A cada novo ano, o mercado automobilístico traz uma série de novidades e coloca alguns caminhões fora de linha. Depois de um período de desaceleração, as montadoras voltaram a apostar em veículos pesados com mais força em 2019, e a expectativa é de novo crescimento em 2020.
Mesmo com a saída da Ford do país — processo que já ocorreu anteriormente com outras montadoras internacionais —, o Brasil ainda conta com uma indústria capaz de atender ao mercado com linhas leves, semipesadas e pesadas. Até mesmo um caminhão elétrico chegará em 2020!
Quer conhecer mais novidades sobre os novos caminhões e aqueles que sairão de linha? Leia o artigo até o final!
Panorama do mercado de caminhões no Brasil
A produção de caminhões apresentou um crescimento de 7,5%, em 2019, no país, em relação ao ano anterior. A expectativa do mercado pela retomada da economia — que tem uma previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) superior a 2%, em 2020 — é um dos fatores que impulsionam a fabricação desses veículos.
Em 2019, foram 113,5 mil caminhões fabricados no Brasil. A promessa era ainda superior, de 115 mil novas unidades colocadas no mercado. No entanto, comparado ao ano anterior, no qual foram produzidos 105,5 mil veículos, o período foi considerado positivo.
Os números poderiam até ter sido melhores na comparação com os dados de 2018, porém, o número de exportações caiu bastante no período. Isso porque a maior compradora de caminhões brasileiros fora do país, a Argentina, diminuiu bastante a procura por novos veículos, em função de sua própria crise econômica interna.
De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a expectativa é de que o crescimento do mercado automobilístico em 2020 seja de 9,4%.
Modelo renovado em 2020
Antes de falar dos caminhões fora de linha em 2020, vamos apresentar um modelo que já existe, mas será modificado. Veja mais detalhes!
Iveco Daily
Os principais caminhões da linha vão seguir a mudança de design conduzida na Europa, recentemente. Espera-se que os novos veículos cheguem ao mercado ainda no primeiro semestre. No entanto, a mudança é basicamente estética, com a manutenção da mecânica dos modelos 30S13, 45S17 e 70C17.
Modelos que sairão de linha neste ano
A seguir, vamos listar os principais modelos de caminhões que não serão mais encontrados no mercado a partir deste ano. No entanto, alguns deles podem ser fabricados sob medida para clientes interessados.
DAF XF105 410
O caminhão XF105 410, da DAF, é um dos que sairão de linha em 2020, mantendo-se no mercado apenas sob encomenda. Apesar de estar entre os cinco caminhões pesados mais vendidos do Brasil, a marca já conta com outro modelo, que oferece um motor com a mesma potência.
Trata-se do CF85 410 que, apesar do motor idêntico, é um veículo mais leve. Os modelos XF105 continuarão sendo produzidos normalmente, com motores mais potentes — mais especificamente, o 460 cv e o 510 cv.
Ford Série F e Cargo
A Ford encerrou suas atividades no Brasil em 2019 e, portanto, modelos como o Ford Série F e Cargo não serão mais fabricados no país. Dona de aproximadamente 13% do mercado de caminhões local, a empresa cederá espaço para outras marcas, que terão mais potencial para investir na captação de novos clientes.
Mercedes-Benz Actros 4844 e 4160 SLT
Esses modelos off road da montadora alemã deixam o mercado em 2020. A empresa já lançou a nova linha Actros, mas apenas modelos rodoviários estarão disponíveis em um primeiro momento.
A expectativa é de que, até o final de 2021, os novos caminhões focados em operações mais rústicas, como atividades de mineração — tanto do Actros 4844 quanto do 4160 SLT —, cheguem aos consumidores. Curiosamente, os caminhões rodoviários da antiga geração permanecem à disposição dos clientes durante esse ano, mesmo com novos modelos sendo lançados.
Caminhões mais aguardados de 2020
Com a saída de linha de diversos modelos de caminhões, é natural que o mercado seja abastecido com novos veículos. Veja quais serão as principais novidades do ano!
DAF CF85
Embora não tenha ainda sido confirmado oficialmente, o lançamento do DAF CF85 é ansiosamente aguardado para 2020. Como se trata de um veículo mais usado no setor da construção civil, a montadora aguarda uma confirmação da retomada econômica no Brasil, especialmente nesse mercado.
O que se sabe é que testes já foram realizados e, ao que tudo indica, a marca realmente está preparada para colocar o novo caminhão em circulação nos próximos meses.
Iveco Tector
Assim como na linha Iveco Daily, a marca vem investindo no redesign de seus veículos. Entre as novidades esperadas para o ano estão os caminhões da linha Tector. Tradicionalmente mais voltada para os mercados de veículos leves e semipesados, a Tector passa a contar, também, com caminhões pesados. Entre as novidades, estão os seguintes modelos:
- Tector 260E30 6×4;
- Tector 31-280 8×2;
- Tector 31-300 8×2 Auto-Shift.
Os semipesados da Tector também ganham novos modelos em 2020. Entre eles, o Tector 17-280 4×2 e uma versão um pouco mais potente, o Tector 17-300 Auto-Shift 4×2, que também conta com transmissão automática. O Tector 24-280 6×2 e 24-300 Auto-Shift 6×2 são outros modelos semipesados que chegam ao mercado.
JAC iEV1200T
O JAC iEV1200T é um caminhão elétrico e, portanto, menos poluente. É um veículo leve, para pequenos trajetos — sua autonomia é de 200 km percorridos —, e mais recomendado para uso dentro das cidades. A marca promete o preço mais competitivo do mercado nacional para esse tipo de caminhão.
Mercedes-Benz Axor
O modelo Axor 2544, da Mercedes-Benz, com tração 8×2, é mais um dos veículos aguardados para este ano. Espera-se que o caminhão atenda ao mercado de transporte de minérios.
Neste artigo, procuramos trazer um panorama do mercado de veículos pesados no Brasil, especialmente os caminhões fora de linha a partir de 2020 e, é claro, as novidades que as montadoras trarão para quem atua no segmento. E aí, pretende trocar de “possante” neste ano?
Deixe o seu comentário dizendo para a gente qual o seu modelo favorito! E se tiver alguma dúvida, aproveite para perguntar!