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9 dicas para vender piscina no inverno e lucrar nesse período!

Modificado em: junho 14, 2024

Vender piscina no inverno certamente não é uma das tarefas mais fáceis. Isso acontece principalmente pelo fato de, neste período do ano, as pessoas não sentirem a necessidade de tal item. Porém, com ações pontuais, você pode manter um bom cronograma de vendas o ano todo.

Essa baixa nas vendas é natural em quase todos os tipos de negócio. Assim como é mais comum vender lareiras no inverno, ou pranchas de surfe no verão, vender piscinas nos meses frios torna-se uma ação mais estratégica.

Quer aumentar suas vendas nesse período? Então confira as dicas que preparamos para você!

1. Entenda o que é sazonalidade

O movimento de altas e baixas nas vendas, conforme a época do ano, é conhecido como sazonalidade. Essa é uma situação mais comum do que se imagina e impacta vários segmentos, o que pode inclusive comprometer o desempenho de algumas empresas.

Por outro lado, com estratégias certas, pode ser uma excelente oportunidade de negócio para quem estiver de olho no mercado. Portanto, fique atento a esse ponto e aproveite as oportunidades.

2. Crie promoções especiais

Muita gente deixa para comprar uma piscina no inverno, já sabendo que nessa época de baixa procura é maior a chance de os preços reduzirem ou de surgirem condições e valores especiais. Dessa forma, entregue essa expectativa aos clientes e crie promoções exclusivas para os consumidores em sua loja.

Aproveite e reduza os valores das piscinas nessa época ou ofereça brindes, como a capa para proteção, a instalação de motor grátis ou um estojo de medição de PH. São pequenos mimos que podem fazer a diferença frente aos seus concorrentes e que permitem que você siga vendendo mesmo em épocas em que a piscina será pouco usada.

3. Ofereça condições diferenciadas de pagamento

Outra forma de se diferenciar no mercado é oferecendo condições facilitadas de pagamento. Além da redução do valor da piscina no pagamento à vista, facilite as condições do pagamento no cartão de crédito em parcelas mais longas.

Como já dissemos, muitas pessoas deixam para comprar no inverno sabendo que o valor será mais acessível se comparado aos períodos de alta temporada. Assim, é natural que elas façam uma reserva financeira exclusiva para esse fim. Com a possibilidade do desconto no pagamento à vista, as chances de você fisgar esse cliente são maiores.

4. Crie campanhas de marketing

Jamais abandone as ações de marketing, afinal de contas, é vital que sua empresa esteja sempre em evidência. E no inverno, crie campanhas específicas mostrando seu diferencial, suas promoções e as vantagens de adquirir uma piscina nesse período do ano.

Sua campanha pode mostrar que investindo em uma piscina no período mais frio, ela estará pronta até chegar o verão, quando poderá ser aproveitada em sua totalidade. Ou seja, se o cliente deixar para comprar apenas quando o calor chegar, perderá a diversão enquanto espera que a piscina seja instalada.

Além disso, esteja sempre presente nas redes sociais, seja oferecendo conteúdo interessante, seja expondo seus produtos. Assim, os potenciais clientes que estiverem navegando na internet podem ver que você se destaca no mercado e, possivelmente, vão buscar mais informações antes de fechar o negócio.

5. Tenha um bom serviço de pós-venda

A melhor forma de fidelizar clientes é apostando no pós-venda. Quanto melhor for esse trabalho, mais satisfeito seu cliente estará. Lembre-se de que, além de piscinas, eles poderão comprar produtos de limpeza, motores, capas e uma infinidade de outros itens no seu estabelecimento, desde que você deixe claro que pode suprir tal necessidade.

Quando fechar qualquer venda, já procure obter os dados do seu cliente, em especial o e-mail. Ele pode ser o principal canal de comunicação para que você traga essa pessoa novamente para sua loja.

Além disso, aquele cliente recorrente acaba indicando seu negócio para outros amigos, e esse pode ser o melhor caminho para que você venda piscinas para outras pessoas. Por isso, mantenha sempre os dados de seus clientes acessíveis e invista em um trabalho de e-mail marketing, oferecendo conteúdo e promoções especiais.

6. Acompanhe a concorrência

Saber o que seus concorrentes estão fazendo é uma das melhores formas para seguir forte no mercado. Isso evita que você acabe ficando para trás e que perca espaço, principalmente em uma época de baixa nas vendas de seus produtos.

Procure acompanhar as redes sociais da concorrência e verifique que tipo de promoções eles estão fazendo, quais produtos estão oferecendo a preços diferenciados e se é possível fazer algo ainda melhor em sua loja. Lembre-se de que oferecer um serviço de qualidade é essencial. Mas não cometa loucuras, afinal de contas, é fundamental que a saúde financeira da sua empresa siga sempre no verde.

7. Aposte em diferenciais

Toda pessoa gosta de uma novidade, e apostar em inovações na sua loja pode ser um fator decisivo para vender piscina no inverno. Portanto, procure as novidades e lançamentos do mercado, participe de feiras e exposições e ofereça aos clientes sempre o que há de mais recente e moderno.

8. Mostre que o inverno é uma época ideal para construção

O inverno costuma ser um período mais seco, diferente do que acontece durante o verão, quando as chuvas são mais constantes e torrenciais. Assim, mostre para os clientes que comprar e instalar uma piscina nessa época do ano é a certeza de que o cronograma de trabalhos poderá ser cumprido.

Além disso, é mais fácil conseguir mão de obra especializada e, na maioria das vezes, com preços especiais. Mostrando essas vantagens para o cliente, é possível fechar mais negócios também durante o inverno.

9. Ofereça piscinas aquecidas

Uma excelente opção é oferecer aos seus clientes sistemas de aquecimento, mostrando que, com o uso deles, a utilização da piscina pode ocorrer durante todo o ano, e não apenas nos meses mais quentes. Atualmente, há vários sistemas de aquecimento consulte seu fornecedor sobre o mais adequado para cada tipo de piscina.

Como você pôde perceber, vender piscina no inverno pode ser um bom negócio, desde que algumas medidas pontuais sejam tomadas. Nessa época, é necessário mostrar seus diferenciais e promoções, bem como facilitar a aquisição por parte do cliente.

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