Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades

Piscinas

Reforma de piscina: saiba como funciona esse serviço!

reforma de piscina

*imagem meramente ilustrativa.

A reforma de piscina torna-se uma prática essencial ao longo do tempo. O cuidado com esse local é tão importante quanto a atenção dada aos demais ambientes da casa. Uma infiltração não solucionada, por exemplo, pode causar sérios danos à estrutura de um prédio.

Após a instalação da piscina, os consumidores buscam sempre fazer melhorias, seja para acompanhar uma mudança de tendência, para reparar pequenos rasgos no revestimento ou para eliminar manchas incrustadas na superfície. Portanto, fica claro que a renovação é uma demanda constante.

Neste texto, explicaremos como é feita a reforma da piscina para que você tenha condições de oferecer esse serviço aos seus clientes. Acompanhe!

Aumente o seu faturamento com reforma de piscina

Além de ampliar a quantidade de serviços oferecidos pela sua empresa, essa prática poderá ser parte substancial do seu faturamento, principalmente em épocas de baixa temporada de vendas, como o inverno.

As piscinas de vinil, por exemplo, em algum momento precisarão de reparos, instalação de novos materiais ou de uma mudança no visual. É nesse momento que você precisa oferecer suporte aos seus clientes.

Durante o processo da reforma, você poderá substituir ou atualizar o sistema de iluminação, fornecer e instalar novos programas de filtragem e fazer melhorias no deck.

Saiba quais são as demandas mais recorrentes

Há inúmeros motivos que provocam a necessidade de reforma em uma piscina. Antes de entender a demanda nesse setor, é importante pensar na melhor época para fazer a renovação. De acordo com o clima da sua região, é interessante deixar essas obras para as épocas mais frias.

Entre os tipos de reformas que você pode trabalhar, algumas aparecerão com maior frequência. Veja quais são!

  • Substituição de rejunte: é um dos motivos mais recorrentes para a reforma de piscinas de concreto. Geralmente, essa troca é feita com uma ferramenta específica para a abertura das juntas com rejunte em epóxi.
  • Troca de vinil: nesse caso, será necessário esvaziar a piscina, retirar o vinil antigo e fazer averiguações para confirmar se não há rachaduras. Só após essa etapa é que o vinil novo poderá ser aplicado.
  • Infiltrações e rachaduras: é comum que a maioria dessas infiltrações sejam causadas pelo recalque. A solução adequada é estabilizar o problema tratando a fissura e renovando a impermeabilização e o revestimento. A impermeabilização adequada é crucial para qualquer área que tenha contato com água. Uma piscina precisa desse processo para evitar ataques às armaduras e ao concreto.
  • Troca de azulejo: para essa demanda será necessário remover o revestimento antigo e fazer uma impermeabilização, já que o processo de remoção poderá causar vazamentos. Nesse caso vale a pena até pensar em substituir esse tipo de revestimento por uma aplicação do bolsão de vinil, já que o custo é muito mais baixo, sem contar que o tempo de montagem é menor.
  • Fibra desbotada: o primeiro passo é lixar a superfície para deixá-la lisa, fazer um polimento e, em seguida, aplicar a tinta com a pistola de um compressor.
  • Instalação de aquecedores: é importante buscar informações técnicas, principalmente quando o assunto for o impacto sobre o consumo de energia elétrica.

Às vezes, a mistura de argamassa de cimento e areia que serve para dar acabamento apresenta trincas. O motivo deve-se ao uso excessivo de cimento, com água em grande quantidade na mistura ou até mesmo devido à aplicação de camadas de reboco muito espessas. Fique atento a detalhes como esse para não perder tempo e desperdiçar material.

Conheça as principais reformas para cada tipo de piscina

Com a diversidade de modelos de piscinas presentes no mercado, é necessário que você se concentre no tratamento adequado para cada tipo.

Piscina de vinil

Quanto às piscinas de vinil, as solicitações referem-se à manutenção de rasgos e bolhas. Pequenos cortes ou furos podem ser reparados sem a necessidade de esvaziar a piscina. Quando essas fissuras são maiores, os especialistas recomendam oferecer a troca integral do vinil como solução.

Muitas pessoas aproveitam a oportunidade para modificar a estampa do revestimento e renovar o ambiente. Logo, esse será o momento ideal para você ganhar destaque ao oferecer produtos customizados para os clientes.

Antes de instalar um novo bolsão, você precisa higienizar a alvenaria para retirar fungos e algas, além de aplicar uma solução à base de cloro, sempre de acordo com as recomendações técnicas.

Piscinas de alvenaria

Com revestimento de azulejo ou pastilhas, esse tipo de piscina precisa de maior atenção em termos de impermeabilização. A demanda de serviço será maior para a troca do rejunte e dos azulejos e o custo mais alto em relação às piscinas com revestimento de vinil.

Piscina de fibra

Por ficar exposta aos raios UV, a coloração dessa categoria de piscina tende a sofrer desgastes. Nesse caso, os pedidos serão relacionados à pintura, mas você pode aproveitar a oportunidade para propor uma manutenção preventiva, vendendo capas de piscinas para garantir a proteção solar.

Também é comum aproveitar esse processo para buscar soluções que ajudem a otimizar a área de lazer, como a facilitação do tratamento de água por meio de equipamentos automatizados (gerador de cloro, por exemplo).

Entenda as exigências para a reforma de piscinas

A reforma de piscinas requer habilidades especiais e uma base de conhecimento aprofundada. Para que você consiga oferecer um serviço de qualidade, é imprescindível buscar mais informações técnicas, investir em cursos, em bons equipamentos e contar com uma equipe capacitada.

Também é importante ter conhecimento de todos os elementos que compõem a estrutura de uma piscina, de modo a propor soluções responsáveis e efetivas.

Outro ponto interessante é verificar a frequência da solicitação para pequenos reparos. Se o seu cliente está constantemente precisando de consertos, pode ser indício de que está na hora de investir em trabalhos especializados.

Oferecer o serviço de reforma de piscina aumentará de maneira significativa as suas oportunidades de negócio. Com este texto, mostramos em quais circunstâncias essa demanda é mais recorrente, como identificar a necessidade de acordo com o tipo de piscina e os elementos essenciais na hora de trabalhar com essa oferta.

Se este artigo sobre reforma de piscina foi útil para você, não deixe de seguir as nossas redes sociais para acompanhar mais dicas e continuar atualizando seus conhecimentos! Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram, no LinkedIn e no YouTube.