+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Carga lotação e carga fracionada: você sabe a diferença?

Modificado em: junho 6, 2024

Quem trabalha com logística ou com motorista de caminhão sabe que a rotina envolve uma série de termos técnicos, principalmente com relação aos fretes. Um bom exemplo é com relação às diferenças entre carga lotação e carga fracionada.

Conhecê-las a fundo representa um grande diferencial, pois garantirá uma comunicação mais eficiente com os contratantes e outros funcionários, além de evitar que a escolha errada da modalidade de transporte prejudique o seu trabalho.

Se você também tem dúvidas sobre os dois tipos de carga, continue conosco. A seguir, você vai entender melhor como é cada uma delas e quais vantagens apresentam. Confira!

O que é carga lotação?

Também chamada de “carga completa” ou “carga fechada”, essa é uma forma de transporte de mercadorias em que o caminhão é utilizado exclusivamente para um cliente. Ou seja, quando há a ocupação total da capacidade de carga de um caminhão ou com apenas um tipo de mercadoria de determinado cliente, mesmo que ela não preencha totalmente o modal.

Desse modo, é utilizado apenas um único veículo e a entrega é feita diretamente para o destinatário, sem que haja a necessidade de ser preparada ou separada em algum armazém.

Como o caminhão roda exclusivamente para um cliente, o preço do frete tende a ser mais alto. No entanto, em muitos casos, é a única alternativa.

Os principais motivos para solicitar uma carga lotação são:

  • a quantidade de mercadorias é o suficiente para ocupar todo o modal;
  • o tipo de mercadoria transportado exige que vá sozinha no veículo, mesmo que não o ocupe totalmente;
  • há urgência na entrega da mercadoria;
  • não há necessidade de manusear a carga em um entreposto.

A carga lotação, geralmente, é utilizada por montadoras que solicitam caminhões cegonhas para transportar os veículos até as revendas. Também pode ser usada por indústrias que transportam matéria-prima e produtos químicos em caminhões-tanques.

Outro exemplo é o transporte de grãos, como um carregamento de soja que precisa ser levado a um centro de distribuição.

Conheça as vantagens da carga lotação

Optar pela carga fechada oferece uma série de benefícios. Os mais importantes são:

  • organização da carga — já que o veículo é utilizado exclusivamente para um cliente, é possível melhorar a disposição das mercadorias no compartimento, evitando danos e otimizando o processo de carga e descarga;
  • redução de custos — como não há necessidade de entrepostos, a empresa não precisa arcar com custos de diárias de armazéns;
  • agilidade na entrega — o veículo é carregado no endereço de origem e vai direto para o seu destino, fazendo com que o prazo de entrega seja mais rápido;
  • segurança — como a mercadoria é levada diretamente para o destinatário, há menos riscos de roubo e extravios de produtos.

O que é carga fracionada?

Trata-se do envio de pequenas quantidades de mercadorias, que não ocupam o espaço total de carga do veículo escolhido para o transporte. Então, é possível atender a mais de um cliente por vez.

Ou seja, pode-se transportar vários produtos diferentes, vindos de destinos distintos e indo para diversos destinatários. Desse modo, em cada ponto da rota será deixada uma parte da carga, conforme estiver definido em cada pedido.

É a modalidade mais adequada para atender empresas de pequeno e médio porte, cuja quantidade de carga é insuficiente para preencher toda a capacidade de ocupação do caminhão. Essa opção também serve para empresas cuja entrega é feita diretamente ao consumidor final, bem como para aquelas no perímetro urbano, onde veículos de carga pesada não são autorizados a circular.

Normalmente, é feita em 4 passos:

  • coleta — os veículos da transportadora ou de parceiros coletam as mercadorias em todos os endereços, encaminhando-as ao armazém;
  • triagem e encaminhamento — a equipe operacional do armazém se encarrega de distribuir as mercadorias em lotes de acordo com as rotas que vão seguir. Depois, são embarcadas em veículos maiores, que seguem até um centro de distribuição;
  • separação — ao chegar no centro de distribuição, uma equipe providencia a separação das mercadorias em lotes de acordo com o destino, que, por sua vez, são carregados em veículos menores;
  • entrega — os veículos seguem até o destino para entrega.

Conheça as vantagens da carga fracionada

A carga fracionada também oferece uma grande variedade de benefícios. Os principais são os seguintes:

  • ampla cobertura do território — há maior capilaridade em comparação à carga fechada;
  • eficiência nas operações menores — como mencionamos, é a modalidade de transporta mais indicada para empresas de pequeno e médio porte, cuja quantidade de produtos não é suficiente para ocupar todo o compartimento de carga de um caminhão;
  • economia financeira — como o transporte é compartilhado por diversos clientes, os custos são rateados entre os envolvidos;
  • sustentabilidade — permite a otimização de rotas e possibilita um aproveitamento melhor do espaço útil do caminhão.

Quais são as diferenças entre carga lotação e carga fracionada?

Agora que você sabe bem o que é e como é feita cada uma dessas modalidades de carga, deve estar se perguntando qual delas é a mais vantajosa. Na verdade, cada tipo de serviço exige um tipo de transporte.

Para saber qual é a melhor opção, é preciso analisar a quantidade de produtos, as características dos itens (afinal, em alguns casos, a carga fechada é exigida mesmo que não ocupe todo o espaço de carga), a rota, o prazo para entrega, a necessidade de monitoramento, os tipos de caminhões disponíveis e a necessidade de proteger a carga do caminhão, entre outros fatores.

Como você viu, a carga lotação é feita para um único cliente e não há paradas em entrepostos, enquanto a carga fracionada é feita para múltiplos clientes e entregue em endereços diversos. Nessa última modalidade, há paradas em armazéns, para a separação e triagem dos produtos.

Depois de entender bem as diferenças entre carga lotação e carga fracionada, certamente você fará a escolha mais correta. É verdade que ambas as opções oferecem vantagens, mas lembre-se de analisar bem cada uma para entender qual atende melhor as suas necessidades ou com qual delas pretende trabalhar.

Seja qual for o tipo de carga, é fundamental protegê-la. Então, visite nosso site e conheça os produtos Sansuy!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    vinilona_cinza_20_2_1

    Materiais Gratuitos