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Barracas de Feira

Feirante: saiba como vender mais no Natal com essas 10 dicas

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Você, feirante focado no trabalho, não pode perder a oportunidade de vender mais no Natal. Desenvolvemos este texto no intuito de ajudar você a desenvolver estratégias e adquirir conhecimento para estar preparado em relação ao período do ano com o maior número de vendas.

É muito importante aproveitar as vantagens e saber preparar-se para essa data, pois é um momento onde as pessoas saem de casa para comprar e a sua loja deve estar preparada para suportar a enorme demanda decorrente desse fluxo de possíveis clientes. Não saia atrás dos seus concorrentes, esteja pronto para o Natal e lucre bastante com essa oportunidade.

Confira agora o conteúdo exclusivo que trouxemos para você. Leia!

Saiba por que aproveitar a época e vender mais no Natal

O Natal é uma época do ano em que as vendas crescem exponencialmente na maior parte do varejo. De acordo com a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o setor obteve um elevado crescimento de 5,2% durante 2019, fator seja bastante positivo em relação ao ano de 2017. Ou seja, essa é uma ótima oportunidade para empreendedores venderem mais no Natal.

Além disso, esse é momento mais esperado do comércio brasileiro, seja físico ou online. Você deve ficar esperto, pois ele está próxima. Muitos comerciantes afirmam não estarem preparados ainda para tão esperada data, mas o segredo é que quanto antes você começar a se planejar melhor serão os seus resultados.

É fundamental contar com ferramentas para otimizar o marketing do seu negócio nesse momento. Divulgar seus artigos pela internet é uma maneira inteligente de ganhar um dinheiro extra, além de divulgar o seu estande. Esteja conectado nas redes sociais e poste fotos bonitas dos seus produtos para conseguir mais seguidores e um engajamento maior do público.

Algumas técnicas podem ajudar o comerciante a alavancar o giro de seus produtos, desfazendo-se de estoque antigo, testando novos produtos a serem comercializados e fazendo um pé de meia para outros momentos do ano em que as vendas sejam mais baixas e os custos se mantenham ou aumentem.

Por esse motivo, tão importante quanto aproveitar a época do ano para vender é estar preparado para a missão de lidar com o público e um mercado altamente competitivo. Lendo a respeito e aprendendo cada vez mais é possível tirar lições que podem ser colocadas em prática como estratégias inovadores para alavancar as suas vendas.

10 ótimas dicas para vender mais no natal

Agora que você sabe o porquê de aproveitar a data para vender mais no Natal, está pronto para aprender algumas estratégias que podem ser colocadas em prática. Confira, portanto, 10 dicas incríveis que vão fazer suas vendas no Natal superarem as expectativas! Para isso, continue a leitura!

1. Planeje-se com antecedência

O primeiro passo para vender mais no natal é planejar-se com antecedência. Muitos comerciantes acabam perdendo o tempo certo para se planejar, pois estão preocupados com a Black Friday ou com questões que envolvem a rotina. Garanta um tempo em sua agenda para entender exatamente como oferecer o melhor serviço e produtos, onde é possível fazer novas feiras e como se diferenciar da concorrência.

Se possível, crie um cronograma de atividades ao longo do mês para poder concluir tudo o que estipular a tempo.

2. Garanta seu estoque

Muitos comerciantes acabam perdendo vendas por não calcularem bem a demanda de produtos. Por isso, preste atenção aos números de vendas nos anos anteriores e entenda qual a média de crescimento. Assim, aplique esse valor a este ano.

Obviamente, se você vende mais produtos, terá mais trabalho. No entanto, isso fará com que você evite a sobra de alimentos ou a falta deles.

3. Faça promoções especiais

Natal é o período conhecido por todos gastarem muito por comprar presentes e preparar uma ceia farta. Desse modo, é comum que os clientes esperem algum tipo de desconto, não só por ser praxe, mas também por ser um fator muito relevante para qualquer orçamento.

Por isso, estude bem o preço de custo de cada produto e qual a variação de margem de lucro você pode aplicar para proporcionar aquilo que é, de fato, relevante para quem está comprando. Com isso, você pode combinar diferentes ofertas, a fim de aplicar algum desconto, mas também estimular que o cliente compre mais produtos.

