Voltar para a página inicial

Como a automação agrícola pode otimizar seu processo

Modificado em: maio 31, 2023

É um fato que as técnicas e as práticas na agricultura passam por modernização para aumentar a produtividade e reduzir os riscos na produção. O conceito de agricultura 4.0, por exemplo, é um tema bastante discutido no campo e nas propriedades rurais hoje.

Diversos instrumentos e equipamentos têm sido automatizados para obter maior eficiência de processos e melhor controle das atividades. A assertividade nos procedimentos reduz o desperdício e, ainda, permite um uso mais inteligente dos insumos, como água, sementes e combustível.

Acompanhe a seguir e confira como a automação agrícola é aplicada e quais são as maiores vantagens para as propriedades rurais.

Como a automação agrícola ocorre no campo?

O mercado agrícola está constantemente em crescimento e passando por modificações para acompanhar o rápido avanço tecnológico. A agricultura 4.0, por exemplo, avançou em ritmo acelerado para manter o mercado cada vez mais competitivo no atual mundo globalizado.

No entanto, ainda há diversas práticas que necessitam passar por otimização no setor. É justamente por isso que surge a automação, visando o aumento da produtividade, da eficiência e a redução dos custos.

Por meio de sistemas de gestão agrícola, é possível ter informações detalhadas sobre a produção. Assim, os produtores podem evitar desperdícios de recursos, ter melhora nos resultados e no desempenho geral do negócio. Com os dados, a propriedade rural ainda diminui as perdas e toma decisões mais acertadas e baseadas na realidade.

A automação agrícola é possível por meio de sensores, drones, softwares, máquinas, entre outros equipamentos tecnológicos robustos. Os sistemas de gestão, por exemplo, substituem as planilhas e auxiliam significativamente o controle dos bens de consumo, oferecendo uma análise de dados mais rápida e segura.

Outro exemplo de automação no meio agrícola são os sistemas de localização precisos, que se comunicam com máquinas automáticas para fazer uma série de atividades no campo, como semeadura, irrigação e colheita. Contando com esse tipo de tecnologia, o proprietário pode identificar pontos de melhoria e problemas de maneira muito mais prática e ágil, evitando prejuízos e perdas na produção.

Quais são as principais vantagens da automação nas propriedades agrícolas?

Não há dúvidas de que tecnologias e conhecimentos da automação aperfeiçoam e tornam o processo produtivo mais eficiente. A automação é uma estratégia que promove mudanças tanto no setor agrícola quanto na pecuária. Por meio de dispositivos e sistemas inteligentes, é possível monitorar, controlar e executar atividades para ampliar a capacidade de trabalho humano.

Os processos agrícolas, desde os mais tradicionais até os mais inovadores, apresentam características próprias e contam com diferentes oportunidades de automação. No entanto, é interessante considerar alguns fatores para obter um processo sustentável e econômico, tanto ao nível ambiental quanto social.

Só no Brasil, já existem inúmeras iniciativas que implementam tais tecnologias no campo. Mesmo assim, ainda há muito o que ser desenvolvido em relação a sistemas, procedimentos, técnicas e metodologias para viabilizar cada vez mais o emprego da agricultura de precisão e da automação no campo.

A seguir, confira quais são as maiores vantagens de contar com a tecnologia na propriedade rural!

Aumento da produtividade

O uso de sistemas e robôs contribui para processos mais sustentáveis, eficientes e produtivos. A tecnologia não garante apenas competitividade, mas também qualidade do trabalho e das atividades executadas na propriedade.

A automação pode ser aplicada de inúmeras formas, como na irrigação, no controle de máquinas a distância, na seleção de sementes, na regulação do uso de agrotóxicos, entre outros. Além de tudo, é possível monitorar de forma mais precisa as características do solo, gerando melhor previsibilidade para o plantio.

Redução de riscos

Outra grande vantagem da automação agrícola é a significativa redução de riscos na produção. Os sistemas tecnológicos permitem uma agricultura de precisão, desde o início até o momento da colheita. A automação também consegue prever riscos de pragas ou de desastres naturais, além de apresentar soluções adequadas para cada um dos problemas.

Quando as atividades repetitivas ou, até mesmo, as burocráticas ficam a cargo de um sistema inteligente, é possível ter a garantia de precisão. Isso pode auxiliar o empreendimento a investir melhor os seus recursos, promovendo maiores chances de lucro no mercado.

Melhora da gestão de pessoas e recursos

A automação também oferece um melhor controle na gestão de pessoas e recursos, ao integrar dados, métricas e identificação de falhas e acertos. Os próprios sistemas conseguem gerar relatórios robustos sobre diversos tipos de indicadores.

Com base em informação precisa, os proprietários podem reajustar estratégias, procedimentos, técnicas e pensar em novas e inovadores soluções. A mão de obra dos colaboradores da propriedade também pode ser melhor aproveitada com uma rotina de trabalho mais otimizada.

Amplia a vantagem competitiva

Com aumento da produtividade e eficiência, redução de riscos e melhora na gestão, o resultado é maior vantagem competitiva para o negócio. Ter processos automatizados é praticamente um pré-requisito fundamental para garantir um espaço de destaque no setor agrícola.

Com tanta competitividade, a busca por diferenciais é muito relevante. Os empreendimentos que se adaptarem às demandas e as tendências da agricultura 4.0 estarão, sem dúvidas, sempre à frente da concorrência.

Promove eficiência operacional

A partir de processos tecnológicos, a gestão rural ganha uma visão precisa da realidade e de cada uma das etapas da cadeia produtiva, o que promove maior eficiência operacional. Os dados gerados também possibilita tomar decisões mais estratégicas e acertadas.

Na prática, é possível ver o status das máquinas, sua localização e desempenho por área. Assim, fica mais simples calcular os custos e compreender o ganho qualitativo que a propriedade tem em todos os processos. Sem dúvidas, o retorno do investimento de contar com mais eficiência pode ter um impacto significativo nas finanças.

Com o auxílio da automação agrícola, os produtores rurais aumentam a participação, a produtividade, a eficiência e a lucratividade de seus negócios. Para ter resultados ainda melhores, a indicação é investir em equipamentos de ponta, para atingir mais organização e monitoramento das atividades.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e entre em contato com um especialista da Sansuy, para entender como podemos ajudar na gestão do seu empreendimento agrícola!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos