+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

O que são e como funcionam os caminhões com emissões zero?

Modificado em: junho 6, 2024

Imagine um futuro onde, no transporte rodoviário de carga, os automóveis serão autônomos e silenciosos, além de não poluírem a natureza. Tecnologias inovadoras fazem com que sonhos se tornem realidade, ao exemplo dos caminhões com emissões zero.

Você que trabalha transportando cargas deve ficar por dentro de tudo o que acontece no mercado automotivo, para se adaptar às novidades e tendências. Diversas montadoras já estão investindo em automóveis autônomos, por exemplo. Basta cada motorista saber os prós e os contras para incorporar essa tecnologia em seu trabalho.

Confira o nosso conteúdo completo e fique por dentro de uma das maiores novidades do mercado automotivo!

O que são caminhões com emissões zero?

Caminhões que não emitem poluentes são um investimento de diversas montadoras para conduzir a indústria automotiva na direção do desenvolvimento sustentável, onde os automóveis serão criados pensando na preservação da natureza.

Os primeiros automóveis que estão na lista para serem produzidos serão aqueles alimentados por células de hidrogênio e tecnologia de ponta implementada na bateria.

Essa alimentação a hidrogênio é o primeiro passo para a implementação de motores movidos a gás natural liquefeito. Eles poderão ser reabastecidos por meio de redes de distribuição, o que permitirá que a produção local desse combustível se desenvolva.

Tal necessidade de optar por energias alternativas de abastecimento é justificada pelo reconhecimento da importância de reduzir as emissões de gases prejudiciais ao meio ambiente por parte dos automóveis.

Nesse sentido, a indústria está buscando soluções tecnológicas avançadas, que proporcionem saídas para os problemas de transporte, incluindo a utilização de gás natural, eletricidade e células de combustível.

As montadoras assumem que chegou o momento de fornecer caminhões com emissões zero para o mercado automotivo. Isso porque problemas como as mudanças climáticas generalizadas, entraves políticos e escassez de combustível fóssil estão mudando o planejamento das maiores empresas de transporte do mundo.

Como funcionam os caminhões com emissões zero?

Os caminhões ecológicos funcionam por meio da Redução Catalítica Seletiva — que converte os óxidos de nitrogênio utilizando a injeção de uma substância conhecida como Arla 32.

Essa substância é produzida a base de água e ureia e fica armazenada no escapamento do veículo, possibilitando o tratamento dos gases de escape. O produto final resultante desse processo será o Nitrogênio e o vapor d’água, que não são prejudiciais para a atmosfera.

Para que essa tecnologia fosse implementada com sucesso, houve a necessidade de desenvolver algumas peças que compõem o sistema, por exemplo:

  • tanque para o Arla 32;
  • bomba de sucção da substância;
  • injetor conectado ao escapamento;
  • ponto de controle que conecta o motor e o catalisador;
  • sonda acoplada ao escapamento, para medição da emissão de gás.

Caminhões modernos vêm acompanhados de um sistema de monitoramento que estima as reações do motor para garantir o bom desempenho, economizar combustível e reduzir os custos de transporte.

Quais são as vantagens dos veículos com emissões zero?

As maiores vantagens desses caminhões é que eles não precisam de combustível fóssil para funcionarem. Essa é a grande solução para o setor de transportes até o momento para sanar o problema de emissões de gases tóxicos na atmosfera.

Além disso, a condução silenciosa também aparece como uma grande novidade para acabar de vez com a poluição sonora das grandes cidades. O motor desses automóveis não são baseados em combustão, evitando ruídos e otimizando a experiência do motorista e dos passageiros.

O custo-benefício desses veículos é outra vantagem para quem adotar a tecnologia, pois a utilização de fontes de energia alternativa minimizam os gastos direcionados ao abastecimento tradicional. Você poderá rodar com o caminhão em distâncias maiores sem a necessidade de parar para abastecer a todo momento.

Quando os caminhões com emissões zero serão lançados?

De acordo com a legislação brasileira, desde 2012 é necessário que todos os automóveis movidos a diesel saiam da rede de montagem já com as adaptações no motor, para reduzir a emissão de poluentes dispensados na atmosfera terrestre.

A indústria automotiva utiliza a queima de combustível fóssil como alternativa de abastecimento na maior parte da sua produção, sendo que esse processo resulta no fenômeno de emissão de gases tóxicos. Diversas montadoras já estão acostumadas a lidar com essa rigorosidade da lei e estão totalmente adaptadas à legislação.

Como é feita a manutenção do veículo?

A manutenção do caminhão é realizada sem que haja nenhuma mudança significativa, pois as ações preventivas continuam as mesmas, sendo recomendada uma boa compreensão do manual do proprietário.

Ao contrário do que você imaginava, essa tecnologia atua de uma maneira que os intervalos de vistorias são maiores. Dentre as principais preocupações está a troca do filtro Arla 32 a cada dois anos de utilização.

Já os outros componentes do sistema não se desgastam com o tempo, apresentando vida infinita e dispensando o acompanhamento do mecânico.

Como é feito o abastecimento do caminhão?

O abastecimento do novo diesel S10 exige que a tecnologia seja implementada com calma e de maneira gradativa, pois juntamente a ela, será preciso a adoção do fluido Arla 32 — vendido em galões de 10 litros até tambores de 1000 litros, devidamente construídos com o material certo e comercializado a granel. O gasto do fluído representa, aproximadamente, 4,5% do consumo de diesel utilizado nas viagens.

Você, caminhoneiro, deve concordar que as medidas voltadas para a preservação do meio ambiente foram adotadas no momento certo, tendo em vista a quantidade enorme de poluentes jogados no ar pelos automóveis.

A redução dos gases responsáveis pela destruição da camada de ozônio é primeiro passo para o desenvolvimento sustentável e a adoção de um modo de produção e consumo mais equilibrado.

Nossas reservas de matéria-prima estão cada vez mais escassas, exigindo uma postura firme por parte da indústria, que deve também se responsabilizar por um mundo melhor. O setor público e privado estão unidos nessa empreitada, devendo haver uma colaboração recíproca para que soluções adequadas sejam tomadas no momento certo.

Tecnologias inovadoras são responsáveis pelos maiores avanços, pois surgem sempre como uma alternativa eficiente na solução de problemas. O design externo dos caminhões com emissões zero, por exemplo, optimiza o fluxo de ar, para garantir a eficiência do combustível.

É realmente incrível como o futuro está vindo para revolucionar a maneira como imaginávamos o setor de transportes. Novas soluções estão sendo criadas para o seu negócio e você não pode ficar fora dessa!

Quer receber o melhor conteúdo on-line sobre a vida do caminhoneiro? Assine agora a nossa newsletter e saiba tudo o que acontece no Brasil!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    vinilona_cinza_20_2_1

    Materiais Gratuitos