Voltar para a página inicial

Veja como os caminhões elétricos deixam o dia a dia mais fácil

Modificado em: maio 31, 2023

Desde o ponto de vista financeiro, mas especialmente avaliando os impactos causados ao meio ambiente, os combustíveis são fontes constantes de preocupação para profissionais do transporte. Derivados do petróleo, sobretudo a gasolina e o diesel, movimentam o mercado com preços oscilantes e, de quebra, não ajudam o planeta.

Não à toa, a alternativa de veículos movidos a eletricidade tem ganhado muito espaço ao longo dos últimos anos. Os caminhões elétricos, aliás, já viraram realidade, e devem, pouco a pouco, substituir os modelos mais antigos, que liberam diversos gases tóxicos no ar.

Nesse cenário de transformações, fabricantes trabalham incessantemente para encontrar opções de motores potentes o suficiente para o transporte de cargas pesadas. Quer entender melhor como está essa situação? Continue conosco no post e tenha uma boa leitura!

O que são caminhões elétricos?

Ao contrário dos motores tradicionais, que atuam a combustão, os elétricos usam baterias para criar a força de tração necessária para o funcionamento do veículo. Portanto, não existe um tanque de combustível, e recursos à parte precisam de baterias específicas, como ar-condicionado, faróis etc.

Por conta da ausência da liberação de fumaça e de explosões internas no motor, um caminhão elétrico, por exemplo, faz muito menos barulho. Toda a configuração estrutural do veículo, desde o peso até a distribuição e o limite de carga, sofre alterações, exigindo uma adaptação prévia.

O advento dos caminhões elétricos chega em um cenário no qual vários países europeus já estipularam prazos para a proibição de veículos a combustão. Se um dos principais pólos de riqueza do mundo segue esse caminho, as empresas fabricantes não veem outra opção que não seja o atendimento dessa demanda.

Tudo acontece a partir de nenhuma emissão de substâncias poluentes. Por isso, as baterias precisam carregar duas características especiais: boa durabilidade e alta capacidade. O resultado, então, é um preço elevado a se pagar pelos primeiros produtos cumprindo tais exigências.

Caminhões elétricos reaproveitam a energia sempre que o condutor põe o pé no freio. O atrito dos freios e das quedas de velocidade gera energia, estocada, por sua vez, nas baterias.

Quais são as principais vantagens dos caminhões elétricos?

Você já conhece as informações de maior relevância sobre o cenário envolvendo a chegada dos caminhões elétricos ao mercado. É hora, então, de conferir os benefícios que ele pode acrescentar à rotina dos profissionais de transporte. Veja a seguir!

Redução do impacto no ambiente

Conforme já observamos anteriormente no post, motores elétricos representam alternativas muito mais vantajosas ao meio ambiente do que aqueles que operam a combustão.

A camada de ozônio não sofre prejuízos oriundos da queima do combustível e também não há fumaça. Essa característica cumpre um papel cada vez mais determinante a favor do nosso planeta, especialmente considerando a força do caminhão como meio de transporte de cargas e seu respectivo impacto ecológico.

De quebra, os caminhões elétricos ainda diminuem a poluição nas fontes de energia. Diversas opções renováveis e limpas, além de baratas, ganham cada vez mais relevância nesse cenário, como painéis solares e turbinas geradoras de energia eólica.

Integração com outras tecnologias

Frotas de caminhões, hoje em dia, já contam com inúmeros recursos de tecnologia para facilitar a vida dos profissionais, aumentando a segurança. Não à toa, o rastreador consiste em um item quase obrigatório no ramo do transporte de cargas.

Trata-se de um contexto em que os caminhões elétricos chegam para trazer ao mercado uma quantidade ainda maior de alternativas. A integração da central de comando do veículo diretamente com o motor, a direção e o computador de bordo é um ótimo exemplo.

A principal consequência é a aceleração de um processo de modernização das cabines e de toda a estrutura dos caminhões. Os proprietários, portanto, ganham opções para gerenciar as frotas e os transportes, enquanto as oficinas especializadas precisam se atualizar a respeito das novidades.

Economia de manutenção e combustível

Os benefícios ao meio ambiente não se limitam a esse aspecto positivo. Tanto é verdade que a queda dos índices de emissão de gases poluentes também garante vantagens financeiras aos responsáveis pela manutenção dos caminhões elétricos.

Devido ao número reduzido de componentes mecânicos que, além disso, apresentam uma durabilidade muito maior, o custo de manutenção desses modelos cai bastante. Ainda vale ressaltar o ganho de conforto interno e a diminuição das vibrações sentidas dentro da cabine.

Como se não bastasse, ao trocar o diesel pela energia elétrica, o caminhoneiro economiza combustível. Afinal de contas, a eletricidade está ao alcance em várias frentes, entre elas as já citadas energias solar e eólica, evitando que se fique refém de grandes corporações do setor.

Alta eficiência nos motores

Contrariando muitas opiniões sobre o assunto, motores elétricos para caminhão chegaram a superar a marca de 100 cavalos de força em testes. A tendência, aliás, é que eles ultrapassem os motores a combustão não só em potência, mas também em velocidade.

O aprimoramento constante da indústria do setor deve estimular o aumento exponencial dessa eficiência. Caminhões elétricos ainda apresentam alta eficácia ao converter energia em movimento, o que significa que são capazes de percorrer distâncias maiores consumindo menos energia.

Condutores acostumados a realizar longos trajetos em estradas, sem opções sobrando para parar e abastecer, podem tirar grande proveito dessa eficiência dos motores elétricos. Se houver a manutenção ideal, o nível de aproveitamento da bateria segue elevado durante boa parte da vida útil do caminhão.

Rápido carregamento

As baterias armazenam energia a partir do já mencionado atrito dos freios e das quedas de velocidade. Elas são feitas de lítio e posicionadas entre os eixos do caminhão. Falando no assunto, aqui entra mais uma vantagem: o carregamento completo pode demorar apenas três horas.

Em alguns modelos, inclusive, bastam 15 minutos de carga para que a bateria chegue a 30% de sua capacidade. Essa característica é capaz de reduzir tempos de espera e facilitar várias logísticas, sem falar na diferença de preço em relação aos combustíveis.

Os caminhões elétricos, conforme observamos, são retratos dos avanços tecnológicos vividos hoje em dia. Eles ajudam a diminuir os impactos de poluentes no planeta e ainda permitem boas doses de economia aos responsáveis pelo transporte de cargas. Ao investir em um modelo, preste atenção à montadora e a todas as peculiaridades do veículo.

Quer conferir outro conteúdo valioso sobre tecnologia em caminhões? Então, aproveite a visita e conheça as telas multimídia e suas funcionalidades no painel!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    vinilona_cinza_20_2_1

    Materiais Gratuitos