toda a área onde a carga está alocada.

Além disso, há o uso dos elásticos, que esticam a lona nas extremidades e podem aumentar a tensão no tecido de maneira desigual, gerando maior desgaste. No processo de enlonamento convencional, a lona sofre um arraste sobre os arcos, gerando uma maior frequência de atrito com o metal e com isso reduzindo a vida útil da lona.

O sistema mecanizado é projetado para que o processo de uso da manivela seja o suficiente para que a lona cubra ou descubra toda a área da carga.

Assim, não há esforços excessivos e o material não é esticado além do necessário. Seguindo essa prática, se torna menor a força aplicada na lona, o que faz ela durar mais tempo.

Adequação às normas de segurança

Outro ponto de destaque que tem ligado o sinal de alerta dos motoristas são as legislações em relação ao trabalho em altura. A NR 35 trata sobre o tema e impõe restrições e orientações para que o enlonamento manual seja feito.

Entre as exigências, há a necessidade do uso de EPIs, algo que nem sempre o caminhoneiro tem em mãos nesse momento. O enlonamento mecanizado atende a norma à NR 35, uma vez que o motorista realiza o processo todo do chão.

A única ferramenta que ele manuseia é a manivela já instalada no seu caminhão. Isso evita conflitos e multas, já que a fiscalização tem crescido em postos de carga e descarga do produto transportado.

Outro ponto é a regulamentação do transporte de produtos sólidos em vias públicas em caminhões com carrocerias abertas. A crescente regularização tem o objetivo de evitar que as referidas cargas tombem dos veículos e causem acidentes.

Em 2013, foi divulgada a Resolução Contran nº 441, restringindo o transporte desse tipo de carga somente por caminhões com carrocerias fechadas por lonas, incluindo sistemas enlonamento mecanizado. Diante da determinação, também foi estabelecido um prazo para a adequação dos veículos ao cumprimento dessas normas — 1º de junho de 2017.

Otimização do tempo durante as viagens

Como todo o processo de enlonamento da carga ocorre de forma mecânica, o caminhoneiro só precisa girar uma manivela para ter seu veículo pronto para o transporte em menos de 3 minutos. Na rotina da estrada, cada segundo conta: agilizar certas tarefas pode significar mais tempo para viajar com tranquilidade, ter mais horas de sono e até mesmo voltar para casa mais cedo.

Mais qualidade de vida para o caminhoneiro

Outra vantagem do enrolamento mecanizado de lonas para caminhões é o aumento da qualidade de vida dos caminhoneiros. Conforme os processos na estrada se tornam mais simples e ágeis, o profissional ganha mais tempo para descansar adequadamente.

Ao voltar ao trabalho, ele conseguirá se concentrar melhor em sua função. Assim, seus serviços ficarão ainda mais eficientes. O caminhoneiro também será capaz de realizar as entregas mais rapidamente, o que aumentará o número de transportes que consegue fazer por vez.

Acabamento de qualidade e menos sujeira

O enrolamento mecanizado tem um acabamento esteticamente atraente. Como a lona é personalizável — pode ser confeccionada sob medida — o visual do caminhão ficará ainda mais bonito. Além disso, sua longa durabilidade protege a carroceria de desgastes ocasionais por mais tempo.

Outro ponto é que, com tanta facilidade para enlonar e desenlonar, o caminhoneiro não tem a necessidade de subir ou apoiar-se na carroceria e nem tocar na lona, o que faz com que não suje suas mãos e roupas.

Em quais modelos de caminhão esse enlonamento pode ser aplicado?

O dispositivo que facilita enlonar e desenlonar é compatível com caminhões de caçamba, como os modelos de caçambas basculantes, carretas bicaçambas, rodo caçambas e outros veículos. Em alguns casos, o equipamento de instalação é fixado diretamente no caminhão, como as carretas. Em geral, os caminhões graneleiros são os que mais ganham eficiência de transporte com esse sistema de enlonamento.

Por que escolher o sistema de enlonamento mecanizado da Sansuy?

A Sansuy é a principal empresa no mercado quando o assunto é lona para caminhões. Se tratando do sistema de enlonamento, o sistema da Vinilona R Superfácil se tornou uma referência nas estradas de todo Brasil.

O produto foi desenvolvido para reduzir ao máximo os riscos do trabalhador. Assim, confere a ele economia de tempo, praticidade e conservação do seu material.

Os diferenciais da Sansuy

O principal diferencial da Sansuy é oferecer um sistema que seja totalmente adaptado às necessidades de cada motorista. Isso significa que cada caminhão é devidamente analisado para, só então, ser projetada uma estrutura sob medida em que o dispositivo de enlonamento será devidamente instalado.

Há a necessidade de entender o tamanho do implemento e a operação de transporte a ser realizada, uma vez que a ideia é que essa lona seja operada com o máximo de agilidade e praticidade. Assim, o funcionamento será perfeito e sem nenhuma falha.

O trabalho feito com exclusividade também reduz as necessidades futuras de manutenção por desgaste. Sendo assim, a Sansuy faz um projeto especializado e personalizado, o que garante a satisfação máxima de cada cliente. Isso agrega não só na qualidade, mas também no resultado esperado pelos gestores da operação.

Com um sistema feito para as necessidades de cada caminhão, é possível ter o máximo de desempenho. Essa é a garantia que a Sansuy, líder de mercado, oferece na instalação do sistema de enlonamento mecanizado para cada um de seus clientes.

Veja alguns dos principais diferenciais da marca que podem ser decisivos na hora da escolha do parceiro ideal:

  • laboratório moderno e equipado: conta com mais de 20 profissionais qualificados e especializados no desenvolvimento de produtos inovadores;
  • confiabilidade da empresa: a marca é totalmente brasileira e marca presença em diversos segmentos com o intuito de criar soluções. Apresenta certificações técnicas, assistência especializada e controle de qualidade e segurança;
  • engenharia de desenvolvimento de produto: oferece os serviços de um time de engenharia treinado para atender as especificações de cada cliente. Assim, é capaz de desenvolver cada produto de forma exclusiva para cada forma de uso. Tudo isso garante tecnologia e segurança para o trabalho dos clientes;
  • lona adequada para o enlonamento: sistema mecanizado confeccionado com aço galvanizado e formulação diferenciada para proporcionar maior durabilidade para a lona.

Agora que você já sabe dos benefícios do enlonamento mecanizado para o caminhoneiro, entre em contato com a Sansuy e veja como podemos ajudar o seu negócio a crescer! Será um prazer atendê-lo.

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    vinilona_cinza_20_2_1

    Materiais Gratuitos