4. Pesquise bem quais os produtos com maior giro

O pilar de qualquer negócio é a pesquisa. É muito importante acompanhar as tendências de mercado para poder se preparar e oferecer ao consumidor o que ele busca. Por exemplo, sabemos que o mercado vegano cresce 40% ao ano no Brasil e, com isso, é possível inferir que a busca por verduras e legumes vai crescer também com as vendas de final de ano.

Uma ótima forma de pesquisar o que oferecer ao consumidor é analisar o Google Trends, que mostra quais são os principais temas e assuntos pesquisados na internet. Também é possível encontrar receitas de ceias de Natal veganas, por exemplo, para disponibilizar o insumo necessário para o cliente e para que o vendedor possa sugerir ideias e, consequentemente, aumentar as vendas.

5. Utilize a tecnologia

A tecnologia estará sempre a seu favor, independentemente do período do ano em que estamos. No entanto, sabemos que o Natal é o período do ano em que as vendas aumentam significativamente, podendo nos ajudar a vender ainda mais. Desse modo, veja como você pode se beneficiar.

WhatsApp

O aplicativo de mensagens caiu no gosto do brasileiro e empreendedores que queiram vender mais ou, até mesmo, fidelizar clientes, devem investir na ferramenta. Uma ótima forma de fazer com que clientes dirijam-se diretamente à sua barraca é oferecendo seu produto a eles por meio do WhatsApp, antes mesmo que entrem no primeiro estágio do ciclo de compra (entendimento da necessidade).

Além despertar, portanto, tal necessidade, você vai antecipar o trabalho do consumidor de buscar entre a concorrência. Outra forma muito inteligente de utilizar o aplicativo é enviar mensagens para saber, com antecedência, que tipo de produtos os consumidores vão buscar no final do ano. Assim, poderá fazer uma pesquisa mais específica com sua clientela!

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Rappi

Um dos apps que mais tem crescido no Brasil é o Rappi, pois o consumidor não tem que se deslocar para comprar o que deseja. Usar, portanto, esse aplicativo de delivery ou criar seu próprio sistema de entrega poderá aumentar o giro de produtos e evitar que sua barraca fique extremamente cheia em um período em que é importante dar atenção especial a cada cliente.

Máquinas de cartão

Pode parecer algo do passado, mas ainda existem muitos comerciantes que não aceitam cartões de crédito ou débito como meio de pagamento, perdendo muita venda. O consumidor brasileiro, de acordo com um estudo do Banco Central, prefere cada vez menos fazer suas compras em dinheiro. Isso faz com que o empreendedor que não queira perder oportunidade de negócio tenha que investir em maquininhas de cartão.

6. Organize e enfeite sua barraca

Todo mundo sabe a loucura que é na época de Natal: pessoas para todos os lados, concorrência acirrada e muito barulho. Desse modo, como se destacar nesse meio? A decoração tem uma grande importância quando pensamos na feira, onde a maior parte das estruturas das barracas são muito parecidas. Portanto, o consumidor não tem nada visual que chame sua atenção.

Você pode começar escolhendo lonas que tenham cores típicas de Natal, como vermelhas ou verdes. A partir de então, é possível organizar alguns produtos junto a enfeites típicos, como trono de Papai Noel, ou simular, por exemplo, uma guirlanda com frutas ou doces!

Além disso, não se esqueça de que você pode utilizar as hastes que seguram a barraca para colocar luzes LED coloridas (algumas delas funcionam com pilha) ou outros adornos coloridos que chamem atenção dos consumidores.

As festas de fim de ano são uma ótima oportunidade para conquistar novos clientes e aumentar sua receita exponencialmente. Desse modo, é possível obter capital para investir no seu próprio negócio ou em ideias paralelas. Então, fique atento às nossas dicas de como vender mais no Natal e não perca nenhuma oportunidade!

7. Faça parcerias

Pessoas conectadas podem ir mais longe, por isso, você deve procurar por influenciadores digitais, que são pessoas com um grande número de seguidores em perfis de canais na internet, principalmente tratando-se de Instagram e YouTube.

