+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Caminhão para frete: como escolher o ideal?

Modificado em: maio 31, 2023

A escolha do caminhão para frete deve ser feita com cautela, uma vez que se trata de um importante veículo para a logística de diferentes empresas. Por essa razão, é importante conhecer quais são os principais tipos, ter um entendimento sobre o orçamento disponível, além de contar com um excelente planejamento para a compra ou para o aluguel do veículo, de acordo com as suas expectativas ou interesses.

Pensando em todos esses aspectos, elaboramos este material para que você confira algumas das principais informações sobre o que deve ser levado em consideração para ampliar a sua cartela de clientes, além de conferir o que deve ser analisado no momento dessa escolha. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

Entenda quais são as suas necessidades

Inicialmente, é preciso entender quais são as suas necessidades antes de partir para a escolha. Algumas perguntas importantes de serem respondidas são:

  • Com que tipo de carga você deseja trabalhar?
  • Você já atua no ramo logístico? Se sim, já conta com empresas clientes e fidelizadas?
  • Qual é o modelo que você deseja investir, leve ou pesado?
  • Você tem interesse em trabalhar para transportadoras?
  • Caso a resposta seja positiva, qual tipo de transportadora?
  • Já realizou alguma pesquisa de mercado para entender como você pode trabalhar nesse ramo sendo contratado por uma outra empresa?

Ter esses questionamentos respondidos contribuirá de maneira direta para que você faça um afunilamento de suas pesquisas. Dessa forma, há a possibilidade de identificar o caminhão ideal, que atende às suas expectativas e aos seus objetivos, de modo que você tenha um bom retorno do investimento a ser feito.

Analise o seu orçamento

Depois de entender os seus objetivos, é importante analisar o orçamento disponível. No mercado, existem muitas opções que podem ser consideradas pelo motorista para fazer uma aquisição como essa. Quando não há o dinheiro completo para a compra, há a oportunidade de se fazer um financiamento, por exemplo, aplicando uma entrada e parcelando o restante.

No entanto, se você optar por esse tipo de produto oferecido pelas instituições, há a necessidade de avaliar como isso vai impactar no orçamento mensal. O valor da parcela cabe em suas finanças? Como você vai conciliar o que é ganho para abarcar todos os compromissos firmados? Como é a taxa de juros das diferentes instituições para optar por aquela que ofereça um melhor retorno?

Tudo isso é necessário avaliar, para que a escolha de fato seja a mais efetiva para você enquanto profissional, uma vez que o principal intuito de uma aquisição como essa é de obter lucro com os serviços prestados. Se você não tem condições de honrar com esse compromisso mensalmente, os juros podem ser altos, e você, precisar se desfazer de sua propriedade, o que seria um gargalo para as suas fontes de renda.

Entenda sobre os principais tipos de caminhão para frete

Conhecer os principais tipos de caminhão para frete será uma importante oportunidade para analisar como você pode atuar nesse mercado. A seguir, a gente traz alguns dos principais. Confira!

Carga frigorífica

Se o interesse for investir em cargas resfriadas ou congeladas (alimentos de modo geral, como carnes e demais itens perecíveis), é preciso contar com um tipo de caminhão específico. Especialmente para transportes de longa duração, torna-se necessário manter a temperatura desses alinhamentos. Além disso, existe a obrigatoriedade, pelas normas de vigilância, de o caminhão contar com baú com vedação, equipamento para resfriamento e revestimento térmico.

Nesse caso, o motorista pode optar por adquirir modelos específicos que podem contar com esses produtos para a logística desses alimentos, como carreta, truck ou VUC.

Carga viva

Também há a possibilidade de o profissional trabalhar com transporte de animais de modo geral. Aqui, vale entender qual é o público que você deseja atingir enquanto motorista. Se o objetivo for o de transportar animais de grande porte, por exemplo, é preciso contar com a carroceria boiadeira.

Animais de pequeno porte, como frangos, o tipo de carroceria recomendado é a gaiola. Independentemente de qual seja a carga viva transportada, geralmente opta-se por veículos do tipo truck ou carreta.

Carga seca

Trata-se de um dos tipos de cargas mais comuns transportadas por profissionais de modo geral. Nesse caso, não há necessidade de contar com baús com vedação, nem com os equipamentos necessários para a refrigeração de materiais. Normalmente, a carga transportada é acomodada em fardos ou paletes.

O veículo vai depender especificamente das suas intenções enquanto motorista. Se você quer atender clientes de longa distância e com um alto volume, carretas são as mais recomendadas. Porém, se o interesse for um baixo volume de mercadorias e com distâncias reduzidas, há a possibilidade de contar com um veículo menos robusto.

Dessa forma, voltamos ao tópico do objetivo: entenda exatamente as suas necessidades, as empresas atendidas e a realidade de sua região, uma vez que esses quesitos refletem muito na aquisição de novos clientes.

Cargas frágeis

Se a carga transportada for mais frágil, como cristais, vidros, espelhos, entre outros equipamentos que exigem um cuidado maior por parte do veículo, é indicado que opte pelo caminhão-baú para equipamentos que não podem sofrer com as alterações do tempo (molhar, por exemplo). Já para o caso de espelhos, por exemplo, pode ser escolhido um veículo com carroceria aberta, pois vai contribuir para um volume maior e, consequentemente, mais lucratividade.

Entenda a demanda de sua região

Como abordamos, o ideal no momento de escolher um caminhão para frente é entender a demanda de sua região. Se você estiver em um local cujo cultivo de soja é o predominante, o ideal é optar por um veículo que consegue fazer o transporte a granel sem prejudicar a mercadoria.

Se o forte for a criação de animais, consequentemente o indicado seria analisar se você transportaria animais de pequeno ou grande porte para a escolha da carroceria. Assim, é uma garantia de que você sempre terá clientes para atender nos mais diferentes períodos.

Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre como escolher o caminhão para frete ideal. Para que você consiga bons resultados com o seu investimento e forneça serviços de qualidade, é necessário contar sempre com um bom planejamento e com produtos de qualidade.

Nesse sentido, você já deve saber que, embora seja o mais importante, o caminhão não é o único item que você precisa para fazer seus fretes. Por isso, continue no blog e confira também nosso material sobre a lona de caminhão impermeável!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    vinilona_cinza_20_2_1

    Materiais Gratuitos