Existem pessoas que influenciam de nível nacional, internacional ou mesmo localmente, e que atuam em algumas regiões para divulgar marcas e produtos que compartilham do mesmo perfil de público desses perfis e dos seguidores deles.

Utilizar esse tipo de influenciadores é, atualmente, uma das maneiras mais eficientes de conseguir fazer parcerias que vão conseguir clientes pela internet. Na maior parte das vezes você vai atingir um público que não conhecia antes na sua loja, ou que nunca foram lá para comprar. Isso é excelente, pois amplia o seu leque de oportunidades e a sua base de clientes.

8. Ofereça uma boa experiência aos clientes

Em qualquer período de festas é muito importante oferecer uma boa experiência aos seus clientes, principalmente se tratando do Natal. É muito comum que qualquer loja física tenha um movimento muito superior, até quatro vezes maior, nesse momento do ano. A mesma regra vale para os e-commerces.

Essa é a hora de você oferecer um atendimento especial para que as pessoas se sintam bem atendidas e satisfeitas. Por esse motivo, é importante contratar mais funcionários e capacitar a sua equipe para que sua loja esteja preparada e consiga suportar uma demanda e ofereça um atendimento humanizado.

Casos em que potenciais compradores entram em uma loja e não são bem atendidos são frequentes. Acredite, isso é mais comum do que você imagina, mas pode ser solucionado por meio atitudes práticas e eficientes. Esse fato deve redobrar a sua atenção quanto ao planejamento e gerenciamento que você realiza.

9. Utilize gatilhos mentais

Diversas vezes já pensamos que determinadas propagandas chegam a falar diretamente conosco. É exatamente essa experiência que os gatilhos mentais utilizam. Isso acontece porque certos sinais que ficam memorizados por cada pessoa influenciam diretamente na hora de escolher a compra de um produto.

É possível ativar esses sinais por meio de estratégias de venda, ou seja, utilizando gatilhos mentais. Você pode colocar isso em prática observando que o momento do final de ano proporciona um pensamento de querer estar melhor no ano que seguinte.

Então, desenvolva campanhas de vendas mostrando ao público que o seu produto fará as pessoas começarem o ano que vem com o pé direito. Assim você utiliza gatilhos mentais para antecipar um desejo comum a muitas pessoas que entraram na sua loja ou estarão em contato com os anúncios na internet.

10. Contrate mais funcionários

Nesse momento você sempre deve verificar se a infraestrutura da sua loja, incluindo a falta de treinamento e quantidade de funcionários presentes, para se preparar melhor em relação ao final de ano. Nesse sentido, a sobrecarga de alguns colaboradores por horas extras pode ser provocada por falta de eficiência durante o dia. Portanto, é importante verificar a própria equipe e ver a demanda específica para essa época.

Além de contratar mais funcionários, é necessário treinar toda a sua equipe de maneira eficiente, sempre conversando com os colaboradores e explicando que nesse momento ele precisam ser mais ágeis e atender a pedidos dos compradores da melhor maneira possível.

Sendo assim, cobre da sua equipe cordialidade no atendimento para que a experiência da compra seja proporcionada da melhor maneira possível. Essa é uma ótima estratégia para que as pessoas retornem a sua loja e comprem mais. Alimente esse ciclo de fidelidade e você verá suas vendas aumentarem.

Depois de todas essas dicas de como vender mais no natal é possível observar os prejuízos iminentes de não estar preparado para receber uma enorme demanda de compradores. É realmente um fluxo de caixa muito grande para ficar de fora das oportunidades dessa época.

Portanto, coloque em prática o que você aprendeu para sair na frente dos seus concorrentes, pois a falta de entendimento traz vantagens para as outras lojas. Prepare-se quanto antes para o natal e esteja pronto para o maior período de vendas do ano. Não perca a oportunidade de sair na frente da concorrência!

Caso esteja buscando por mais conteúdos para pessoas como você, recomendamos uma ótima leitura do texto sobre tudo o que feirante precisa saber para ter sucesso no próprio negócio!

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